Portal:Biografias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
(Atualizar conteúdos)

Portal Biografias
Portal Biografias.jpg

Este portal pretende reunir informações relacionadas com biografias.

Hoje é 28 de outubro de 2020. Este portal foi criado em 22 de outubro de 2005 e reestruturado no dia 28 de setembro de 2010.
 ver · editar Biografia destacada aleatória
Yasser Arafat

Yasser Arafat, em árabe ياسر عرفات, (Cairo, 24 de Agosto de 1929Clamart, 11 de Novembro de 2004) foi o líder da Autoridade Palestina, presidente (desde 1969) da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), líder da Fatah, a maior das facções da OLP, anteriormente uma organização terrorista, e co-detentor do Prêmio Nobel da Paz.

Nascido Mohammed Abdel Rahman Abdel Raouf Arafat al-Qudwa al-Husseini (em árabe محمد عبد الرحمن عبد الرؤوف عرفات القدوة الحسيني), também conhecido como Abu Ammar, Arafat foi um dos sete filhos de um comerciante. O estabelecimendo da data e local de nascimento de Arafat são controversos. O seu registro de nascimento indica que ele nasceu no Cairo, Egito, a 24 de Agosto de 1929. No entanto, alguns ainda tomam por verdadeira a afirmação de que Arafat nasceu em Jerusalém a 4 de Agosto de 1929.

A descoberta do seu certificado de nascimento e outros documentos pela Universidade de Cairo puseram fim ao debate sobre o local de nascimento de Arafat (mesmo o seu biógrafo autorizado, Alan Hart, admite agora que ele nasceu no Cairo).

À nascença, o seu nome era Mohammed Abdel Rahman Abdel Raouf Arafat Al Qudwa Al Husseini. Como explicado pelo seu biógrafo palestino árabe Said K. Aburish, "Mohammed Abdel Rahman era o seu nome próprio, Abdel Raouf o nome do seu pai, Arafat o nome do seu avô; Al Qudua o nome da familia dele e Al Husseini o nome do clã a que todos os Al Quduas pertenciam."

Foi afirmado que ele era um parente do clã Husseini, de Jerusalém, por parte da sua mãe (uma Abul Saoud), o que parece ser falso, uma vez que a pertença ao clã Husseini parece vir do lado do seu pai. Aburish explica que Arafat "não tinha parentesco com os verdadeiros Husseini, os notáveis de Jerusalém" e explica que "o jovem Arafat pretendeu estabelecer as suas credenciais palestinas e promover a sua ambição à liderança... e não se podia permitir admitir quaisquer fatos que pudessem reduzir a sua identidade palestina. ...Arafat perpetuou insistentemente a lenda de que ele nascera em Jerusalém e que era um parente do importante clã Husseini daquela cidade".

 ver · editar Imagem aleatória
 ver · editar Relacionados
          Wikiprojetos          




          Portais          
Noia 64 apps kworldclock.png
Nuvola apps kdmconfig.png
História Sociedade
 ver · editar Como colaborar

Marcos Torres é um poeta e romancista brasileiro. Iniciou a vida acadêmica no curso de Administração e depois Jornalismo, mas abandonou ambos. Formado em Letras pela Universidade Federal da Bahia. Entrou no curso de Mestrado pela mesma instituição em 2012, mas trancou em pouco tempo para trabalhar como escritor. Em 2016, tentou mais uma vez terminar o curso de Mestrado em Literatura e Cultura e seguir para o doutorado, mas abandonou em definitivo e desde então se dedica exclusivamente à literatura.

Trabalha com Literatura e Outras Artes: Poesia e Artes Visuais, Artes Articuladas, Poesia Visual, Pintura, Fotografia, Cinema, Instalações Artísticas e Intervenções Urbanas. Participa de algumas antologias no Brasil e na Europa. Tem textos publicados em Portugal, Suíça e Itália. Assina a página Impressões Temporárias desde 2012.

Em 2017, foi selecionado para a Galeria Capibaribe - CAC-UFPE, pauta 2017/2018, para apresentar a exposição Chão Arejado em parceria com o artista plástico Uillian Novaes. Convidado pela FLINKSAMPA 2017 para apresentar e exposição e lançar o livro Chão Arejado, entre 16 de novembro de 2017 e 16 de janeiro de 2018, nas dependências da Faculdade Zumbi dos Palmares, Marginal Tietê, São Paulo-SP, antiga favela do Canindé onde um dia viveu a grande escritora Carolina Maria de Jesus e seus filhos. Exposição Chão Arejado na Galeria Gambalaia, entre 19 de janeiro e 11 de março de 2018, em Santo André-SP.

Atualmente, se dedica ao seu trabalho como romancista.

 ver · editar Sabia que...
 ver · editar Neste dia...
 ver · editar Categorias
 ver · editar Tópicos
 ver · editar Wikimedia
Biografias no Wikinotícias     Biografias no Wikiquote     Biografias no Wikilivros     Biografias no Wikisource     Biografias no Wikcionário     Biografias na Wikiversidade     Biografias no Wikivoyage     Biografias no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/BiografiasWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/BiografiasWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/BiografiasWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/BiografiasWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/BiografiasWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/BiografiasWikiversity-logo.svg
https://pt.wikivoyage.org/wiki/Special:Search/BiografiasWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:BiografiasCommons-logo.svg
 ver · editar Veja também
Recarregue o conteúdo desta página