Usuário(a):Josean Mendes da Costa/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Thaynara Souza Cabral[editar | editar código-fonte]

Thaynara
Nome completo Thaynara Souza Cabral
Nascimento 30 de junho de 1988
Aragarças, GO
Morte 29 de maio de 2005 (17 anos)
Chapadinha, Ma
Nacionalidade brasileira


Thaynara Souza Cabral, filha de Liamar Souza Antônio (1963-2019) e Osmar Ferreira Cabral e irmã de Thiago Antônio Kerber, nasceu no dia 30 de junho de 1988 no hospital municipal Getúlio Vargas em Aragarças-Go. Durante sua infância ela morou em Itapecuru-Mirim-Ma (8 meses), São Mateus-Ma (1 ano e 8 meses) e Anapurus-Ma onde manteve-se com sua família materna. Quando criança ela sofreu um acidente doméstico que ocasionou um problema neurológico, segundo seus familiares isso gerou um atraso permanente de 4 anos em sua maturidade em relação à sua idade física.

Escolaridade[editar | editar código-fonte]

  • Pré-escola até 4ª série do ensino fundamental na Unidade Escolar Doutor José Maria Cabral Marques
  • 5ª série até a 8ª série do ensino fundamental na Unidade integral Vicente Garreto de Vasconcelos
  • Ensino Médio na Unidade Escolar Doutor José Maria Cabral Marques

"Ela era uma menina muito dedicada tanto na escola quanto na igreja, gostava muito de ler, escrever, dançar e seu maior sonho era cursar medicina." Foram os relatos mais frequentes quando se falava dela.

Vida[editar | editar código-fonte]

Suas maiores qualidades eram: a inteligência, solidariedade, dedicação, responsabilidade, o afeto pela sua família e amigos, e a sua sinceridade. Entre os vários amigos que ela tinha, uma das mais próximas era a Fernanda Caroline (Fernandinha). Elas se conheceram na escola, mas ficaram mais próximas por conta da amizade de suas mães que tinham um vínculo profissional, e essa amizade perdurou durante toda sua vida. Apesar de ter falecido ainda jovem, ela teve um relacionamento com um jovem da Igreja Católica que fazia parte juntamente com ela do grupo de acólitos.

Para Thaynara, família era quase tudo, a melhor coisa do mundo e Deus sempre vinha em primeiro lugar porque ele sim era tudo para ela. Seus familiares diziam que todos eram muito unidos e a presença dela tornava os momentos juntos muito prazerosos. Sua comida favorita era sopa de feijão e lasanha, seu time de coração era o Flamengo, ídolo em primeiro lugar era Deus e em segundo o cantor Daniel, seu ator e atriz favoritos eram Tony Ramos e Vera Fischer. Um livro que ela gostava muito era “A moreninha” de Joaquim Manuel de Macêdo, flor e colibri era sua música favorita. Em anotações encontradas após seu falecimento algumas frases chamaram atenção, algumas refletiam sobre a vida. “A vida era simplesmente a vida, o orgulho um sentimento que não deveria existir, dinheiro apenas necessário, um sentimento o amor” dizia ela. Parafraseando autores icônicos da literatura mundial uma frase que marcou a todos após o trágico acidente foi, “viva a vida como se cada minuto fosse o último!.”

Falecimento[editar | editar código-fonte]

Faleceu no dia 29 de maio de 2005, retornando de Chapadinha-Ma, após ter realizado a prova do Exame Nacional Do Ensino Médio-ENEM, que na época ainda não era a principal porta de entrada para a faculdade, ela estava fazendo apenas por conhecimento e por ser uma menina muito estudiosa. No fatídico acidente, ela estava vindo com outra pessoa em uma moto na BR 222, trecho que liga a cidade de Anapurus à Chapadinha, um caminhoneiro segundo relatos à época embriagado, colidiu na moto em que ela estava quando tentou fazer uma ultrapassagem perigosa, para não colidir de frente com outro veículo acabou atingindo lateralmente a moto em que eles estavam.

Homenagem[editar | editar código-fonte]

Escola
Josean Mendes da Costa/Testes
Centro de Ensino Thaynara Souza Cabral


Sua partida repetina e tão jovem foi motivo de grande emoção e homenagens, em seu velório muitos amigos e familiares fizeram suas homenagens naquele que se tornaria um dos maiores cortejos da pequena cidade de Anapurus. Após seu falecimento sua mãe, Liamar Souza Antônio almejou um mundo melhor, planejou construir algo que representasse o sentimento puro e de bondade que sua filha tinha, por isso iniciou um projeto educacional na cidade de Anapurus-MA, a Escola Mundo Encantado que em seu nome faz homenagem à sua filha, Centro De Ensino Thaynara Souza Cabral, essa homenagem refletia a sede por sabedoria que ela sempre teve, seu nome foi motivo de outra grande homenagem, o laboratório de informática na escola Dr. José Maria Cabral Marques.