Wikipédia:Página principal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Artigo em destaque

A Batalha da Serra foi a batalha culminante de uma campanha travada entre um exército cartaginês liderado por Amílcar Barca e uma força rebelde liderada por Espêndio em 238 a.C., no que é hoje o norte da Tunísia. Cartago lutava contra uma coligação de soldados amotinados e cidades africanas rebeldes na Guerra dos Mercenários, que havia começado em 241 a.C. Os rebeldes estavam a cercar Cartago enquanto o exército cartaginês, sob Amílcar, invadia as suas linhas de abastecimento. Sob essa pressão, os rebeldes recuaram para a sua base em Tunes e movimentaram o seu próprio exército para impedir as actividades de Amílcar e, com efeito, destruir o seu exército.

Incapazes de enfrentar os elefantes de guerra cartagineses e a cavalaria em campo aberto, os rebeldes permaneceram em terrenos mais altos e acidentados, lançando perseguições contra o exército cartaginês. Após vários meses de campanha, cujos detalhes não são claros nas fontes, Amílcar encurralou os rebeldes num desfiladeiro ou contra uma serra. Presos nas montanhas, com as linhas de abastecimento bloqueadas e com a comida esgotada, os rebeldes comiam os seus cavalos, os seus prisioneiros e depois os seus escravos, enquanto esperavam que os seus camaradas em Tunes lançassem uma investida para resgatá-los. Eventualmente, as tropas cercadas forçaram os seus líderes a negociar com Amílcar, contudo ele prende-os. (leia mais...)

Eventos atuais
Amir Kabir University uprising September 2022 (3).jpg
Sobre esta imagem

Eventos a decorrer: Surto de varíola dos macacosInvasão da Ucrânia pela RússiaPandemia de COVID-19

Mortes recentes: Louise FletcherHilary MantelJorge FonsAntonio Ceballos AtienzaManuela Gonçalves

24 de setembro na história
Segundo Concílio de Niceia

Dia da Independência da Guiné-Bissau (1974).

Nasceram neste dia…

Vitélio (15-69)  • Edward Bach (1886-1936)  • Jim Henson (1936-1990).

Morreram neste dia…

Pepino, o Breve (714-768)  • Papa Inocêncio II (1081-1143)  • Pedro I do Brasil (1798-1834)

Sabia que...
Simón Bolívar. Toro Moreno, José. 1922, Legislative Palace, La Paz.png
Sobre esta imagem

… podendo ser vista a olho nu, Thiomargarita magnifica é a maior bactéria já descoberta?

… no século XIX, Simón Bolívar (imagem) foi presidente de quatro países sul-americanos diferentes?

… em 14 de março, celebra-se o Dia do Pi, devido à semelhança entre a aproximação da constante , 3,14, e a escrita da data nos Estados Unidos, 3/14?

… o Build the Earth é um projeto que busca construir um modelo em escala real do planeta Terra dentro do videogame Minecraft?

… o voo espacial Inspiration4, operado pela SpaceX e lançado em setembro de 2021, foi o primeiro voo orbital tripulado apenas por civis?

Imagem do dia
Capa da revista pulp Weird Tales, da edição de maio/junho/julho de 1924. Weird Tales é uma revista pulp americana de fantasia e ficção de terror fundada por JC Henneberger e JM Lansinger no final de 1922. A primeira edição, datada de março de 1923, apareceu nas bancas em 18 de fevereiro, mas dentro de um ano, a revista estava com problemas financeiros. Com Farnsworth Wright como o novo editor, a revista teve mais sucesso e, apesar de ocasionais contratempos financeiros, prosperou nos 15 anos seguintes. Sob o controle de Wright, a revista fez jus ao seu subtítulo, “The Unique Magazine”, e publicou uma ampla gama de ficção incomum. (definição 2 852 × 2 852)

Capa da revista pulp Weird Tales, da edição de maio/junho/julho de 1924. Weird Tales é uma revista pulp americana de fantasia e ficção de terror fundada por JC Henneberger e JM Lansinger no final de 1922. A primeira edição, datada de março de 1923, apareceu nas bancas em 18 de fevereiro, mas dentro de um ano, a revista estava com problemas financeiros. Com Farnsworth Wright como o novo editor, a revista teve mais sucesso e, apesar de ocasionais contratempos financeiros, prosperou nos 15 anos seguintes. Sob o controle de Wright, a revista fez jus ao seu subtítulo, “The Unique Magazine”, e publicou uma ampla gama de ficção incomum.
(resolução original: 2 852 × 2 852)

Sobre a Wikipédia
Wikipedia-logo-v2-bw.svg

A Wikipédia é um projeto de enciclopédia colaborativa, universal e multilíngue estabelecido na internet sob o princípio wiki. Tem como propósito fornecer um conteúdo livre, objetivo e verificável​​, que todos possam editar e melhorar. O projeto é definido pelos princípios fundadores e o conteúdo é disponibilizado sob a licença Creative Commons BY-SA e pode ser reutilizado sob a mesma licença, desde que respeitando os termos de uso. Todos podem publicar conteúdo on-line desde que criem uma conta e sigam as regras básicas, como verificabilidade ou notoriedade.

Todos os editores da Wikipédia são voluntários e integram uma comunidade colaborativa, sem um líder, onde coordenam esforços em projetos temáticos e espaços de discussão. Dentre as várias páginas de ajuda à disposição, estão as que explicam como criar um artigo ou editar um artigo. Em caso de dúvidas, não hesite em perguntar. Debates e comentários sobre os artigos são bem-vindos. As páginas de discussão servem para centralizar reflexões e avaliações sobre como melhorar o conteúdo da Wikipédia.

Projetos-irmãos
A Wikipédia existe graças à Fundação Wikimedia, entidade sem fins lucrativos que gere projetos em diversos idiomas e de conteúdo livre:

Commons Commons
Repositório de mídia livre
Incubator Incubator
Incubadora de projetos
Meta-Wiki Meta-Wiki
Projeto de coordenação
Wikcionário Wikcionário
Dicionário universal livre
Wikidata Wikidata
Base de conhecimentos livre
Wikilivros Wikilivros
Livros e manuais livres
Wikinotícias Wikinotícias
Jornalismo colaborativo
Wikiquote Wikiquote
Coletânea de citações livre
Wikisource Wikisource
Biblioteca livre
Wikispecies Wikispecies
Diretório de espécies livre
Wikiversidade Wikiversidade
Universidade livre
Wikivoyage Wikivoyage
Guia livre de viagem
MediaWiki MediaWiki
Software Wiki
WikiTech WikiTech
Projetos técnicos
Wikispore Wikispore
Projetos experimentais