Wikipédia:Página principal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Artigo em destaque
Lythronax mount at TyrannosaursMeettheFamily.jpg
Sobre esta imagem

Lythronax é um gênero extinto de dinossauro terópode da família dos tiranossauros que viveu há cerca de 80,6-79.9 milhões de anos no que hoje é o sul do estado de Utah, nos Estados Unidos. O único espécime conhecido foi descoberto na Formação Wahweap do Monumento Nacional Grand Staircase-Escalante em 2009, e consiste em um crânio e esqueleto parcial. Em 2013, tornou-se a base deste novo gênero e sua espécie-tipo foi intitulada Lythronax argestes; com o nome específico argestes se originando do nome do poeta grego Homero para o "vento do sudoeste", em referência à proveniência geográfica do espécime na América do Norte.

As estimativas de tamanho para Lythronax variaram entre 5 e 8 m de comprimento e entre 0,5 e 2,5 t de peso. Era um tiranossaurídeo de constituição robusta e, como outros membros deste grupo de dinossauros, teria patas dianteiras pequenas com dois dedos, patas traseiras longas e fortes e um crânio muito robusto. A parte traseira do crânio de Lythronax parece ter sido muito larga, com órbitas oculares voltadas para a frente em um grau semelhante ao visto no Tyrannosaurus. Lythronax tinha 11 cavidades dentárias no osso maxilar da parte superior; a maioria dos tiranossaurídeos tinham mais. Os dentes da frente eram os maiores, sendo o mais longo com quase 13 cm de comprimento. (leia mais...)

Eventos atuais
Alaksandr Bialacki.jpg
Sobre esta imagem

Eventos a decorrer: Surto de varíola dos macacosInvasão da Ucrânia pela RússiaPandemia de COVID-19

Mortes recentes: Phil ReadJesús del MuroLoretta LynnFrançois RemetterSacheen LittlefeatherÉder Jofre

7 de outubro na história
Revoada dos galinhas-verdes

Dia de Nossa Senhora do Rosário.

Nasceram neste dia…

Niels Bohr (1885-1962)  • Heinrich Himmler (1900-1945)  • Vladimir Putin (n. 1952)

Morreram neste dia…

Papa Marcos (290-336)  • Thomas Reid (1710-1796)  • Edgar Allan Poe (1809-1849)

Sabia que...
Groth WMQ14 (15) (14420421319).jpg
Sobre esta imagem

… em 2014 o tenista australiano Sam Groth (foto) bateu o recorde de saque mais veloz da história do tênis, com 263 km/h?

… o goleiro egípcio Essam El-Hadary é o jogador mais velho a ter disputado uma Copa do Mundo FIFA, tendo atuado na edição de 2018 aos 45 anos e 161 dias?

… os pandas são usados como meio de diplomacia pela China?

… o arquipélago brasileiro de São Pedro e São Paulo consiste na única localidade do mundo onde ocorre a exposição das rochas do manto abissal acima do nível do mar?

… antes da criação dos Jogos Olímpicos atuais, ocorreu uma tentativa de se reviver os Jogos Olímpicos da Antiguidade durante a Revolução Francesa, por meio da realização da Olimpíada da República?

Imagem do dia
Fantasma de um Gênio de Paul Klee, 1922. Transferência de óleo e aquarela sobre papel colocado sobre cartão, coleção da Galeria Nacional da Escócia. Paul Ernst Klee (1879–1940) foi um pintor e artista gráfico alemão cuja obra diversificada está associada ao Expressionismo, Construtivismo, Cubismo, Primitivismo e Surrealismo. Além de seu trabalho artístico, escreveu escritos teóricos da arte, como Confissão criativa (1920) e Caderno de esboços educacionais (1925). Paul Klee é um dos artistas visuais mais importantes do modernismo clássico do século XX. (definição 3 893 × 3 893)

Fantasma de um Gênio de Paul Klee, 1922. Transferência de óleo e aquarela sobre papel colocado sobre cartão, coleção da Galeria Nacional da Escócia. Paul Ernst Klee (1879–1940) foi um pintor e artista gráfico alemão cuja obra diversificada está associada ao Expressionismo, Construtivismo, Cubismo, Primitivismo e Surrealismo. Além de seu trabalho artístico, escreveu escritos teóricos da arte, como Confissão criativa (1920) e Caderno de esboços educacionais (1925). Paul Klee é um dos artistas visuais mais importantes do modernismo clássico do século XX.
(resolução original: 3 893 × 3 893)

Sobre a Wikipédia
Wikipedia-logo-v2-bw.svg

A Wikipédia é um projeto de enciclopédia colaborativa, universal e multilíngue estabelecido na internet sob o princípio wiki. Tem como propósito fornecer um conteúdo livre, objetivo e verificável​​, que todos possam editar e melhorar. O projeto é definido pelos princípios fundadores e o conteúdo é disponibilizado sob a licença Creative Commons BY-SA e pode ser reutilizado sob a mesma licença, desde que respeitando os termos de uso. Todos podem publicar conteúdo on-line desde que criem uma conta e sigam as regras básicas, como verificabilidade ou notoriedade.

Todos os editores da Wikipédia são voluntários e integram uma comunidade colaborativa, sem um líder, onde coordenam esforços em projetos temáticos e espaços de discussão. Dentre as várias páginas de ajuda à disposição, estão as que explicam como criar um artigo ou editar um artigo. Em caso de dúvidas, não hesite em perguntar. Debates e comentários sobre os artigos são bem-vindos. As páginas de discussão servem para centralizar reflexões e avaliações sobre como melhorar o conteúdo da Wikipédia.

Projetos-irmãos
A Wikipédia existe graças à Fundação Wikimedia, entidade sem fins lucrativos que gere projetos em diversos idiomas e de conteúdo livre:

Commons Commons
Repositório de mídia livre
Incubator Incubator
Incubadora de projetos
Meta-Wiki Meta-Wiki
Projeto de coordenação
Wikcionário Wikcionário
Dicionário universal livre
Wikidata Wikidata
Base de conhecimentos livre
Wikilivros Wikilivros
Livros e manuais livres
Wikinotícias Wikinotícias
Jornalismo colaborativo
Wikiquote Wikiquote
Coletânea de citações livre
Wikisource Wikisource
Biblioteca livre
Wikispecies Wikispecies
Diretório de espécies livre
Wikiversidade Wikiversidade
Universidade livre
Wikivoyage Wikivoyage
Guia livre de viagem
MediaWiki MediaWiki
Software Wiki
WikiTech WikiTech
Projetos técnicos
Wikispore Wikispore
Projetos experimentais