Wikipédia:Página principal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Artigo em destaque
Testes das armas do dreadnought brasileiro Minas Geraes, o navio que iniciou a corrida armamentista. Aqui, todas as armas capazes de atirar para o lado do porto foram disparadas, formando o que naquela época foi o mais poderoso teste de armas a bordo já disparado por um navio de guerra

Uma corrida armamentista naval entre Argentina, Brasil e Chile — países mais poderosos e ricos da América do Sul — começou no início do século XX, quando o governo brasileiro comprou três dreadnoughts, formidáveis embarcações couraçadas cujas capacidades ultrapassavam em muito a dos navios mais antigos das marinhas do resto do mundo.

Em 1904, a Marinha do Brasil ficou muito atrás de suas rivais argentina e chilena em qualidade e tonelagem total; poucos navios haviam sido encomendados desde a queda da monarquia brasileira em 1889, enquanto Argentina e Chile haviam acabado de concluir uma corrida armamentista naval de quinze anos que encheu suas marinhas com modernos navios de guerra. A crescente demanda por café e borracha estava alimentando um grande aumento na receita do governo brasileiro, e a legislatura do país votou em dedicar parte dos recursos para resolver esse desequilíbrio naval. Eles acreditavam que a construção de uma marinha forte teria um papel essencial na transformação do país em uma potência internacional. O governo brasileiro encomendou três navios de guerra pequenos do Reino Unido no final de 1905, mas, com o aparecimento do revolucionário navio de guerra britânico HMS Dreadnought, em 1906, rapidamente desistiu desses planos. Em vez disso, os brasileiros encomendaram três navios de guerra da classe Minas Geraes — navios de guerra que seriam os mais poderosos do mundo, e de um tipo que rapidamente se tornou um padrão de prestígio internacional, semelhante às armas nucleares em meados do século XX. Essa ação concentrou a atenção do mundo no país recém-ascendente: jornais e políticos das grandes potências preocupavam-se com o fato de o Brasil vender os navios para uma nação beligerante, ao passo que os governos argentino e chileno cancelavam imediatamente seu pacto de limites navais e compravam dois dreadnoughts cada (Rivadavia e Almirante Latorre, respectivamente). (leia mais...)

Eventos atuais
Explosões no porto de Beirute em 2020

Eventos a decorrer: Protestos antirracistas nos Estados Unidos

Mortes recentes: Gésio AmadeuJohn HumeAlan Parker

Sabia que...
Phrynosequence bodyFoR2.gif
Sobre esta imagem

… a atriz Katharine Hepburn venceu quatro das doze indicações que recebeu ao Oscar, mas jamais compareceu para receber os prêmios?

… a espécie de anfíbio Phrynomantis bifasciatus (animação) consegue mover sua língua num arco com mais de duzentos graus, sem mexer a cabeça?

… até 2009, passar a viver nas ruas era considerado uma contravenção no Brasil?

… apesar de cristianizados na Antiguidade Tardia, os suanos ainda sincretizam santos ortodoxos com deuses pagãos?

… por punição pela Confederação do Equador, Pernambuco perdeu a Comarca do Rio de São Francisco que hoje forma o Oeste Baiano?

Le Ballon rouge de 1956 é o único curta-metragem na história a ganhar o Oscar de melhor roteiro original e a ser premiado ou indicado em qualquer outra categoria que não aquelas específicas para curta-metragens?

… A gripe espanhola foi denominada brasileira no Senegal, alemã no Brasil, bolchevique na Polônia e francesa na Espanha?

… em 22 de janeiro de 1943, a temperatura em Spearfish, Dakota do Sul, nos Estados Unidos, subiu 27 °C em apenas dois minutos?

8 de agosto na história
Dustin Hoffman no Festival de Cannes 2017

Nasceram neste dia…

Morreram neste dia…

Imagem do dia


Lojas no distrito histórico de Skagway no tradicional estilo de madeira, Alasca, Estados Unidos (definição 4 320 × 1 853)

Lojas no distrito histórico de Skagway no tradicional estilo de madeira, Alasca, Estados Unidos
(resolução original: 4 320 × 1 853)

Sobre a Wikipédia
Wikipedia-logo-v2-bw.svg

A Wikipédia é um projeto de enciclopédia colaborativa, universal e multilíngue estabelecido na internet sob o princípio wiki. Tem como propósito fornecer um conteúdo livre, objetivo e verificável​​, que todos possam editar e melhorar. O projeto é definido pelos princípios fundadores. O conteúdo é disponibilizado sob a licença Creative Commons BY-SA e pode ser copiado e reutilizado sob a mesma licença — mesmo para fins comerciais — desde que respeitando os termos e condições de uso.

Todos os editores da Wikipédia são voluntários. Eles integram uma comunidade colaborativa, sem um líder, na qual os membros coordenam os seus esforços no âmbito dos projetos temáticos e diversos espaços de discussão. Dentre as várias páginas de ajuda à disposição dos interessados em contribuir, estão as que explicam como criar um artigo ou editar um artigo. Em caso de dúvidas, não hesite em perguntar.

Todos podem publicar conteúdo on-line desde que sigam as regras básicas estabelecidas pela comunidade, como por exemplo a verificabilidade da informação ou notoriedade do tema. Debates e comentários sobre os artigos são bem-vindos. As páginas de discussão servem para centralizar reflexões e avaliações sobre como melhorar o conteúdo da Wikipédia.

Projetos-irmãos
A Wikipédia existe graças à Fundação Wikimedia, entidade sem fins lucrativos que gere projetos em diversos idiomas e de conteúdo livre:

Commons Commons
Repositório de mídia livre
Incubator Incubator
Incubadora para novos projetos
Meta-Wiki Meta-Wiki
Projeto de coordenação wiki
Wikcionário Wikcionário
Dicionário universal livre
Wikidata Wikidata
A base de conhecimentos livre
Wikilivros Wikilivros
Livros abertos por um mundo aberto
Wikinotícias Wikinotícias
Fonte de notícias livres
Wikiquote Wikiquote
Coletânea de citações livre
Wikisource Wikisource
A biblioteca livre
Wikispecies Wikispecies
Diretório de espécies livre
Wikiversidade Wikiversidade
A universidade livre
Wikivoyage Wikivoyage
O guia livre de viagem

Contato de imprensa - Ajuda - Estatísticas