Portal:Santos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
 ver·editar Portal dos Santos

Santo (do termo latino sanctu, "estabelecido segundo a lei", "que se tornou sagrado") é tudo aquilo que é sagrado, ou seja, que está conforme os preceitos religiosos e a divindade. são as pessoas que desempenharam uma obra admirável, ou cuja vida serve de testemunho aos demais católicos. Na Igreja Ortodoxa e na Igreja Anglicana, pessoas reconhecidas por virtudes especiais podem receber, também, o título de Santo, porém a Igreja Católica foi a que mais gerou santos na sua História. Esse título denota que, além de grande caráter, a pessoa está na graça de Deus (no Céu), mas a falta desse reconhecimento formal não significa necessariamente que o indivíduo não seja um santo. Aqueles santos que não possuem o reconhecimento formal da Igreja Católica recebem o título de Santos Anônimos. Para celebrar a honra desses santos, foi instituído o Dia de Todos-os-Santos pelo Papa Gregório III.

 ver·editar Santo em destaque

Santa Beatriz da Silva (Campo Maior, 1424Toledo, 9 de Agosto de 1492), nascida D. Beatriz de Menezes da Silva, foi uma nobre portuguesa e santa católica, e, ainda, irmã do frade franciscano Beato Amadeu da Silva e fundadora da Ordem da Imaculada Conceição.

Beatriz era a oitava filha de D. Rui Gomes da Silva, alcaide da vila fronteiriça de Campo Maior, e de D. Isabel de Menezes, Condessa de Portalegre, filha de D. Pedro de Menezes, conde de Vila Real; assim, por via materna, descendia não só dessa casa senhorial, como também das dos condes de Ourém e Barcelos, linhagens antiquíssimas que tinham no Rei D. Sancho I de Portugal o seu remoto antepassado.

Descendente de reis e neta de senhor tão influente, foi desde cedo foi preparada para a vida na Corte, tornando-se dama da Infanta D. Isabel, Rainha de Leão e Castela, filha do Infante D. João, o penúltimo dos filhos do Rei D. João I de Portugal, a qual era quatro anos mais nova que Beatriz.

Num momento de enorme aflição, por haver invocado a Santíssima Virgem Maria esta apareceu-lhe e comunicou que a salvaria se Beatriz fundasse uma ordem religiosa que celebrasse o mistério da Sua Imaculada Conceição. Não lhe foi fácil fundar a Ordem religiosa, mas com o apoio da Rainha Isabel, a Católica, filha da rainha portuguesa D. Isabel, conseguiu enfim estabelecer a Ordem da Imaculada Conceição, usando um hábito azul e branco (as cores das vestes de Nossa Senhora da Conceição), destinada unicamente à contemplação. A bula Inter Universa, que autorizava a constituição das Monjas Concepcionistas, foi expedida pelo Papa Inocêncio VIII em 1489.

Para ver o artigo completo, clique aqui.
 ver·editar Imagem em destaque

Fatima 0751 (19182694573).jpg

A famosa imagem da Santíssima Virgem Maria, venerada na Capelinha das Aparições do Santuário de Fátima, em Portugal, sob o título de Nossa Senhora de Fátima, e a qual foi esculpida por José Ferreira Thedim com base na descrição feita pelos três pastorinhos, os videntes da Cova da Iria. São milhões os peregrinos que manifestam a sua enorme devoção a Nossa Senhora diante desta imagem.
 ver·editar Curiosidades

... que a mão de prata e o pé de bronze de São Melor foram ditos milagrosos por funcionar como se fossem apêndices naturais?

 ver·editar Santos por país

Para ver todas as subcategorias, clique em [+]

Santos por país
 ver·editar Ligações de interesse


 ver·editar Wikiprojetos

Portal:Santos é um subprojeto do Wikiprojeto:Catolicismo.

A sua missão é primariamente padronizar os artigos sobre pessoas veneradas por alguns cristãos como santos ou beato, e assegurar uma boa qualidade dos artigos.


 ver·editar Wikimedia
Santos no Wikinotícias     Santos no Wikiquote     Santos no Wikilivros     Santos no Wikisource     Santos no Wikcionário     Santos na Wikiversidade     Santos no Wikivoyage     Santos no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/SantosWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/SantosWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/SantosWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/SantosWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/SantosWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/SantosWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/SantosWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:SantosCommons-logo.svg
 ver·editar Portais relacionados
Coptic cross.svg
Sãopedro1.jpg
Religious symbols.svg
Portal:Cristianismo Portal:Catolicismo Portal:Religião