Portal:Anarquia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
(Atualizar Conteúdos)
O PORTAL DO Anarchic a-white.svgNARQUISMO
 ver · editar Conteúdo selecionado relacionado ao anarquismo
Anarchy-symbol.svg
Anarquismo é uma ideologia política revolucionária que se opõe a todo tipo de dominação e hierarquia social, seja ela política, econômica, social ou cultural, como o Estado, o capitalismo, as instituições religiosas, o racismo, o sexismo e o patriarcado; o anarquismo também defende a autogestão, baseando-se fundamentalmente numa crítica da dominação. Os anarquistas defendem uma transformação social fundamentada em estratégias coerentes com seus fins, ou seja, através de movimentos e organizações libertárias e igualitárias nos moldes da sociedade que pretendem construir. Essas estratégias deverão permitir a transformação do sistema capitalista e estatista.

O anarquismo surgiu na segunda metade do século XIX, a partir da radicalização do mutualismo de Pierre-Joseph Proudhon no seio da Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT), durante o final da década de 1860. Entre 1868 e 1894, o anarquismo já havia se desenvolvido significativamente e também havia sido difundido globalmente, e exerceu, até 1949, grande influência entre os movimentos operários e revolucionários, embora tenha continuado a exercer influência significativa em diversos movimentos sociais do período pós-guerra até a contemporaneidade, entre fluxos e refluxos.

As posições dos anarquistas são heterogêneas e o anarquismo tem sido marcado por diversos debates e divergências. Os debates mais relevantes se dão em torno da defesa da autogestão e da estratégia. Com base em discussões estratégicas acerca da organização anarquista, das lutas de curto prazo e da violência, estabelecem-se duas correntes do anarquismo: o anarquismo insurrecionário e o anarquismo social ou de massas. O anarquismo insurrecionário afirma que as lutas de curto prazo por reformas e que os movimentos de massa organizados são incompatíveis como anarquismo, dando ênfase à propaganda pelo ato como o principal meio para despertar uma revolta espontânea revolucionária. Já o anarquismo social ou de massas enfatiza a noção de que apenas movimentos de massa podem ser capazes de provocar a transformação social desejada pelos anarquistas, e que tais movimentos, constituídos normalmente por meio de lutas por reformas e questões imediatas, devem contar com a presença dos anarquistas, que devem trabalhar no sentido de radicalizá-los e transformá-los em agentes revolucionários.
Atalho: WP:ANA
Portal:Anarquia/Mutirão Anarquista Wikipediano Portal:Anarquia/Acervo_de_imagens Portal:Anarquia/Citação Portal:Anarquia/Você_sabia Portal:Anarquia/Calendário histórico
Mutirão Anarquista Wikipediano Acervo de Imagens Banco de Citações Banco de Curiosidades Calendário Histórico
 ver · editar Artigo em Destaque
Edgard Leuenroth (crop).jpg
Edgard Frederico Leuenroth (1881 - 1968) foi um tipógrafo, jornalista, arquivista e propagandista, um dos mais notáveis anarquistas do período da Primeira República brasileira.

Fundou diversos jornais colaborando em diferentes funções junto a tantos outros. Esteve envolvido com os periódicos O Boi, O Alfa, Folha do Braz, O Trabalhador Gráfico, Portugal Moderno, A Terra Livre, A Lucta Proletária, A Folha do Povo, A Lanterna, A Guerra Social, O Combate, A Capital, Eclectica, Spartacus, A Plebe, Romance Jornal, Jornal dos Jornaes, A Noite, Ação Libertária e Ação Direta. Foi também fundador de diversas entidades vinculadas a imprensa, entre estas o Centro Typográphico de São Paulo, a União dos Trabalhadores Gráficos, a Associação Paulista de Imprensa e a Federação Nacional da Imprensa.

Em 1917 foi julgado e condenado como um dos articuladores da Greve Geral. Com o surgimento do Partido Comunista Brasileiro passou a ser atacado por Astrojildo Pereira, comunista ex-anarquista que tinha como meta ampliar a influência do partido através do controle e alinhamento dos sindicatos e dos meios de imprensa operários até então libertários, com a proposta autoritária bolchevique.

Foi responsável direto pela constituição de um dos maiores arquivos existentes sobre a memória dos movimentos operário e anarquista que hoje está sob os cuidados da Universidade de Campinas, levando o seu nome.

 ver · editar Imagem do Acervo


Copyleft Pirate symbol.svg
Imagem de Meitar

Bandeira com o símbolo anticapitalista do Copyleft acompanhado de espadas cruzadas tendo como fundo a bandeira negra anarquista. O Anarquismo e os direitos autorais é um dos tópicos propostos para discussão por diferentes grupos libertários como os italianos do Coletivo Wu Ming e os brasileiros do Coletivo Sabotagem.
 ver · editar Citação
Mary Wollstonecraft
A virtude pode florescer somente entre Iguais.
Mary Wollstonecraft, Reivindicação dos direitos dos homens (1790)
 ver · editar 28 de janeiro

Portal:Anarquia/Calendário histórico/28 de janeiro


Copyleft Pirate symbol.svg

→ Colabore para a ampliação deste calendário traduzindo os dados referentes ao dia 28 de janeiro do calendário anglófono The Daily Bleed, do calendário francófono L’Ephéméride Anarchiste ou do catalão Anarcoefemèrides.

 ver · editar Sabia que...
Albert libertad.jpg
  • ...o anarquista individualista Albert Libertad (na imagem) sofria de paralisia parcial das pernas por uma doença de infância, e costumava utilizar as muletas para acertar os policiais durante protestos?
  • ...os irmãos Élisée e Élie Reclus foram bibliotecários responsáveis pela biblioteca nacional da França durante a Comuna de Paris?
  • ...segundo o médico alemão Magnus Hirschfeld, Emma Goldman foi a primeira mulher a se manifestar em defesa dos relacionamentos entre homossexuais nos Estados Unidos?
  • ...durante um encontro no final da década de 1990 Jaime Cubero utilizou a metáfora do bonsai para definir o intelecto do cidadão mediano, constantemente podado, desde sua criação e por conta de sua dependência, pelas instituições atuais?
  • ...{{{dado5}}}
 ver · editar Categorias
 ver · editar Portais relacionados
 ver · editar Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com o Anarquismo na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.