Wikipédia:Página principal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Artigo em destaque
Neil Armstrong pose (cropped).jpg

Neil Alden Armstrong foi um engenheiro aeroespacial, aviador naval, piloto de teste, astronauta e professor norte-americano que tornou-se o primeiro homem a pisar na Lua em 1969. Armstrong estudou engenharia na Universidade Purdue; em 1949 tornou-se aspirante da Marinha dos Estados Unidos e, no ano seguinte, formou-se aviador naval. Lutou na Guerra da Coreia a partir do porta-aviões USS Essex e depois completou seu bacharelado em engenharia; na sequência, trabalhou como piloto de testes na Estação de Voo de Alta-Velocidade da Base Aérea Edwards, voando diversas aeronaves da Série Centenária e, por sete vezes, no North American X-15. Também participou de dois programas espaciais concebidos pela Força Aérea: Man in Space Soonest e X-20 Dyna-Soar.

Armstrong entrou para o corpo de astronautas da NASA em seu segundo grupo, selecionado em 1962. Fez seu primeiro voo espacial como comandante da Gemini VIII em março de 1966, tornando-se o primeiro astronauta civil da NASA a ir para o espaço. Ele realizou, junto com o piloto David Scott, o primeiro acoplamento bem sucedido entre duas naves espaciais na história, mas a missão precisou ser abortada depois de dez horas, pois Armstrong utilizara o combustível de seu controle de reentrada a fim de impedir um giro perigoso causado por um propulsor emperrado. Durante seus treinos na NASA para ser o comandante da Apollo 11, precisou ejetar do Veículo de Pesquisa de Alunissagem momentos antes de uma queda. (leia mais...)

Eventos atuais
Golpe de bitcoin no Twitter de 2020

Eventos a decorrer: Protestos antirracistas nos Estados Unidos

Mortes recentes: John HumeAlan ParkerGilles Lapouge

Sabia que...
MendigosDisputamComLixeiro.jpg
Sobre esta imagem

… a espécie de anfíbio Phrynomantis bifasciatus consegue mover sua língua num arco com mais de duzentos graus, sem mexer a cabeça?

… até 2009, passar a viver nas ruas (na imagem, mendigos) era considerado uma contravenção no Brasil?

… apesar de cristianizados na Antiguidade Tardia, os suanos ainda sincretizam santos ortodoxos com deuses pagãos?

… por punição pela Confederação do Equador, Pernambuco perdeu a Comarca do Rio de São Francisco que hoje forma o Oeste Baiano?

Le Ballon rouge de 1956 é o único curta-metragem na história a ganhar o Oscar de melhor roteiro original e a ser premiado ou indicado em qualquer outra categoria que não aquelas específicas para curta-metragens?

… A gripe espanhola foi denominada brasileira no Senegal, alemã no Brasil, bolchevique na Polônia e francesa na Espanha?

… em 22 de janeiro de 1943, a temperatura em Spearfish, Dakota do Sul, nos Estados Unidos, subiu 27 °C em apenas dois minutos?

Nu Scorpii é um sistema estelar constituído possivelmente por sete estrelas?

5 de agosto na história
Foto oficial de Deodoro da Fonseca, presidente do Brasil entre 1889 e 1891.

Nasceram neste dia…

Morreram neste dia…

Imagem do dia


Panorama de um conjunto de edifícios históricos às margens do rio Neckar no bairro antigo de Tübingen, Alemanha, visto do sudoeste da ilha dos plátanos. À esquerda, a torre Hölderlin atrás de um salgueiro-chorão, em frente a ela, no Neckar, navega uma embarcação típica de Tübingen, o Stocherkahn (definição 7 287 × 4 796)

Panorama de um conjunto de edifícios históricos às margens do rio Neckar no bairro antigo de Tübingen, Alemanha, visto do sudoeste da ilha dos plátanos. À esquerda, a torre Hölderlin atrás de um salgueiro-chorão, em frente a ela, no Neckar, navega uma embarcação típica de Tübingen, o Stocherkahn
(resolução original: 7 287 × 4 796)

Sobre a Wikipédia
Wikipedia-logo-v2-bw.svg

A Wikipédia é um projeto de enciclopédia colaborativa, universal e multilíngue estabelecido na internet sob o princípio wiki. Tem como propósito fornecer um conteúdo livre, objetivo e verificável​​, que todos possam editar e melhorar. O projeto é definido pelos princípios fundadores. O conteúdo é disponibilizado sob a licença Creative Commons BY-SA e pode ser copiado e reutilizado sob a mesma licença — mesmo para fins comerciais — desde que respeitando os termos e condições de uso.

Todos os editores da Wikipédia são voluntários. Eles integram uma comunidade colaborativa, sem um líder, na qual os membros coordenam os seus esforços no âmbito dos projetos temáticos e diversos espaços de discussão. Dentre as várias páginas de ajuda à disposição dos interessados em contribuir, estão as que explicam como criar um artigo ou editar um artigo. Em caso de dúvidas, não hesite em perguntar.

Todos podem publicar conteúdo on-line desde que sigam as regras básicas estabelecidas pela comunidade, como por exemplo a verificabilidade da informação ou notoriedade do tema. Debates e comentários sobre os artigos são bem-vindos. As páginas de discussão servem para centralizar reflexões e avaliações sobre como melhorar o conteúdo da Wikipédia.

Projetos-irmãos
A Wikipédia existe graças à Fundação Wikimedia, entidade sem fins lucrativos que gere projetos em diversos idiomas e de conteúdo livre:

Commons Commons
Repositório de mídia livre
Incubator Incubator
Incubadora para novos projetos
Meta-Wiki Meta-Wiki
Projeto de coordenação wiki
Wikcionário Wikcionário
Dicionário universal livre
Wikidata Wikidata
A base de conhecimentos livre
Wikilivros Wikilivros
Livros abertos por um mundo aberto
Wikinotícias Wikinotícias
Fonte de notícias livres
Wikiquote Wikiquote
Coletânea de citações livre
Wikisource Wikisource
A biblioteca livre
Wikispecies Wikispecies
Diretório de espécies livre
Wikiversidade Wikiversidade
A universidade livre
Wikivoyage Wikivoyage
O guia livre de viagem

Contato de imprensa - Ajuda - Estatísticas