Portal:Botânica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Portal de botânica

Botânica é o estudo científico da vida das plantas, fungos e algas. Como um campo da biologia, é também muitas vezes referenciado como a Ciência das Plantas ou Biologia Vegetal. A Botânica abrange uma miríade de disciplinas científicas que estudam crescimento, reprodução, metabolismo, desenvolvimento, doenças e evolução da vida das plantas.

Plantas, também chamadas de Embriófitas, são seres vivos fotossintetizantes que possuem embriões multicelulares envolvidos por material materno e estágio sexuado em alguma parte do ciclo de vida. Distintas dos demais seres vivos por seu ciclo de vida mais que pela fotossíntese (algumas espécies são heterotróficas secundárias, sem pigmentos verdes). Adaptadas basicamente para a vida na terra. Composta de dois grupos informais: avasculares e vasculares, sendo o último subdividido em plantas sem e com sementes. As plantas com sementes podem ainda formar ou não flores. Todas as células das plantas possuem plastídeos que quando expostos à luz podem converter-se em cloroplastos.

Artigo destacado

Queensland Bottle Tree 2.jpg

A árvore-garrafa-de-queensland, ou apenas árvore-garrafa (nome científico: Brachychiton rupestris), denominada pelos aborígenes australianos como kurrajong, é uma árvore da família Malvaceae, nativa de Queensland, um dos estados da Austrália. Foi descoberta e descrita por Thomas Mitchell e John Lindley em 1848. Seu nome vulgar (em inglês: Queensland bottle tree) descreve o formato de seu tronco, que se assemelha ao de uma garrafa. Atinge cerca de 3,5 metros de diâmetro à altura do peito e 10 a 25 metros de altura, com folhas decíduas no inverno, para poupar água. As folhas são simples ou divididas, com uma lâmina estreita de até 11 cm de comprimento e 2 centímetros de largura. A floração de cor creme ocorre entre setembro e novembro, e a frutificação, com folículos em forma de barco, acontece entre os meses de novembro e maio.

É uma árvore suculenta e caduca, que se adapta facilmente ao cultivo e resiste à seca e às altas temperaturas. O estado de conservação da espécie é pouco preocupante, embora seja uma árvore emergente e o componente chave de um ecossistema conhecido como carrasco da árvore-garrafa (em inglês: Bottle tree scrub), que se encontra ameaçado. É comumente utilizada como árvore ornamental. São extensivamente cultivadas por fazendeiros de Queensland em períodos de seca, pois suas folhas são usadas como forragem animal, e também por ser uma árvore de sombra. A espécie é endêmica da região central de Queensland, ocorrendo até ao norte de Nova Gales do Sul.

Imagem em destaque

Vetiveria zizanoides dsc07810.jpg


Raízes de Vetiveria zizanoides à venda, (Ilhas Reunião).



Imagens destacadas recentemente: Nenhuma

Você sabia que...

Artigos com problemas

Reciclar/Verificar

Caule, Ciclo do nitrogênio, Levedo, Plectranthus, Diatomácea

Expandir

A wikipédia possui vários artigos relacionados com botânica que são apenas esboços (ou mínimos), e que precisam ser melhorados. Entre elas, aqui vai uma amostra. Pegue uma e mãos à obra!

Abacateiro, Anil - a Anileira, Beterraba, Dicotiledónea, Fitopatologia, Limoeiro, Nenúfar, Rosa, Vitória-régia, ....