Portal:Robótica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Wikibot gray.jpg
Bem vindo(a) ao Portal da Robótica,
que faz parte da Wikipédia, a enciclopédia livre que todos podem editar.
Ajuda - Perguntas frequentes - Políticas da Wikipédia - Portais
Hoje é segunda-feira, 19 de novembro de 2018 - 19h47min (UTC)


Robótica é um ramo educacional e tecnológico que engloba computadores, robôs e computação, que trata de sistemas compostos por partes mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados, controlados manualmente ou automaticamente por circuitos elétricos. As máquinas, pode-se dizer que são vivas, mas ao mesmo tempo são uma imitação direcionada as pessoas (Seres Vivos), não passam de fios unidos e mecanismos, isso tudo junto concebe um robô. Cada vez mais as pessoas utilizam os robôs para suas tarefas. Em breve, tudo poderá ser controlado por robôs. Os robôs são apenas máquinas: não sonham nem sentem e muito menos ficam cansados. Esta tecnologia, hoje adaptada por muitas fábricas e indústrias, tem obtido de um modo geral, êxito em questões levantadas sobre a redução de custos, aumento de produtividade e os vários problemas trabalhistas com funcionários.
Mostrar novas seleções(Atualizar a página)

Artigo selecionado

Sonda robótica Spirit

Spirit (MER-A) foi um veículo de exploração espacial não tripulado, cuja missão era estudar o planeta Marte, permanecendo ativo de 2004 a 2010. Foi um dos veículos projetados pela NASA para o Programa Mars Exploration Rovers. Pousou com sucesso em Marte em 3 de janeiro de 2004, três semanas antes do outro veículo, Opportunity (MER-B). Seu nome foi escolhido em uma competição estudantil promovida pela NASA. O robô ficou preso durante o seu trajeto em 2009 e perdeu contato com o Centro de Controle da missão em 22 de março de 2010.

O robô atingiu o tempo planejado para a missão, mas continuou em atividade por mais de vinte vezes o tempo inicial, devido ao excelente condicionamento de seus sistemas. Além disso, o robô percorreu cerca de 7,7 km, ao invés do 1 km que era esperado no início da missão, permitindo uma investigação geológica mais extensa e completa que o previsto. VE

Colaboração

Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com Robótica na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

Veja também

Imagem selecionada

Vista fontal do robô humanoide Atlas

Créditos: theroboticschallenge.org

O Atlas é um robô humanoide desenvolvido pela empresa Boston Dynamics para a Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA). Foi designado para missões de busca e salvamento. VE

Cronologia

Fonte: Forbes.com - 17/08/2006

  • 1400 a.C. - os babilônios criam a Clepsidra instrumento de medição do tempo que consiste em dois recipientes com água em níveis de altura diferentes sendo o de cima com a água e o debaixo vazio com marcas que indicam o tempo decorrido, é considerado um dos primeiros engenhos "robóticos" da história.
  • 322 a.C. - Aristóteles afirma em seu texto de Política sobre a escravidão que:
...faz parte da própria natureza, de modo que o escravo nasce para ser escravo e é na sua função de escravo que ele realiza finalidade para a qual existe. Ele não sacrifica nada, pois sua natureza não exige mais do que compete na sociedade. Ele discorda da opinião daqueles que pretendem que o poder do patrão é contra a natureza, para ele, a natureza em vista da conservação, criou alguns seres para mandar e outros para obedecer, é ela que dispõe que o ser dotado de previdência mande como patrão, e que o ser, capaz por faculdades corporais execute ordens.


1ª Lei: Um robô não pode ferir um ser humano ou, por inação, permitir que um ser humano sofra algum mal.

2ª Lei: Um robô deve obedecer as ordens que lhe sejam dadas por seres humanos exceto nos casos em que tais ordens entrem em conflito com a Primeira Lei.

3ª Lei: Um robô deve proteger sua própria existência desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira ou Segunda Leis.


