Portal:Ecologia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

 ver·editar Portal de Ecologia
Flower jtca001.jpg

A Ecologia é a ciência que estuda o meio ambiente e os seres vivos que vivem nele,ou seja, é o estudo científico da distribuição e abundância dos seres vivos e das interações que determinam a sua distribuição. As interações podem ser entre seres vivos e/ou com o meio ambiente. A palavra e o conceito foram iniciados em 1866 pelo biólogo alemão Ernst Haeckel da palavra grega "oikos", que significa "casa", e "logos", que significa "estudo".

Como matéria pode ser dividida em Autoecologia (é um dos dois grandes ramos em que Schot dividiu a ecologia), Demoecologia e Sinecologia. Entretanto, diversos ramos têm surgido utilizando diversas áreas do conhecimento: Biologia da Conservação, Ecologia da Restauração, Ecologia Numérica, Ecologia Quantitativa, Ecologia Teórica, Macroecologia, Ecofisiologia, Agroecologia, Ecologia da Paisagem. Ainda pode-se dividir a Ecologia em Ecologia Vegetal e Animal e ainda em Ecologia Terrestre e Aquática.



Mostrar novas seleções
 ver·editar Artigos selecionados
Seawifs global biosphere.jpg

Biosfera (do grego βίος, bíos = vida; e σφαίρα, sfaira = esfera; esfera da vida) ou ecosfera é o conjunto de todos os ecossistemas da Terra, sendo o maior nível de organização ecológica. Ela inclui a biota e os compartimentos terrestres com os quais a biota interage (litosfera, hidrosfera, criosfera e atmosfera), assim como seus processos e inter-relações. O termo foi introduzido em 1875 pelo geólogo austríaco Eduard Suess como o habitat dos seres vivos. Este conceito foi estendido para seu significado atual em 1926 pelo geoquímico russo Vladimir Vernadsky que reconheceu a biosfera como um sistema integrado de processos bióticos e abióticos.

A biosfera é um sistema essencialmente fechado para troca de matéria com o universo circundante, constituindo assim uma unidade natural. Trocas materiais ocorrem principalmente pela perda de gases no escape atmosférico (~1x108 kg ano-1) e o ganho de poeira cósmica pela atração gravitacional terrestre (~7x107 kg ano-1), mas representam apenas 1x10-16 da massa da biosfera.


 ver·editar Por temas
 ver·editar Predefinições
 ver·editar Imagem selecionada
DecayingPeachSmall.gif

Expansão do bolor sobre um pêssego em decomposição. Os frames foram retirados aproximadamente 12 horas de intervalo ao longo de um período de seis dias. Os bolores são fungos que crescem na forma de filamentos multicelulares chamados hifas.


 ver·editar Categorias
 ver·editar Citação

Algo que deve ser citado é que a ecologia é uma ciência relativamente nova, mas que desempenha grande papel na atualidade. [1]

 ver·editar Você sabia?
  • Que ao contrário do que se pensa, a Floresta Amazônica não é o "pulmão do mundo"? Na verdade, ela apenas abastece com ar puro sua própria área de extensão.
  • Que as embalagens de plástico demoram de 30 a 40 anos para se decompor no meio ambiente?
  • Que pontas de cigarro demoram de 10 a 20 anos para se decompor no meio ambiente?
  • Que as latas de alumínio demoram de 80 a 100 anos para se decompor no meio ambiente?
  • Sabia que, de cada 10 rios no mundo, metade deles estão poluídos?
  • Sabia que 70% do lixo produzido no mundo são constituidos por produtos de plástico?
 ver·editar Navegação

Conheça os portais de Biologia na Wikipedia:

Portais de seres vivos: