Portal:Anarquia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

(Atualizar Conteúdos)
 ver·editar  Portal da Anarquia
Drapeau noir.svg
Anarquismo é uma ideologia política que tem como princípios a luta contra o corporativismo, o monopólio dos meios de produção e o Estado; o anarquismo coletivista também defende a autogestão, baseando-se fundamentalmente em uma crítica da dominação. Os anarquistas defendem uma transformação social fundamentada em estratégias coerentes com seus fins, que deverão permitir a transformação do sistema capitalista e estatista em um sistema socialista e autogestionário.

O anarquismo surgiu na segunda metade do século XIX, a partir da radicalização do mutualismo de Pierre-Joseph Proudhon no seio da Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT), durante o final da década de 1860. Entre 1868 e 1894, o anarquismo já havia se desenvolvido significativamente e também havia sido difundido globamente, e exerceu, até 1949, grande influência entre os movimentos operários e revolucionários, embora tenha continuado a exercer influência significativa em diversos movimentos sociais do período pós-guerra até a contemporaneidade, entre fluxos e refluxos.

As posições dos anarquistas são heterogêneas e o anarquismo tem sido marcado por diversos debates e divergências. Os debates mais relevantes se dão em torno da defesa da autogestão e da estratégia. Com base em discussões estratégicas acerca da organização anarquista, das lutas de curto prazo e da violência, estabelecem-se duas correntes do anarquismo: o anarquismo insurrecionário e o anarquismo social ou de massas. O anarquismo insurrecionário afirma que as lutas de curto prazo por reformas e que os movimentos de massa organizados são incompatíveis como anarquismo, dando ênfase à propaganda pelo ato como o principal meio para despertar uma revolta espontânea revolucionária. Já o anarquismo social ou de massas enfatiza a noção de que apenas movimentos de massa podem ser capazes de provocar a transformação social desejada pelos anarquistas, e que tais movimentos, constituídos normalmente por meio de lutas por reformas e questões imediatas, devem contar com a presença dos anarquistas, que devem trabalhar no sentido de radicalizá-los e transformá-los em agentes revolucionários.
Atalho: WP:ANA
Portal:Anarquia/Mutirão Anarquista Wikipediano Portal:Anarquia/Acervo_de_imagens Portal:Anarquia/Citação Portal:Anarquia/Você_sabia Portal:Anarquia/Calendário histórico
Mutirão Anarquista Wikipediano Acervo de Imagens Banco de Citações Banco de Curiosidades Calendário Histórico
 ver·editar Artigo em Destaque
Eugene.Dieudonne2.jpg
Eugène Camille Dieudonné (1884 - 1944) também conhecido como Aubertin foi um anarquista francês acusado judicialmente de participar das ações da organização ilegalista Bando Bonnot, após ser apontado pelo motorista do carro de transporte de valores do banco Société Générale como seu agressor.

Por esse motivo foi condenado junto com outros a morte na guilhotina, mas Graças aos esforços prévios dos membros Jules Bonnot, Octave Garnier e Raymond Callemin em demonstrar sua inocência, um recurso apresentado por seu advogado ao Presidente Raymond Poincaré foi aceito e sua pena foi modificada para trabalhos forçados perpétuos.

Em 1913 foi enviado para a prisão da ilha Saint Joseph na Guiana Francesa. Treze anos depois, em 1926, depois de duas tentativas de fuga frustradas conseguiu finalmente escapar em uma balsa feita de troncos de palmeiras para o Brasil.

Neste país rapidamente se envolveu em campanhas pela libertação de outros libertários presos, militância que o levou a uma segunda prisão. Mas diante da notoriedade que recebera passou a contar com apoiadores que o auxiliaram em sua libertação e seu retorno a França em 1927. Em 1930 publicou um livro de memórias sobre o tempo em que passou encarcerado chamado A Via dos Condenados. Em 1944 aos sessenta anos faleceu na cidade de Paris.

 ver·editar Imagem do Acervo


War-irak02.jpg
Imagem cedida por Alex35.

Anarco-punk em uma manifestação anti-capitalista contra as políticas de guerra do governo estadunidense em Setembro de 2001. O anarcopunk é uma vertente do movimento punk que consiste grupos organizados e pessoas que individualmente promovem o pensamento e a prática anarquista. Apesar de nem todos os punks apoiarem o anarquismo, este tem um papel importante na cultura punk, por sua vez a estética punk influenciou significativamente o anarquismo contemporâneo.

 ver·editar Citação
Luther Blissett
Os escravos do século XXI não precisam ser caçados, transportados e leiloados através de complexas e problemáticas redes comerciais de corpos humanos. Existe um monte deles formando filas e implorando por uma oportunidade de trocar suas vidas por um salário de miséria. O "desenvolvimento" capitalista alcançou um tal nível de sofisticação e crueldade que a maioria das pessoas no mundo tem de competir para serem exploradas, prostituídas ou escravizadas.
 ver·editar 12 de janeiro

Copyleft Pirate symbol.svg

→ Colabore para a ampliação deste calendário traduzindo os dados referentes ao dia 12 de janeiro do calendário anglófono The Daily Bleed, do calendário francófono L’Ephéméride Anarchiste ou do catalão Anarcoefemèrides.

 ver·editar Sabia que...
Edição de Dezembro de 1906 do Germinal
 ver·editar Listas relacionadas ao Anarquismo
 ver·editar Categorias
 ver·editar Portais relacionados
 ver·editar Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com o Anarquismo na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


 ver·editar Anarquismo no...