Portal:Ecologia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

 ver·editar Portal de Ecologia
Flower jtca001.jpg

A Ecologia é a ciência que estuda o meio ambiente e os seres vivos que vivem nele,ou seja, é o estudo científico da distribuição e abundância dos seres vivos e das interações que determinam a sua distribuição. As interações podem ser entre seres vivos e/ou com o meio ambiente. A palavra e o conceito foram iniciados em 1866 pelo biólogo alemão Ernst Haeckel da palavra grega "oikos", que significa "casa", e "logos", que significa "estudo".

Como matéria pode ser dividida em Autoecologia (é um dos dois grandes ramos em que Schot dividiu a ecologia), Demoecologia e Sinecologia. Entretanto, diversos ramos têm surgido utilizando diversas áreas do conhecimento: Biologia da Conservação, Ecologia da Restauração, Ecologia Numérica, Ecologia Quantitativa, Ecologia Teórica, Macroecologia, Ecofisiologia, Agroecologia, Ecologia da Paisagem. Ainda pode-se dividir a Ecologia em Ecologia Vegetal e Animal e ainda em Ecologia Terrestre e Aquática.



Mostrar novas seleções
 ver·editar Artigos selecionados
Seawifs global biosphere.jpg

Biosfera (do grego βίος, bíos = vida; e σφαίρα, sfaira = esfera; esfera da vida) ou ecosfera é o conjunto de todos os ecossistemas da Terra, sendo o maior nível de organização ecológica. Ela inclui a biota e os compartimentos terrestres com os quais a biota interage (litosfera, hidrosfera, criosfera e atmosfera), assim como seus processos e inter-relações. O termo foi introduzido em 1875 pelo geólogo austríaco Eduard Suess como o habitat dos seres vivos. Este conceito foi estendido para seu significado atual em 1926 pelo geoquímico russo Vladimir Vernadsky que reconheceu a biosfera como um sistema integrado de processos bióticos e abióticos.

A biosfera é um sistema essencialmente fechado para troca de matéria com o universo circundante, constituindo assim uma unidade natural. Trocas materiais ocorrem principalmente pela perda de gases no escape atmosférico (~1x108 kg ano-1) e o ganho de poeira cósmica pela atração gravitacional terrestre (~7x107 kg ano-1), mas representam apenas 1x10-16 da massa da biosfera.


 ver·editar Por temas
 ver·editar Predefinições
 ver·editar Imagem selecionada
Cnidários da ordem Anthomedusae - A 46a ilustração do livro Kunstformen der Natur de Ernst Haeckel


 ver·editar Categorias
 ver·editar Citação

Algo que deve ser citado é que a ecologia é uma ciência relativamente nova, mas que desempenha grande papel na atualidade. [1]


"Por muitos anos, eu tenho apontado que a Ecologia não é mais uma subdivisão da Biologia, mas tem emergido de suas próprias raízes Biológicas para tornar-se uma disciplina separada que integra organismos, o ambiente físico e os seres humanos". Eugene Odum.[2]

 ver·editar Você sabia?
  • Que ao contrário do que se pensa, a Floresta Amazônica não é o "pulmão do mundo"? Na verdade, ela apenas abastece com ar puro sua própria área de extensão.
  • Que as embalagens de plástico demoram de 30 a 40 anos para se decompor no meio ambiente?
  • Que pontas de cigarro demoram de 10 a 20 anos para se decompor no meio ambiente?
  • Que as latas de alumínio demoram de 80 a 100 anos para se decompor no meio ambiente?
  • Sabia que, de cada 10 rios no mundo, metade deles estão poluídos?
  • Sabia que 70% do lixo produzido no mundo são constituidos por produtos de plástico?
 ver·editar Navegação