Portal:Guiné-Bissau/Banco de destaques/1

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Brasão da cidade de Bissau.

Bissau, oficialmente denominada Sector Autónomo de Bissau, é um sector autónomo, a capital e a maior cidade da Guiné-Bissau, localizada no estuário do rio Geba, na costa atlântica.

Surgida como um aldeamento de povos caçadores e agricultores, sua colonização começou a dar-se a partir do século XVII, quando cumpriu importante papel histórico na região, como centro de comércio e porto fortificado. Embora a Guiné Portuguesa fosse administrativamente dependente de Cabo Verde, a localidade exerceu o papel de sua capital. No século XX, torna-se a capital da colônia, até a independência da Guiné-Bissau, quando coube-lhe ser a região mais desenvolvida e segura da nação, enquanto o país ainda mergulhava em conflitos e crises.

Centro econômico da nação, Bissau concentra uma gama diversa de serviços financeiros, turísticos, educacionais e de saúde, factor possível graças à sua centralidade e à sua infraestrutura urbana, que conta um grande porto (o maior guineense), além das ligações aeroportuárias e rodoviárias, constituíndo-se também como o centro político-administrativo e militar do país.