Portal:Grécia Antiga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
 ver·editar Portal da Grécia Antiga
Ganymede Louvre.jpg

Grécia Antiga é o termo geralmente usado para descrever o mundo antigo grego e áreas próximas (tais como Chipre, Anatólia, sul da Itália, da França e costa do mar Egeu, além de assentamentos gregos no litoral de outros países, como o Egito). Tradicionalmente, a Grécia Antiga abrange desde 1 100 a.C. (período posterior à invasão dórica) até à dominação romana em 146 a.C., contudo deve-se lembrar que a história da Grécia inicia-se desde o período paleolítico, perpassando a Idade do Bronze com as civilizações Cicládica (3000-2 000 a.C.), minoica (3000-1 400 a.C.) e micênica (1600-1 200 a.C.); alguns autores utilizam de outro período, o período pré-homérico (2000-1 200 a.C.), para incorporar mais um trecho histórico a Grécia Antiga.

Os antigos gregos autodenominavam-se helenos, e a seu país chamavam Hélade, nunca tendo chamado a si mesmos de gregos nem à sua civilização Grécia, pois ambas essas palavras são latinas, tendo sido-lhes atribuídas pelos romanos. O país homônimo hoje existente (ver República Helênica) descende desta, embora, como já dito acima, o termo Grécia Antiga abrange demais locais.

A cultura grega clássica, especialmente a filosofia, teve uma influência poderosa sobre o Império Romano, que espalhou a sua versão dessa cultura para muitas partes da região do Mediterrâneo e da Europa, razão pela qual a Grécia Clássica é geralmente considerada a cultura seminal da cultura ocidental moderna.





 ver·editar Artigos selecionados
Zeus, Busto em Otricoli (Sala Rotonda, Museu Pio-Clementino, Vaticano). Cópia romana de original grego, século IV

Mitologia grega é o estudo dos conjuntos de narrativas relacionadas aos mitos dos gregos antigos, de seus significados e da relação entre eles e os povos — consideradas, com o advento do cristianismo, como meras ficções alegóricas. O mito grego explica as origens do mundo e os pormenores das vidas e aventuras de uma ampla variedade de deuses, deusas, heróis, heroínas e outras criaturas mitológicas.

Ao longo dos tempos esses mitos foram expressos através de uma extensa coleção de narrativas, que constituem a literatura grega e também na representação de outras artes, como a pintura da Grécia Antiga e a pintura vermelha em cerâmica grega. Inicialmente divulgados em tradição oral-poética, atualmente esses mitos são tratados apenas como parte da literatura grega. Essa literatura abrange as mais conhecidas fontes literárias da Grécia Antiga: os poemas épicos Ilíada e Odisseia (ambos atribuídos a Homero e que focam sobre os acontecimentos em torno da Guerra de Troia, destacando a influência de deuses e de outros seres), e também a Teogonia e Os Trabalhos e os Dias, ambos produzidos por Hesíodo. Os mitos também estão preservados nos hinos homéricos, em fragmentos de poemas do Ciclo Épico, na poesia lírica, no âmbito dos trabalhos das tragédias do século V a.C., nos escritos de poetas e eruditos do período helenístico e em outros documentos de poetas do Império Romano, como Plutarco e Pausânias.



 ver·editar Categorias


 ver·editar Imagem selecionada
Cavalcade west frieze Parthenon BM.jpg

O friso do Partenon ou friso das Panateneias, um friso esculpido que originalmente rodeava o sékos (parte fechada) do Partenon, na Acrópole de Atenas, Grécia.


 ver·editar Você sabia?
 ver·editar Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Grécia Antiga na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


 ver·editar Grécia em Tópicos
 ver·editar Portais relacionados
 ver·editar Wikimedia
Grécia Antiga no Wikinotícias     Grécia Antiga no Wikiquote     Grécia Antiga no Wikilivros     Grécia Antiga no Wikisource     Grécia Antiga no Wikcionário     Grécia Antiga na Wikiversidade     Grécia Antiga no Wikivoyage     Grécia Antiga no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Gr%C3%A9cia_AntigaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Gr%C3%A9cia_AntigaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Gr%C3%A9cia_AntigaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Gr%C3%A9cia_AntigaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Gr%C3%A9cia_AntigaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Gr%C3%A9cia_AntigaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Gr%C3%A9cia_AntigaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Gr%C3%A9cia_AntigaCommons-logo.svg