Portal:Biografias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Portal Biografias
Portal Biografias.jpg

Este portal pretende reunir informações relacionadas com biografias.

Hoje é 14 de abril de 2021. Este portal foi criado em 22 de outubro de 2005 e reestruturado no dia 28 de setembro de 2010.
 ver · editar Biografia destacada aleatória
Yasser Arafat

Yasser Arafat, em árabe ياسر عرفات, (Cairo, 24 de Agosto de 1929Clamart, 11 de Novembro de 2004) foi o líder da Autoridade Palestina, presidente (desde 1969) da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), líder da Fatah, a maior das facções da OLP, anteriormente uma organização terrorista, e co-detentor do Prêmio Nobel da Paz.

Nascido Mohammed Abdel Rahman Abdel Raouf Arafat al-Qudwa al-Husseini (em árabe محمد عبد الرحمن عبد الرؤوف عرفات القدوة الحسيني), também conhecido como Abu Ammar, Arafat foi um dos sete filhos de um comerciante. O estabelecimendo da data e local de nascimento de Arafat são controversos. O seu registro de nascimento indica que ele nasceu no Cairo, Egito, a 24 de Agosto de 1929. No entanto, alguns ainda tomam por verdadeira a afirmação de que Arafat nasceu em Jerusalém a 4 de Agosto de 1929.

A descoberta do seu certificado de nascimento e outros documentos pela Universidade de Cairo puseram fim ao debate sobre o local de nascimento de Arafat (mesmo o seu biógrafo autorizado, Alan Hart, admite agora que ele nasceu no Cairo).

À nascença, o seu nome era Mohammed Abdel Rahman Abdel Raouf Arafat Al Qudwa Al Husseini. Como explicado pelo seu biógrafo palestino árabe Said K. Aburish, "Mohammed Abdel Rahman era o seu nome próprio, Abdel Raouf o nome do seu pai, Arafat o nome do seu avô; Al Qudua o nome da familia dele e Al Husseini o nome do clã a que todos os Al Quduas pertenciam."

Foi afirmado que ele era um parente do clã Husseini, de Jerusalém, por parte da sua mãe (uma Abul Saoud), o que parece ser falso, uma vez que a pertença ao clã Husseini parece vir do lado do seu pai. Aburish explica que Arafat "não tinha parentesco com os verdadeiros Husseini, os notáveis de Jerusalém" e explica que "o jovem Arafat pretendeu estabelecer as suas credenciais palestinas e promover a sua ambição à liderança... e não se podia permitir admitir quaisquer fatos que pudessem reduzir a sua identidade palestina. ...Arafat perpetuou insistentemente a lenda de que ele nascera em Jerusalém e que era um parente do importante clã Husseini daquela cidade".

 ver · editar Imagem aleatória
Mohammed Alim Khan.


 ver · editar Relacionados
          Wikiprojetos          




          Portais          
Noia 64 apps kworldclock.png
Nuvola apps kdmconfig.png
História Sociedade
 ver · editar Como colaborar

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com Biografias na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

Colabore!


 ver · editar Sabia que...
 ver · editar Neste dia...

14 de abril:

Nasceram neste dia...

Morreram neste dia...

Outros dias: 12 · 13 · 14·15 · 16 | ver todos...


 ver · editar Categorias
 ver · editar Tópicos
 ver · editar Wikimedia
Biografias no Wikinotícias     Biografias no Wikiquote     Biografias no Wikilivros     Biografias no Wikisource     Biografias no Wikcionário     Biografias na Wikiversidade     Biografias no Wikivoyage     Biografias no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/BiografiasWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/BiografiasWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/BiografiasWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/BiografiasWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/BiografiasWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/BiografiasWikiversity-logo.svg
https://pt.wikivoyage.org/wiki/Special:Search/BiografiasWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:BiografiasCommons-logo.svg
 ver · editar Veja também
Recarregue o conteúdo desta página