Portal:Enxadrismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Principal   Enxadristas   Estudos   Competições   WikiProjeto
 ver · editar Portal de Enxadrismo


Eerste prijs Essent 2004 (33%).JPG

Enxadrismo br. ou xadrezismo pt. é tudo aquilo que está relacionado à prática do xadrez e aos enxadristas br. ou xadrezistaspt. de um modo geral.

Xadrez é um jogo de tabuleiro de natureza recreativa e competitiva para dois jogadores, sendo também conhecido como Xadrez Ocidental ou Xadrez Internacional para distingui-lo dos seus predecessores e de outras variantes da atualidade. A forma atual do jogo surgiu no Sudoeste da Europa na segunda metade do Século XV, durante o Renascimento, depois de ter evoluído de suas antigas origens persas e indianas. O Xadrez pertence à mesma família do Xiangqi e do Shogi e, segundo os historiadores do enxadrismobr. (ou xadrezismo pt.), todos eles se originaram do Chaturanga, que se praticava na Índia no Século VI d.C..

O xadrez é um dos jogos mais populares do mundo, sendo praticado por milhões de pessoas em torneios (amadores e profissionais), clubes, escolas, pela Internet, por correspondência e informalmente. Há uma estimativa de cerca de 605 milhões de pessoas em todo o mundo que sabem jogar xadrez e destas, 7,5 milhões são filiadas a uma das federações nacionais que existem em 160 países em todo o mundo.

Características de arte e ciência são encontradas nas composições enxadrísticas e em sua teoria que abrange aberturas, meio-jogo e finais, as fases em que subdividem o transcorrer do jogo. Na terminologia enxadrística, os jogadores de xadrez são conhecidos como enxadristasbr. (ou xadrezistas pt.). O xadrez sendo um jogo de estratégia e tática, não envolve o elemento sorte, com a única exceção relativa ao sorteio das cores no início do jogo (as brancas sempre fazem o primeiro lance), sendo especialmente conhecido por sua complexidade.

 ver · editar Artigo em destaque


Wilhelm Steinitz2.jpg
A vantagem do primeiro movimento no xadrez se refere ao possível benefício que o enxadrista que controla as peças brancas possui ao realizar o primeiro movimento em um jogo de xadrez. Enxadristas experientes e teoristas no geral defenderam a ideia de que as peças brancas começam o jogo com alguma vantagem sobre as pretas. Resultados estatísticos de jogos competitivos de xadrez coletados desde 1851 suportam essa observação, dado o fato de que as brancas pontuam em jogos de xadrez um pouco mais comumente do que as peças pretas (52-56% contra 48-44%, respectivamente). Essa percentagem é a mesma entre jogos competitivos entre humanos e entre computadores. Contudo, a vantagem das brancas é menos significante em jogos rápidos, bem como em jogos de xadrez entre enxadristas amadores.

Jogadores e teoristas de xadrez debateram por muito tempo se, dado um jogo perfeito em ambos os lados, na qual os enxadristas efetuam os melhores movimentos possíveis, o jogo deve terminar em uma vitória para as brancas ou em um empate. Desde ao menos 1889, quando o campeão Wilhelm Steinitz expôs suas razões sobre o assunto, o consenso é que um jogo perfeito resultaria em empate, mesmo com a vantagem das brancas no início. Porém, alguns enxadristas experientes alegam que a pequena vantagem que as peças brancas possuem pode ser o suficiente para forçar uma vitória: Weaver Adams e Vsevolod Rauzer argumentaram que as brancas estão vencendo após o movimento 1.e4, enquanto que Hans Berliner argumentou que 1.d4 dá uma chance maior de vitória para as brancas. É possível que, no futuro, computadores resolverão o debate através da determinação do resultado de um jogo perfeito de xadrez, como já foi feito para damas.

Mais artigos selecionados Leia mais...
 ver · editar Imagem em destaque


Bundesarchiv Bild 102-07977, Berlin, José Raul Capablanca bei Schachturnier.jpg
Crédito: desconhecido

Capablanca, durante uma partida simultânea em Berlim, 1929.

 ver · editar Você sabia?


Checkmate.jpg
  • ...Vera Menchik, a primeira campeã mundial, defendeu seu título com sucesso 6 vezes perdendo apenas 1 partida?


 ver · editar Equipamentos
 ver · editar Como posso colaborar?


Klopfholz mit Beiteln.jpg

Algumas coisas que você pode fazer:

 ver · editar Enxadrismo na História
 ver · editar Enxadrismo na Literatura
 ver · editar Enxadrismo no Cinema


 ver · editar Projetos Irmãos


Enxadrismo no Wikinotícias     Enxadrismo no Wikiquote     Enxadrismo no Wikilivros     Enxadrismo no Wikisource     Enxadrismo no Wikcionário     Enxadrismo no Commons
Notícias Citações Manuais & Livros Textos Definições Imagens
Wikinews-logo.svg
Wikiquote-logo.svg
Wikibooks-logo.svg
Wikisource-logo.svg
Wiktionary-logo.svg
Commons-logo.svg

Purgar