Portal:Grécia Antiga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
 ver·editar Portal da Grécia Antiga
Ganymede Louvre.jpg

Grécia Antiga é o termo geralmente usado para descrever o mundo antigo grego e áreas próximas (tais como Chipre, Anatólia, sul da Itália, da França e costa do mar Egeu, além de assentamentos gregos no litoral de outros países, como o Egito). Tradicionalmente, a Grécia Antiga abrange desde 1 100 a.C. (período posterior à invasão dórica) até à dominação romana em 146 a.C., contudo deve-se lembrar que a história da Grécia inicia-se desde o período paleolítico, perpassando a Idade do Bronze com as civilizações Cicládica (3000-2 000 a.C.), minoica (3000-1 400 a.C.) e micênica (1600-1 200 a.C.); alguns autores utilizam de outro período, o período pré-homérico (2000-1 200 a.C.), para incorporar mais um trecho histórico a Grécia Antiga.

Os antigos gregos autodenominavam-se helenos, e a seu país chamavam Hélade, nunca tendo chamado a si mesmos de gregos nem à sua civilização Grécia, pois ambas essas palavras são latinas, tendo sido-lhes atribuídas pelos romanos. O país homônimo hoje existente (ver República Helênica) descende desta, embora, como já dito acima, o termo Grécia Antiga abrange demais locais.

A cultura grega clássica, especialmente a filosofia, teve uma influência poderosa sobre o Império Romano, que espalhou a sua versão dessa cultura para muitas partes da região do Mediterrâneo e da Europa, razão pela qual a Grécia Clássica é geralmente considerada a cultura seminal da cultura ocidental moderna.





 ver·editar Artigos selecionados
Afresco de Cnossos "damas em Azul", do palácio de Cnossos

A Civilização Minoica surgiu durante a Idade do Bronze Grega em Creta, a maior ilha do Mar Egeu, e floresceu aproximadamente entre os séculos XXX e XV a.C. Foi redescoberta no começo do século XX durante as expedições arqueológicas do britânico Arthur Evans. O historiador Will Durant refere-se à civilização como "o primeiro elo da cadeia europeia". Os primeiros habitantes de Creta remontam a pelo menos 128 000 a.C., durante o Paleolítico Médio. No entanto, os primeiros sinais de práticas agrícolas não surgiram antes de 5 000 a.C., caracterizando então o começo da civilização.

Com a introdução do cobre em torno de 2 700 a.C. foi possível o início da manufatura de bronze. A partir deste marco a civilização desenvolveu-se gradativamente pelos séculos seguintes, irradiando sua cultura para boa parte dos povos do mediterrâneo oriental. Sua história apresentou períodos de conturbação interna, possivelmente causados por desastres naturais, que culminaram na destruição da maior parte de seus centros urbanos. Por volta de 1 400 a.C., enfraquecidos internamente, os minoicos foram totalmente assimilados pelos habitantes do continente grego, os micênicos, que repovoaram alguns dos principais assentamentos na ilha e fizeram com que esta prosperasse por mais alguns séculos.



 ver·editar Categorias


 ver·editar Imagem selecionada
Kallimarmaron NW.JPG

O Estádio Panatenaico, também chamado Calimármaro, é um estádio de atletismo situado em Atenas, sendo um dos estádios mais antigos do mundo.

 ver·editar Você sabia?
 ver·editar Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Grécia Antiga na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


 ver·editar Grécia em Tópicos
 ver·editar Portais relacionados
 ver·editar Wikimedia
Grécia Antiga no Wikinotícias     Grécia Antiga no Wikiquote     Grécia Antiga no Wikilivros     Grécia Antiga no Wikisource     Grécia Antiga no Wikcionário     Grécia Antiga na Wikiversidade     Grécia Antiga no Wikivoyage     Grécia Antiga no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Gr%C3%A9cia_AntigaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Gr%C3%A9cia_AntigaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Gr%C3%A9cia_AntigaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Gr%C3%A9cia_AntigaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Gr%C3%A9cia_AntigaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Gr%C3%A9cia_AntigaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Gr%C3%A9cia_AntigaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Gr%C3%A9cia_AntigaCommons-logo.svg