Portal:Marinha do Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Portal da Marinha do Brasil Força-tarefa Estatísticas 
Bem vindos ao
Portal da Marinha do Brasil

Este portal é parte integrante do Projeto Naval e de sua Força-tarefa.

707+ artigos da Marinha do Brasil em português
2900+ imagens cedidas pela Marinha do Brasil
Sugestões para o portal

Artigo destacado Apresentação
Ilustração do Brasil em 1865

A partir de 1865, o Brasil passou a adquirir navios encouraçados a estaleiros europeus ou nacionais. As embarcações denominadas encouraçados pela marinha, construídas entre os anos 1865 e 1875, eram embarcações de couraça mista de madeira, ferro, cobre ou aço, também denominadas ironclads. O primeiro encouraçado brasileiro foi o Brasil, construído nos estaleiros franceses da Societé Nouvelle des Forges et Chantiers. Seu desenvolvimento e construção se deu devido ao atrito que o império brasileiro tinha com os ingleses na chamada Questão Christie. O navio acabou por combater apenas na Guerra do Paraguai. Posteriormente, o império solicitou a construção de seus próprios encouraçados ainda em 1865. O Tamandaré foi o primeiro encouraçado construído no país, seguido do Barroso e Rio de Janeiro. Esses navios foram construídos nos estaleiros do Arsenal de Marinha da Corte, Rio de Janeiro. Os navios possuíam semelhanças entre si, mas, com mudanças significativas em tamanho e armamento. Ambas as embarcações combateram na Guerra do Paraguai. Foi neste conflito que o Rio de Janeiro foi perdido, sendo o único, entre os encouraçados brasileiros construídos durante os combates, afundado pelos paraguaios. (leia mais...)

Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Twitter

A Marinha do Brasil (MB) é um dos três ramos das Forças Armadas do Brasil, sendo responsável por conduzir operações navais.

Composta por mais de 80 mil marinheiros e quase 100 embarcações, é a mais antiga das Forças Armadas brasileiras, a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior do continente americano, depois da Marinha dos Estados Unidos. O seu patrono é o Marquês de Tamandaré.

Com as suas origens na Marinha Portuguesa, a Armada Imperial Brasileira esteve envolvida na guerra de independência do Brasil e nas décadas iniciais do Império do Brasil manteve uma grande força naval. Lutou pelos interesses brasileiros em diversos conflitos regionais como a Guerra Cisplatina, nos conflitos da Bacia do Prata, na Guerra do Paraguai, e a nível mundial participou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial.

Atualmente almeja renovar e modernizar os seus meios e mesmo construir um submarino de propulsão nuclear, de modo a defender a Amazônia Azul e os interesses do país. O seu Navio Capitânia é NAM Atlântico, e o seu Comandante o Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos.


Artigo bom Imagem em destaqueVE
Fachada do Teatro Prezewodowski, construído em sua homenagem

Estanisláo Przewodowski (Salvador, 22 de outubro de 1843 — Salvador, 25 de agosto de 1903), também conhecido como Estanislau Prezewodowski, foi um militar e engenheiro brasileiro.

Veterano das guerras do Uruguai e do Paraguai, nas quais lutou pela Armada Imperial Brasileira e recebeu diversas comendas, sendo feito posteriormente comandante da Flotilha do Alto Uruguai, sediada em Itaqui. Ocupando este posto, tornou-se especialmente conhecido por ter ordenado o bombardeio da cidade argentina de Alvear em 1874, causando crise diplomática entre o Império do Brasil e a Argentina em reação à agressão de médico da Armada por argentinos. Apesar de recepcionado como herói pela população gaúcha, foi exonerado pela participação no feito, recebendo o título de capitão de fragata de reserva.

Na reserva, formou-se em engenharia, sendo nomeado engenheiro-chefe das missões de demarcação e colonização dos vales do Rio Pardo e do Jequitinhonha, além de ser gerente da Companhia de Navegação Baiana de 1894 a 1900. Foi sócio efetivo e fundador do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. Casou-se em 1895 com Felicidade Perpétua Cardozo Pereira de Mello, sobrinha do Barão de São Marcos. (leia mais...)

Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Twitter


Ver no Commons
Fragatas da Marinha do Brasil
Créditos: Autor: Marinha do Brasil

Fragatas da Marinha do Brasil durante o Exercício Aspirantex 2020

Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Twitter
Índice geralImagens da Marinha do Brasil no Commons
16 de maio na Marinha do BrasilVE Eventos atuaisVE

Mais eventos: 15 de maio16 de maio17 de maio



Drone ScanEagle, semelhante ao que será utilizado pela Marinha.
  • No dia 27 de março de 2024, é lançado o S Tonelero (S-42).
  • No dia 12 de janeiro de 2024, é comissionado o S Humaitá (S-41).
  • No dia 4 de outubro de 2023, a primeira chapa do SN Álvaro Alberto (SN-10) é cortada.
  • No dia 6 de novembro de 2022 o navio mais antigo da Marinha do Brasil em serviço, Monitor Parnaíba, completou 85 anos.
  • No dia 1 de setembro de 2022 foi comissionado o primeiro submarino construído pelo PROSUB, o S Riachuelo (S-40).
  • No dia 8 de julho de 2022 foi anunciado pela Marinha a criação do primeiro esquadrão de drones do país (EsqdQE-1).



Sabia que...VE Categorias
Rebocador Laurindo Pitta em 2009.

... com mais de 110 anos de serviço, o rebocador Laurindo Pitta é o navio mais antigo da Marinha do Brasil ainda em atividade? Fontes:Cesar, William Carmo (2011). «Navios Inesquecíveis» (PDF). Revista de Villegagnon: 78. Consultado em 29 de novembro de 2021 

... o cruzador Almirante Tamandaré, lançado no final do século XIX, é até hoje o maior navio de guerra construído no Brasil? Fontes:Brasiliana Fotográfica

... a Revista Marítima Brasileira (RMB) é a revista marítima mais antiga do mundo em atividade? Fontes:A Revista Marinha do Brasil

... a Marinha do Brasil é a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior do continente americano, depois da Marinha dos Estados Unidos? Fontes: Venezuela owns Latin America's fifth largest Armed Force - El Universal., COLÉGIO MILITAR DE BELO HORIZONTE - Grêmio da Marinha - cmbh.eb.mil.br

Colabore
Colabore!
Colabore!
Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Marinha do Brasil na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


Este portal faz parte do Projeto Naval e da Força-tarefa da Marinha do Brasil


Veja também


Portais e projetos relacionados
Marinha do Brasil em outros projetos Wikimedia