Portal:Tecnologia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Portal de TecnologiaVerEditar
STS-114, External tank test.jpg
Tecnologia (do grego τεχνη — "técnica, arte, ofício" e λογια — "estudo") é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento. Dependendo do contexto, a tecnologia pode ser:
  • As ferramentas e as máquinas que ajudam a resolver problemas;
  • As técnicas, conhecimentos, métodos, materiais, ferramentas e processos usados para resolver problemas ou ao menos facilitar a solução dos mesmos;
  • Um método ou processo de construção e trabalho (tal como a tecnologia de manufatura, a tecnologia de infraestrutura ou a tecnologia espacial);
  • A aplicação de recursos para a resolução de problemas;
  • O termo tecnologia também pode ser usado para descrever o nível de conhecimento científico, matemático e técnico de uma determinada cultura;
  • Na economia, a tecnologia é o estado atual de nosso conhecimento de como combinar recursos para produzir produtos desejados (e nosso conhecimento do que pode ser produzido).
  • Os recursos e como utilizá-los para se atingir um determinado objetivo, para se fazer algo, que pode ser a solução ou minimização de um problema ou a geração de uma oportunidade, por exemplo.
Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter
Artigo selecionadoVerEditar
Biface acheulense de 200 000 anos atrás, encontrado em Madrid (Espanha)

Um biface é um instrumento lítico pré-histórico que caracteriza, sobretudo, o período Acheulense, embora tenha uma cronologia muito mais longa, tendo-se também datado no Paleolítico Médio e ainda com posterioridade. O seu nome vem de que o modelo arquetípico seria uma peça de talhe, geralmente, bifacial. A morfologia é amendoada e tendente à simetria segundo um eixo longitudinal e segundo um plano de esmagamento. Os bifaces mais comuns têm a base arredondada e terminam em ponta.

Os bifaces foram as primeiras ferramentas pré-históricas reconhecidas como tais: em 1800 aparece a primeira representação de um biface, numa publicação inglesa de John Frere. Até então era-lhes atribuída uma origem natural e supersticiosa (eram chamadas de "pedras do raio"—ou ceráunias—, porque a tradição popular sustinha serem formadas no interior da terra ao cair um raio, e que depois saíam à superfície; de fato, ainda são usadas em certas regiões rurais como amuletos contra as tormentas).

A palavra biface foi utilizada pela primeira vez em 1920 pelo antiquário francês André Vayson de Pradenne, podendo dizer-se que, somente devido à autoridade científica de François Bordes e Lionel Balout, impôs-se o vocábulo definitivo. Em inglês mantém-se a expressão hand axe ("machado de mão") como equivalente do português "biface" e do castelhano "biface" ou bifaz, enquanto a palavra biface é aplicada a qualquer peça talhada pelas duas caras com debitagens, incluídos bifaces.

Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter
Biografia selecionadaVerEditar
Werner von Siemens

Ernst Werner von Siemens (Lenthe, 13 de dezembro de 1816Berlim, 6 de dezembro de 1892) foi um inventor e industrial alemão responsável por diversas invenções, tais como o telégrafo de ponteiro, o elevador elétrico, o fotômetro de selênio, o gerador elétrico e o dínamo elétrico de corrente alternada. Foi ainda o construtor das primeiras linhas de telégrafo da Europa e um dos fundadores do conglomerado Siemens AG.

Seu nome - siemens (símbolo: S) - é uma unidade do Sistema Internacional de Unidades (SI) que mede a condutância elétrica e a admitância.

Biografia
Werner von Siemens nasceu em 13 de dezembro de 1816 e foi o quarto de quatorze filhos de uma família de fazendeiros da região de Hannover, noroeste da Alemanha. A difícil situação financeira da família interrompeu os estudos de Werner ainda na adolescência, o que o obrigou a sair da escola em 1834 para se alistar no exército prussiano, onde recebeu aulas de engenharia. Os três anos em que passou na Escola de Artilharia e Engenharia em Berlim deram a ele uma sólida base para seus futuros trabalhos no campo da engenharia elétrica.

À época, o exército prussiano estava particularmente interessado em tornar seus meios de comunicação muito mais rápidos e confiáveis. Em 1847, Werner von Siemens usou seus conhecimentos de engenharia e criou sua primeira grande invenção, o telégrafo de ponteiro, um equipamento muito mais confiável e moderno do que os telégrafos da época. Seu funcionamento também era mais simples: ao invés de exigir que o usuário conhecesse o código morse, Siemens criou um sistema com teclas distintas para cada letra do alfabeto, podendo ser operado por qualquer pessoa alfabetizada.

Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter
Imagem selecionadaVerEditar
VLA
Legenda: Very Large Array (VLA).
O Very Large Array (VLA) é um conjunto de antenas de radioastronomia localizado em Novo México, constituído por 27 antenas independentes cada uma com 25 metros de diâmetro e pesando 209 toneladas. É utilizado para estudo dos buracos negros e dos discos protoplanetários ao redor de estrelas jovens.
Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter
Sabia que...VerEditar
ColaboraçãoVerEditar
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com Tecnologia na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

Veja também
CategoriasVerEditar
Portais relacionados e WikiProjetosVerEditar
WikimediaVerEditar
Tecnologia no Wikinotícias     Tecnologia no Wikiquote     Tecnologia no Wikilivros     Tecnologia no Wikisource     Tecnologia no Wikcionário     Tecnologia na Wikiversidade     Tecnologia no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/TecnologiaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/TecnologiaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/TecnologiaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/TecnologiaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/TecnologiaWiktionary-logo-en.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/TecnologiaWikiversity-logo.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:TecnologiaCommons-logo.svg