Portal:Direitos dos animais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Portal:Direitos Animais)
Ir para: navegação, pesquisa
Animallib.gif Bem-vindo ao Portal dos Direitos Animais

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

 ver·editar Introdução
Zigong People's Park Zoo.jpg

A defesa dos direitos animais, da libertação animal ou simplesmente abolicionismo [1] constitui um movimento que luta contra qualquer uso de animais não-humanos que os transforme em propriedades de seres humanos, ou seja, meios para fins humanos. É um movimento social radical[2] [3] que não se contenta em regular o uso "humanitário" de animais[4], mas que procura incluí-los numa mesma comunidade moral [5] que os humanos, fornecendos os interesses básicos aos animais, protegendo da dor, por exemplo, e dando a mesma consideração que os interesses humanos. [6] A reivindicação é de que os animais não sejam propriedade ou "recursos naturais" nem legalmente, nem moralmente justificáveis, pelo contrário deveriam ser considerados pessoas. [7] Os defensores dos direitos animais advogam o veganismo como forma de abolir a exploração animal de forma direta no dia-a-dia.

Ler mais acerca dos direitos animais...

 ver·editar Artigo destacado

Veganismo é uma filosofia de vida motivada por convicções éticas com base nos direitos animais, que procura evitar exploração ou abuso dos mesmos, através do boicote a atividades e produtos considerados especistas.

Etimologia

O termo inglês vegan (pronuncia-se vígan) foi criado em 1944, numa reunião organizada por Donald Watson (1910 - 2005) envolvendo 6 pessoas (após desfiliarem-se da The Vegetarian Society por diferenças ideológicas), onde ficou decidido criar uma nova sociedade (The Vegan Society) e adotar um novo termo para definir a si próprios.[8]

Trata-se de uma corruptela da palavra "vegetarian", em que se consideram as 3 primeiras letras e as 2 últimas para formar a palavra vegan.[8]

Em português se consideram as três primeiras e as três últimas letras (vegetariano), na formação do termo vegano (s.m. adepto do veganismo - fem. vegana). Tem sido usado também o termo veganista para se referir aos adeptos do veganismo.

Ideologia

Os veganos boicotam qualquer produto de origem animal (alimentar ou não), além de produtos que tenham sido testados em animais ou que incluam qualquer forma possível de exploração animal nos seus ingredientes ou processos de manufactura.

Para o vegano, animais não existem para os humanos, assim como o negro não existe para o branco nem a mulher para o homem. Cada animal é dono de sua própria vida, tendo assim o direito de não ser tratado como propriedade (enfeite, entretenimento, comida, cobaia, mercadoria, etc). Dessa forma veganos propõem uma analogia entre especismo, racismo, sexismo e outras formas de preconceito e discriminação. Preferem usar os termos "animais não-humanos" ou "seres sencientes", em vez de "irracionais".

Leia o artigo completo...

 ver·editar Você sabia...

...que o corante carmim é obtido através de insetos (cochonilha)?

 ver·editar Predefinições


Marcações

Ligações

  • {{Direitos animais}} - Para ser colocada nos artigos para indicar outros artigos existentes sobre direitos animais.
  • {{Portal-direitosanimais}} ou {{portal3|Direitos Animais}} - Para indicar a existência do portal de direitos animais e ligar os artigos a ele.
  • {{Marca de projeto}} - Para ser colocada no topo das páginas de discussão de artigos, anexos, predefinições, categorias e portais sobre direitos animais. Convém utilizar junto com {{AvançarDiscussão}} (esta sempre acima de qualquer predefinição da página), caso não conste na página.

Convites

Convites devem sempre serem postos na página de discussão do editor, e com a seguinte sintaxe: {{subst:Direitos animais/Convite|~~~~}} ou {{subst:Direitos animais/Convite interesse|~~~~}}. Podem ser escritos em letra minúscula também.

Userbox

Nome Userbox
Projeto Direitos animais

{{Wikipedia:Userbox/Projeto Direitos animais}}
quem tem?

Animallib.gif Este(a) usuário(a) participa do WikiProjeto: Direitos Animais.


 ver·editar Imagem destacada


 ver·editar Colabore


Expandir:

Esboços: Ver a categoria: !Esboços sobre direitos animais
Mínimos: Ver a categoria: !Artigos mínimos sobre direitos animais


Revisar/Reciclar:

Ver a categoria: !Artigos a revisar sobre direitos animais


Fundir:

Nenhum no momento.


Traduzir:

Steven M. Wise (artigo na en) | Robin Webb (artigo na en) | Caso do cachorro marrom (artigo na en) | Britches (macaco) (artigo na en) | Primatas da Universidade de Cambridge (artigo na en) | Buraco do desespero (artigo na en) | Macacos de Silver Spring (artigo na en) | Unnecessary Fuss (artigo na en)


Desenvolver:

Nenhum no momento.


Pedidos:

ANIMAL | Rancho dos Gnomos | Acção Animal | LPDA


Sem imagem:

Nenhum no momento.

 ver·editar Categorias


 ver·editar WikiProjectos

O WikiProjeto relacionado com os direitos animais é:




Referências

  1. MICHAEL, Steven. "Animal personhood: A Threat to Research", The Physiologist, Volume 47, N° 6, Dezembro de 2004.
  2. GUITHER, Harold D. Animal Rights: History and Scope of a Radical Social Movement. Southern Illinois University Press; reedição 1997. ISBN 0-8093-2199-8
  3. "Ética," Enciclopédia Britânica, 17 de Junho, 2006.
  4. "Ambientalismo," Enciclopédia Britânica, 17 de Junho, 2006.
  5. TAYLOR, Angus. Animals and Ethics: An Overview of the Philosophical Debate, Broadview Press, Maio de 2003. ISBN 1-55111-569-7
  6. "Animal rights," Enciclopédia Britânica, retirado em 16 de June, 2006.
  7. "'Personhood' Redefined: Animal Rights Strategy Gets at the Essence of Being Human", Association of American Medical Colleges, retirado 12 de Julho, 2006.
  8. a b The Vegan Society. «Vegan Society: History» (em inglês). Consultado em 6 de Março de 2009