Portal:Biografias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas por tema · Glossários · Índice A-Z

(Atualizar Conteúdos)

Portal Biografias
Portal Biografias.jpg

Este portal pretende reunir informações relacionadas com biografias.

Hoje é 23 de maio de 2015. Este portal foi criado em 22 de outubro de 2005 e reestruturado no dia 28 de setembro de 2010.
 ver·editar Biografia destacada aleatória
Alexander von Humboldt. Pintura de Joseph Karl Stieler, 1843

Friedrich Heinrich Alexander, Barão de Humboldt (Berlim, 14 de setembro de 1769 — Berlim, 6 de maio de 1859), mais conhecido como Alexander von Humboldt, foi um naturalista e explorador alemão, e o irmão mais jovem do ministro e lingüista prussiano Wilhelm von Humboldt.

Alexander von Humboldt foi um naturalista de uma polivalência que, desde sua morte, nunca mais se observou e, haja vista como a ciência se desenvolveu e especializou, certamente não mais será vista. Ele desenvolveu (e se especializou em) diversas áreas: foi etnógrafo, antropólogo, físico, geógrafo, geólogo, mineralogista, botânico, vulcanólogo e humanista, tendo lançado as bases de ciências como a Geografia, Geologia, Climatologia e Oceanografia. Apesar de ter pesquisado diversas coisas em seus mínimos detalhes, sempre o fez com uma visão geral e imparcial.

Com catorze anos de idade, fixou-se em Berlim para continuar seus estudos, e mais tarde freqüentou as universidades de Frankfurt (Oder) e Göttingen, onde cursou Filosofia, História e Ciências Naturais.

Em 1789, com apenas vinte anos de idade, fez sua primeira viagem de caráter científico, passando pelos Países Baixos, Alemanha e Inglaterra, e principalmente ao longo das margens do rio Reno, seguindo Georg Forster, um naturalista que estava acompanhado pelo Capitão Cook em sua viagem ao redor do mundo. O resultado de toda essa exploração científica foi uma obra intitulada Observações Sobre os Basaltos do Reno.

Sua viagem exploratória pela América Central e América do Sul (1799-1804) e pela Ásia Central (1829) tornaram-no mundialmente conhecido ainda antes da sua morte. Sua principal obra é o Kosmos, uma condensação do conhecimento científico de sua época. Sua obra Ansichten der Natur também foi bastante popular.

 ver·editar Imagem aleatória
 ver·editar Relacionados
          Wikiprojetos          



          Portais          
Noia 64 apps kworldclock.png
Nuvola apps kdmconfig.png
Herkulaneischer Meister 002.jpg
História Sociedade Pensamento
 ver·editar Como colaborar

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com Biografias na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

Colabore!


 ver·editar Sabia que...
 ver·editar Neste dia...
 ver·editar Categorias
 ver·editar Tópicos
 ver·editar Wikimedia
Biografias no Wikinotícias     Biografias no Wikiquote     Biografias no Wikilivros     Biografias no Wikisource     Biografias no Wikcionário     Biografias na Wikiversidade     Biografias no Wikivoyage     Biografias no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
//pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/BiografiasWikinews-logo.png
//pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/BiografiasWikiquote-logo.svg
//pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/BiografiasWikibooks-logo.png
//pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/BiografiasWikisource-logo.svg
//pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/BiografiasWiktionary-logo-en.svg
//pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/BiografiasWikiversity-logo.svg
//pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/BiografiasWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:BiografiasCommons-logo.svg
 ver·editar Veja também
Recarregue o conteúdo desta página