Wikipédia:Página principal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Artigo em destaque Eventos atuais
Vendendo uma esposa (1812-1814), de Thomas Rowlandson. Esta ilustração dá ao espectador a impressão de que a venda era uma prática divertida, mas na realidade ela era inerentemente humilhante para os envolvidos

Na Inglaterra, a venda de esposas era uma maneira de acabar com um casamento insatisfatório, normalmente de maneira consensual. Esse costume provavelmente se originou no final do século XVII, época em que o divórcio era uma impossibilidade prática para todos, exceto os mais ricos. Na visão de um casal que desejava separar-se de maneira moralmente aceitável, a venda apresentava-se como um processo vexatório mas que permitia tornar legítimo, e portanto socialmente satisfatório, o rearranjo da sua relação conjugal.

Em sua forma típica esse costume assumiu uma forma ritualizada, que buscava assegurar a pretensa legalidade das transações. A venda era anunciada publicamente, e em seguida o marido levava sua esposa por um cabresto até o local onde ela ocorreria, normalmente um mercado. Ali, a esposa era leiloada diante de espectadores, e, como sinal de realização do negócio, dinheiro era trocado e a esposa era entregue pelo cabresto ao comprador. As vendas também podiam incluir os filhos, e por vezes os valores em dinheiro eram completados com outros bens, notadamente bebidas alcoólicas e animais. O valor da venda não parece ter sido a principal consideração durante as vendas, mas existem registros de maridos e outros interessados comprando e revendendo esposas em busca de lucro. (leia mais...)

Esa-hubble-k2-18a impression.jpg

Eventos a decorrer: Protestos em Hong KongIncêndios florestais na Amazônia

Mortes recentes: Eddie MoneyʻAkilisi PōhivaJusuf Habibie

Sabia que... 15 de setembro na história
Statue de Chico Xavier, ville de Pedro Leopoldo.jpg
Sobre esta imagem

… depoimentos atribuídos a psicografias de Chico Xavier (busto) foram validados como provas judiciais em julgamentos de homicídios?

… com uma população de cerca de duzentos milhões de habitantes, o estado de Uttar Pradesh, no norte da Índia, é a subdivisão nacional mais populosa do mundo?

Gerald Ford é a única pessoa a ter exercido os cargos de presidente e vice-presidente dos Estados Unidos sem nunca ter sido eleito para nenhum dos dois cargos?

… os músculos dos machos de diversas espécies de anfíbios da família Leptodactylidae aumentam de tamanho durante o período reprodutivo?

… a população do Nordeste do Brasil reagiu à adoção do sistema métrico francês com uma revolta popular?

… o Havaí foi uma monarquia independente até sua anexação aos Estados Unidos, em 1893?

… a Ilha do Bananal, no estado brasileiro do Tocantins, é a maior ilha inteiramente fluvial do mundo?

… o enxadrista e advogado financeiro Ossip Bernstein escapou de uma execução da Polícia Secreta Soviética vencendo uma partida de xadrez?

Anton Webern

Nasceram neste dia…

Morreram neste dia…

Imagem do dia Sobre a Wikipédia


Baía do anfiteatro depois de uma tempestade, península de Akamas, Chipre (definição 11 284 × 3 322)

Baía do anfiteatro depois de uma tempestade, península de Akamas, Chipre
(resolução original: 11 284 × 3 322)

Wikipedia-logo-v2-bw.svg

A Wikipédia é um projeto de enciclopédia colaborativa, universal e multilíngue estabelecido na internet sob o princípio wiki. Tem como propósito fornecer um conteúdo livre, objetivo e verificável​​, que todos possam editar e melhorar. O projeto é definido pelos princípios fundadores. O conteúdo é disponibilizado sob a licença Creative Commons BY-SA e pode ser copiado e reutilizado sob a mesma licença — mesmo para fins comerciais — desde que respeitando os termos e condições de uso.

Todos os editores da Wikipédia são voluntários. Eles integram uma comunidade colaborativa, sem um líder, na qual os membros coordenam os seus esforços no âmbito dos projetos temáticos e diversos espaços de discussão. Dentre as várias páginas de ajuda à disposição dos interessados em contribuir, estão as que explicam como criar um artigo ou editar um artigo. Em caso de dúvidas, não hesite em perguntar.

Todos podem publicar conteúdo on-line desde que sigam as regras básicas estabelecidas pela comunidade, como por exemplo a verificabilidade da informação ou notoriedade do tema. Debates e comentários sobre os artigos são bem-vindos. As páginas de discussão servem para centralizar reflexões e avaliações sobre como melhorar o conteúdo da Wikipédia.

Projetos irmãos
A Wikipédia existe graças à Fundação Wikimedia, entidade sem fins lucrativos que gere projetos em diversos idiomas e de conteúdo livre:

Commons Commons
Repositório de mídia livre
Incubator Incubator
Incubadora para novos projetos
Meta-Wiki Meta-Wiki
Projeto de coordenação wiki
Wikcionário Wikcionário
Dicionário universal livre
Wikidata Wikidata
A base de conhecimentos livre
Wikilivros Wikilivros
Livros abertos por um mundo aberto
Wikinotícias Wikinotícias
Fonte de notícias livres
Wikiquote Wikiquote
Coletânea de citações livre
Wikisource Wikisource
A biblioteca livre
Wikispecies Wikispecies
Diretório de espécies livre
Wikiversidade Wikiversidade
A universidade livre
Wikivoyage Wikivoyage
O guia livre de viagem