Usuário(a):Nayararuiz/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



Evelyn Queiróz – Negahamburguer
[[]]
Nascimento
São Paulo, Brasil
Nacionalidade Brasil brasileiro
Ocupação artista

Evelyn Queiróz, nasceu em São Paulo e se mudou posteriormente para Santo André. Começou a estudar design de interiores, mudou para design gráfico, mas nunca chegou a concluir uma graduação. Autodidata, tudo que sabe hoje aprendeu testando e criando a partir de suas próprias experiências. Foi se aperfeiçoando até encontrar o próprio traço.


Surgimento da Negahamburguer[editar | editar código-fonte]

Evelyn se interessou pelo graffiti e nela surgiu a vontade de criar ilustrações que tivessem algum propósito, algum ideal que fosse carregado junto e que causasse impacto nas pessoas. Levar uma mensagem por meio do desenho. Ela tinha como principal objetivo expor os problemas que existem na sociedade, com foco no feminismo e no conceito por trás dele. Assim nasceu a Negahamburguer. Uma homenagem à uma boneca da artista que a acompanha desde que era criança. Ela seria a representatividade de tudo aquilo que ela queria dar alcance. A personagem Negahamburguer dá voz a milhares de mulheres por meio de ilustrações que retratam a violência de gênero e os preconceitos produzidos por uma sociedade permeada por padronizações estéticas. E a repercussão foi gigantesca. Em pouco tempo, a página no Facebook recebeu muitas curtidas todos os todos os dias. E, dai pra frente, a exposição só aumentou.

Sobre Ativismo, Feminismo e Arte[editar | editar código-fonte]

Projeto Beleza Real[editar | editar código-fonte]

Mochilão Negahamburguer[editar | editar código-fonte]

Neste projeto independente Evelyn troca passagens por tudo o que ela puder produzir: ilustrações, telas, graffitis, aquarelas e tudo mais que ela conseguir produzir. A ideia é conhecer mulheres com realidades diferentes. Vivenciar presencialmente as histórias que ela descobre pela internet. A ideia é, de fato, sair da zona de conforto. Mostrar a realidade de mulheres que correm riscos reais de abuso, humilhação e morte. Nessa aventura, Nega quer ilustrar mulheres de contextos extremos e que desconhecem sua força.

Visitarei cidades do interior e periferias em busca dessas mulheres que até nós mesmas na militância as vezes esquecemos. Quero poder fazer algo efetivo, verdadeiro e que contemple um dos principais motivos do feminismo existir: as mulheres que ainda não o conhecem. Darei de presente o meu trabalho para que elas possam ver uma outra idéia sobre si mesmas e darei de presente também o livro do projeto Beleza Real.

Quem estiver afim de me ajudar nessa viagem pode me escrever um email e combinamos as datas, passagens e o trabalho que trocarei por ela. Quem puder me ajudar com hospedagem eu também vou trocar por um trabalho. Aceitarei hospedagem somente de mulheres por motivos óbvios. Nos lugares por onde eu passar estarei vendendo trabalhos para arcar com as despesas com alimentação, locomoção e necessidades básicas de uma mochileira <3

Registrarei tudo nos perfis do FB e Instagram fb.com/olanegahamburguer @negahamburguer

Exposições[editar | editar código-fonte]

  • Exposição coletiva – Negahamburguer/ aceite seu corpo – Espaço Carol Martini – 2012
  • Exposição coletiva – Negahamburguer/ incômodos – Dia do graffiti – Ação Educativa – 2013
  • Exposição beleza real na internet – Sesc Madureira – 2014
  • Exposição Individual “A culpa não foi sua” – Espaço Húmus – 2014
  • Exposição “Corpos Insurgentes” – SESC Vila Mariana – 2014

Documentário[editar | editar código-fonte]

Documentário Arte e opinião – Manacá filmes – 2013

Livro[editar | editar código-fonte]

Livro “Projeto Beleza Real” – 2014

Ver também[editar | editar código-fonte]

Outras fontes[editar | editar código-fonte]


Categoria:Ilustradores do Brasil Categoria:Mortos e desaparecidos no combate à ditadura militar no Brasil (1964–1985) Categoria:Mortos em 1970