Portal:Ecologia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

 ver·editar Portal de Ecologia
Flower jtca001.jpg

A Ecologia é a ciência que estuda o meio ambiente e os seres vivos que vivem nele,ou seja, é o estudo científico da distribuição e abundância dos seres vivos e das interações que determinam a sua distribuição. As interações podem ser entre seres vivos e/ou com o meio ambiente. A palavra e o conceito foram iniciados em 1866 pelo biólogo alemão Ernst Haeckel da palavra grega "oikos", que significa "casa", e "logos", que significa "estudo".

Como matéria pode ser dividida em Autoecologia (é um dos dois grandes ramos em que Schot dividiu a ecologia), Demoecologia e Sinecologia. Entretanto, diversos ramos têm surgido utilizando diversas áreas do conhecimento: Biologia da Conservação, Ecologia da Restauração, Ecologia Numérica, Ecologia Quantitativa, Ecologia Teórica, Macroecologia, Ecofisiologia, Agroecologia, Ecologia da Paisagem. Ainda pode-se dividir a Ecologia em Ecologia Vegetal e Animal e ainda em Ecologia Terrestre e Aquática.



Mostrar novas seleções
 ver·editar Artigos selecionados
Top of Atmosphere.jpg

A atmosfera terrestre é uma camada de gases que envolve a Terra e é retida pela força da gravidade. A atmosfera terrestre protege a vida na Terra absorvendo a radiação ultravioleta solar, aquecendo a superfície por meio da retenção de calor (efeito estufa), e reduzindo os extremos de temperatura entre o dia e a noite. Visto do espaço, o planeta Terra aparece como uma esfera de coloração azul brilhante. Esse efeito cromático é produzido pela dispersão da luz solar sobre a atmosfera, e que existe também em outros planetas do sistema solar dotados de atmosfera.

O ar seco contém, em volume, cerca de 78,09% de nitrogênio, 20,95% de oxigênio, 0,93% de argônio, 0,039% de gás carbônico e pequenas quantidades de outros gases. O ar contém uma quantidade variável de vapor de água, em média 1%.


 ver·editar Por temas
 ver·editar Predefinições
 ver·editar Imagem selecionada
Champagne vent white smokers.jpg

Algumas fontes hidrotermais suportam ecossistemas peculiares, com base em minerais dissolvidos. As comunidades das fontes hidrotermais são capazes de sustentar essas grandes quantidades de vida porque os organismos das fontes dependem de bactérias quimiossintéticas para alimentação. A água que sai da fonte hidrotermal é rica em minerais dissolvidos e suporta uma grande população de bactérias quimio-autotróficas.


 ver·editar Categorias
 ver·editar Citação

Algo que deve ser citado é que a ecologia é uma ciência relativamente nova, mas que desempenha grande papel na atualidade. [1]


"Por muitos anos, eu tenho apontado que a Ecologia não é mais uma subdivisão da Biologia, mas tem emergido de suas próprias raízes Biológicas para tornar-se uma disciplina separada que integra organismos, o ambiente físico e os seres humanos". Eugene Odum.[2]

 ver·editar Você sabia?
  • Que ao contrário do que se pensa, a Floresta Amazônica não é o "pulmão do mundo"? Na verdade, ela apenas abastece com ar puro sua própria área de extensão.
  • Que as embalagens de plástico demoram de 30 a 40 anos para se decompor no meio ambiente?
  • Que pontas de cigarro demoram de 10 a 20 anos para se decompor no meio ambiente?
  • Que as latas de alumínio demoram de 80 a 100 anos para se decompor no meio ambiente?
  • Sabia que, de cada 10 rios no mundo, metade deles estão poluídos?
  • Sabia que 70% do lixo produzido no mundo são constituidos por produtos de plástico?
 ver·editar Navegação