Portal:Uruguai

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Portal Uruguai


Portal Uruguai
Portal Uruguai
Este portal pretende reunir informações sobre os mais variados temas relacionados com o Uruguai.


 ver · editar Uruguai

O Uruguai (oficialmente: República Oriental do Uruguai) é um país localizado na parte centro-sul da América do Sul e que é limitado a norte pelo estado do Rio Grande do Sul, República Federativa do Brasil, a leste pelo Oceano Atlântico, a sul pelo Rio da Prata e a oeste pela Argentina. Sua capital e maior cidade é Montevidéu.

Com uma renda per capita anual de 7.090 dólares americanos, o Uruguai ostenta uma das maiores rendas per capita e uma das menores taxas de pobreza da América Latina, aliando a isso um índice de analfabetismo dos mais baixos da região.

Com uma população de 3,3 milhões, o país é pioneiro na América do Sul na adoção de políticas sociais e foi o primeiro da região a criar um sistema de previdência. Além de seu elevado Índice de Desenvolvimento Humano frente aos demais países do continente, o Uruguai também é um modelo no setor de assistência aos idosos, que formam parte significativa da população.


 ver · editar Artigo destacado aleatório
Casapueblo, próximo de Punta del Este.

Casapueblo é a antiga casa de verão do artista plástico e arquiteto uruguaio Carlos Páez Vilaró. Inicialmente foi casa de verão e a oficina do artista. O complexo inclui um museu, uma galeria de arte e um hotel chamado Hotel Casapueblo ou Club Hotel Casapueblo, que fica dentro da estrutura. Está localizada em Punta Ballena, próximo de Punta del Este, no Uruguai.

Construída ao redor de uma casa de lata chamada La Pionera, foi o arquiteto Carlos Páez Vilaró quem a desenhou, com um estilo semelhante ao das casas da costa mediterrânea de Santorini. Mas, o arquiteto geralmente referia-se ao forneiro, um pássaro típico do Uruguai, para explicar o tipo de construção.

A estrutura tem também um restaurante, chamado Las Terrazas (Os Terraços), que segue o estilo da construção original e oferece um saboroso cardápio internacional. Apresenta também uma homenagem a Carlos Miguel, filho do artista, e um dos dezesseis uruguaios sobreviventes do acidente aéreo da Força Aérea Uruguaia Voo 571 que caiu nos Andes, em 13 de outubro de 1972. A loja do museu recebeu algumas das mais importantes personalidades do mundo político e cultural.


 ver · editar História
Imagem de satélite do Uruguai com o Rio da Prata ao sul.

O registro da história do Uruguai se inicia com a chegada dos primeiros europeus à área no início do século XVI. Tanto a Espanha como Portugal procuraram colonizar o futuro Uruguai. Portugal tinha por base a Colônia do Sacramento (na margem oposta a Buenos Aires, no rio da Prata), enquanto a Espanha ocupava Montevidéu, fundada no século XVIII e que veio a se tornar a capital do futuro país.

O início do século XIX viu o surgimento de movimentos de independência por toda a América do Sul, incluindo o Uruguai, cujo território constituiu parte da Banda Oriental do Uruguai (isto é, "faixa a leste do rio Uruguai"), cujo território foi disputado pelos estados nascentes do Brasil, herdeiro de Portugal, e das Províncias Unidas do Rio da Prata, atualmente República Argentina, com capital em Buenos Aires, herdeira do Vice-reinado do Prata da Espanha.

 ver · editar Imagem aleatória
 ver · editar Categorias
 ver · editar Como colaborar
Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com o Uruguai na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


 ver · editar Você sabia
  • ... que o Uruguai foi o primeiro país a receber uma Copa do Mundo?
  • ... que o futebol é o principal esporte do Uruguai e que sua seleção é conhecida como La Celeste?
  • ... que o Hino do Uruguai é o mais longo do mundo?
  • ... que as terras do Uruguai já pertenceram ao Brasil?
 ver · editar Biografia selecionada
Héctor Pedro Scarone
Héctor Pedro Scarone

Héctor Pedro Scarone (Montevidéu, 26 de novembro de 1898 - Montevidéu, 4 de abril de 1967) foi um futebolista uruguaio que jogava como meio-campista e atacante. Apelidado de El Gardel del fútbol ("O Gardel do futebol"), é considerado como um dos melhores atacantes do início da profissionalização do futebol.

Foi eleito pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol, em rankings alusivos ao século XX, como o 21º maior jogador sul-americano e o 40º maior jogador do mundo. Também durante o século XX ele foi o maior artilheiro da Seleção Uruguaia de Futebol, sendo superado apenas em 2011, primeiramente por Diego Forlán. Ícone do auge da Celeste Olímpica, conquistou, entre outros títulos, o bicampeonato olímpico em 1924 e 1928 (onde fez o gol do título) reconhecidos como a Copa do Mundo FIFA e a Copa do Mundo FIFA em 1930. Ao lado de Domingo Tejera, colega do mundial de 1930, ele é um dos dois únicos campeões de Copa nascidos ainda na década de 1890. Também brilhou na Copa América, torneio do qual é o terceiro maior artilheiro, com treze gols; recordista de gols em uma só partida, com cinco, marca a qual foi o primeiro a alcançar; e quatro conquistas, conseguindo, no ano de sua estreia pela seleção, ser eleito o melhor jogador do torneio e fazer o gol do título.


 ver · editar Predefinições
 ver · editar Wikimedia
Uruguai no Commons Uruguai no Commons
Imagens e mídia
Uruguai no Wikcionário Uruguai no Wikcionário
Definições
Uruguai no Wikilivros Uruguai no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Uruguai no Wikinotícias Uruguai no Wikinotícias
Notícias
Uruguai no Wikiquote Uruguai no Wikiquote
Citações
Uruguai no Wikisource Uruguai no Wikisource
Biblioteca
Uruguai na Wikiversidade Uruguai na Wikiversidade
Recursos de aprendizado