Portal:Santos
Portal dos Santos Santo (do termo latino sanctus, "estabelecido segundo a lei", "que se tornou sagrado") é tudo aquilo que é sagrado, ou seja, que está conforme os preceitos religiosos e a divindade. são as pessoas que desempenharam uma obra admirável, ou cuja vida serve de testemunho aos demais católicos. Na Igreja Ortodoxa e na Igreja Anglicana, pessoas reconhecidas por virtudes especiais podem receber, também, o título de Santo, porém a Igreja Católica foi a que mais gerou santos na sua História. Esse título denota que, além de grande caráter, a pessoa está na graça de Deus (no Céu), mas a falta desse reconhecimento formal não significa necessariamente que o indivíduo não seja um santo. Aqueles santos que não possuem o reconhecimento formal da Igreja Católica recebem o título de Santos Anônimos. Para celebrar a honra desses santos, foi instituído o Dia de Todos-os-Santos pelo Papa Gregório III.
Santo em destaque Santa Beatriz da Silva (Campo Maior, 1424 – Toledo, 9 de Agosto de 1492), nascida D. Beatriz de Menezes da Silva, foi uma nobre portuguesa e santa católica, e, ainda, irmã do frade franciscano Beato Amadeu da Silva e fundadora da Ordem da Imaculada Conceição. Beatriz era a oitava filha de D. Rui Gomes da Silva, alcaide da vila fronteiriça de Campo Maior, e de D. Isabel de Menezes, Condessa de Portalegre, filha de D. Pedro de Menezes, conde de Vila Real; assim, por via materna, descendia não só dessa casa senhorial, como também das dos condes de Ourém e Barcelos, linhagens antiquíssimas que tinham no Rei D. Sancho I de Portugal o seu remoto antepassado. Descendente de reis e neta de senhor tão influente, foi desde cedo foi preparada para a vida na Corte, tornando-se dama da Infanta D. Isabel, Rainha de Leão e Castela, filha do Infante D. João, o penúltimo dos filhos do Rei D. João I de Portugal, a qual era quatro anos mais nova que Beatriz. Num momento de enorme aflição, por haver invocado a Santíssima Virgem Maria esta apareceu-lhe e comunicou que a salvaria se Beatriz fundasse uma ordem religiosa que celebrasse o mistério da Sua Imaculada Conceição. Não lhe foi fácil fundar a Ordem religiosa, mas com o apoio da Rainha Isabel, a Católica, filha da rainha portuguesa D. Isabel, conseguiu enfim estabelecer a Ordem da Imaculada Conceição, usando um hábito azul e branco (as cores das vestes de Nossa Senhora da Conceição), destinada unicamente à contemplação. A bula Inter Universa, que autorizava a constituição das Monjas Concepcionistas, foi expedida pelo Papa Inocêncio VIII em 1489.
Imagem em destaque ![]() Pintura da Santíssima Virgem Maria sob o título de Nossa Senhora das Lágrimas, realizada de acordo com o relato das famosas aparições marianas (reconhecidas eclesiasticamente) recebidas pela Irmã Amália de Jesus Flagelado em Campinas, no Brasil.
Ligações de interesse
Santos do mês de Março
Curiosidades ... que a mão de prata e o pé de bronze de São Melor foram ditos milagrosos por funcionar como se fossem apêndices naturais?
Santos por país Para ver todas as subcategorias, clique em [+]
Wikiprojetos Portal:Santos é um subprojeto do Wikiprojeto:Catolicismo. A sua missão é primariamente padronizar os artigos sobre pessoas veneradas por alguns cristãos como santos ou beato, e assegurar uma boa qualidade dos artigos.
Wikimedia ![]() Imagens e mídia ![]() Definições ![]() Livros didáticos e manuais ![]() Notícias ![]() Citações ![]() Biblioteca ![]() Recursos de aprendizado
Portais relacionados
|