Saltar para o conteúdo

Amaury Menezes: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Fabiano Tatsch (discussão | contribs)
Amaury Menezes
Etiqueta: Ligações internas removidas
Linha 1: Linha 1:
Amaury Menezes
'''Amaury Menezes''' ([[Luziânia]], ? — ) é um [[Pintura|pintor]] [[Brasil|brasileiro]]. Amaury cursou a Escola Goiana de Belas Artes da [[UCG]], pertencendo à segunda turma de formandos da universidade. Foi professor de Desenho e Plástica na Escola Goiana de Artes e Arquitetura da UCG, de [[1963]] a [[1986]].
BIOGRAFIA

Nascido na cidade de Luziânia-GO, em 25 de julho de 1930, transferiu-se cedo para a capital do estado (Goiânia), onde cursou a Escola Goana de Belas Artes, da Universidade Católica de Goiás, sob a orientação dos professores Luiz Curado, DJ Oliveira, Frei Confaloni e Gustav Ritter.
O estilo figurativo de Amaury, expresso em suas primorosas pinturas, já esteve presente em várias mostras coletivas no [[Brasil]] e exterior.
De 1963 a 1968 foi professor de Desenho e Plástica na Escola Goiana de Belas Artes e, de 1968 a 1986, continuou com a mesma disciplina na Escola de Arquitetura da Universidade Católica, sendo um de seus fundadores, além de primeiro diretor.

Ao longo do tempo impôs-se como o melhor aquarelista goiano, passando a utilizar elementos dessa técnica em seus trabalhos de pintura em tela.

Autor do livro Da caverna ao museu: Dicionário das artes plásticas em Goiás, já em terceira edição. É membro efetivo, na cadeira 25, do Instituto Histórico e Geográfico e, por vários mandatos foi titular do Conselho Estadual de Cultura, tendo sido seu presidente por dois mandatos.
{{esboço-pintor}}



[[Categoria:Naturais de Luziânia]]
[[Categoria:Pintores de Goiás]]

Revisão das 22h10min de 13 de março de 2011

Amaury Menezes BIOGRAFIA Nascido na cidade de Luziânia-GO, em 25 de julho de 1930, transferiu-se cedo para a capital do estado (Goiânia), onde cursou a Escola Goana de Belas Artes, da Universidade Católica de Goiás, sob a orientação dos professores Luiz Curado, DJ Oliveira, Frei Confaloni e Gustav Ritter. De 1963 a 1968 foi professor de Desenho e Plástica na Escola Goiana de Belas Artes e, de 1968 a 1986, continuou com a mesma disciplina na Escola de Arquitetura da Universidade Católica, sendo um de seus fundadores, além de primeiro diretor. Ao longo do tempo impôs-se como o melhor aquarelista goiano, passando a utilizar elementos dessa técnica em seus trabalhos de pintura em tela. Autor do livro Da caverna ao museu: Dicionário das artes plásticas em Goiás, já em terceira edição. É membro efetivo, na cadeira 25, do Instituto Histórico e Geográfico e, por vários mandatos foi titular do Conselho Estadual de Cultura, tendo sido seu presidente por dois mandatos.