  • 1954 - o pioneiro da robótica industrial George Devol arquiva a patente do Unimate o primeiro robô industrial, cunha também o termo Automação Universal.
  • 1956 - George Devol e Joseph Engelberger fundam a primeira companhia de robótica do mundo a Unimation.
  • 1959 - um mecanismo de moagem robótica criado pelo MIT é demonstrado e cria um cinzeiro comemorativo para cada participante da demonstração.
  • 1961 - entra em serviço na linha da General Motors o braço robótico Unimate.
  • 1962 - primeira aparição da personagem robótica Rosie, a empregada doméstica da família Jetson.
  • 1966 - inicio do desenvolvimento do robô Shakey.
  • 1968 - o supercomputador HAL 9000 aparece no filme de Stanley Kubrick, 2001: A Space Odyssey baseado no romance de Arthur C. Clark mostrando o uso da Inteligência artificial.
  • 1977 - aparecimento dos androides R2-D2 e C-3PO os robôs mais conhecidos da cultura popular mundial.
  • 1993 - o robô de oito pernas, Dante, realiza uma descida no Estratovulcão do Monte Érebo, ele é remotamente controlado dos Estados Unidos e coleta uma pequena quantidade de dados antes das dificuldades mecânicas encerrarem o experimento.
  • 1998 - lançamento do brinquedo robótico Furby que podia ser programado para dizer outros tipos de frases além das originais.
  • 1999 - lançamento do brinquedo Aibo o cachorro robótico que atendia comandos, foi produzido pela Sony.
  • 2000 - apresentação do robô humanoide ASIMO de 1,3 m (4,27 ft) de altura e que podia andar e correr quase como um humano.
  • 2002 - lançamento do aspirador robótico Roomba que torna-se o robô domestico comercial de maior sucesso da história.
  • 2006 - lançamento do robô humanoide REEM-A de 1,4 m (4,59 ft) ele utilizava um processador Intel Pentium M de 1,6GHz.
  • 2012 - lançamento do robô industrial Baxter.

Eventos atuais

» 19 de novembro de 2018

Sabia que...

Tradinno
  • ... o maior robô do mundo que caminha é o Tradinno (na imagem) uma réplica de dragão com 15,50 m (50,9 ft) de comprimento por 3,80 m (12,5 ft) de largura e 4,50 m (14,8 ft) de altura, seu peso total é de 11 t (24 300 lb) e é movido por dois motores à diesel de 2.0 litros?
  • ... o robô mais rápido do mundo a solucionar o Cubo de Rubik levou apenas 0,887 segundos?

Tópicos

Conceitos: Automação - Robótica baseada em comportamento - Calibração - Controle - Cibernética - IA - Interação - Kit Robô - Locomoção - Mapeamento - Mecatrônica - Microrobótica - Nanorrobótica - Odometria - Rede neural artificial - Roteirização - Servossistemas - Software - Visão computacional

Campos: Androide - AUV - BEAM - Biomorfologia - Biônica - Biorrobótica - Cibernética - Cirúrgica - Doméstica - Enxame - Ginoide - Industrial - Militar - Nuvem - Sócio-robótica - Tele-robótica - VANT's

Robôs: Aibo - ASIMO - Atlas (robô) - Boeing X-50 - Cavaleiro mecânico de Leonardo - KHR-1 - LEGO Mindstorms - Mars rover - Mecha - MQ-1 Predator - nEUROn - RQ-4 Global Hawk - QRIO - SIGMO - TOPIO - Wakamaru - X-47A Pegasus

Pessoas e organizações: Roboticistas - International Federation of Robotics - Instituto de Robótica - FIRST

Ficção: Bender - Bishop - Blade Runner - C-3PO - Johnny 5 - Leis da Robótica - Marvin - Metrópolis (filme) - R2-D2 - R.U.R. - The Matrix - The Terminator - Transformers - Wall-e

Competições, exposições e testes: BattleBots - Botball - DARPA Grand Challenge - DARPA Robotics Challenge - ELROB - IARC - RoboCup - Robotica

Listas: Hall da fama dos robôs

Categorias

Portais relacionados e projetos

Wikimedia

Robótica no Wikinotícias     Robótica no Commons
Notícias Imagens e mídias
Wikinews-logo.svg
Commons-logo.svg


Diretório de portais
Todos os portais da Wikipédia