Portal:Catolicismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

Este Portal está on-line desde 1° de agosto de 2010
 ver·editar Portal do Catolicismo

Catolicismo (do grego καθολικος, translit.: katholikos; com o significado de "geral" ou "universal") é um termo amplo para o corpo da fé católica, a sua teologia, doutrinas, liturgia, príncipios éticos, e características comportamentais, bem como um povo religioso como um todo. O termo catolicismo é "usado geralmente para uma experiência específica do cristianismo compartilhada por cristãos que vivem em comunhão com a Igreja de Roma." Muitos dos principais credos (definições de fé semelhantes a preces) cristãos, nomeadamente o Credo dos Apóstolos e o Credo Niceno utilizam este termo.

As suas características distintivas são a aceitação da autoridade e primado do Papa, o Bispo de Roma. No entanto outras igrejas também afirmam ser "católicas", como a ortodoxa bizantina, e as igrejas ortodoxas orientais, a Igreja Assíria do Oriente, a Velha Igreja Católica e as igrejas da Comunhão Anglicana.

Crystal 128 forward.png
Saiba mais...


 ver·editar Artigo destacado
A Basílica de Nossa Senhora do Rosário, a Colunata, a Capelinha das Aparições, o Monumento ao Coração de Jesus e o Recinto de Oração com peregrinos.

O Santuário de Fátima, formalmente intitulado pela Igreja Católica como Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, é um santuário mariano dedicado a Nossa Senhora de Fátima, localizado na Cova da Iria, na cidade de Fátima, concelho de Ourém, em Portugal.

O Santuário de Fátima é, por excelência, um local de peregrinação cristã e devoção católica, preservando a memória dos acontecimentos que levaram à sua fundação, nomeadamente as aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhosLúcia dos Santos, Francisco e Jacinta Marto – em 1917. A sua magnitude e relevância do ponto de vista religioso é de há muito consensualmente reconhecida, nacional e internacionalmente. Por vontade expressa da Santa Sé Apostólica, este é um Santuário Nacional. É também um dos mais importantes santuários marianos do mundo pertencentes à Igreja Católica e de maior destino internacional de turismo religioso, recebendo cerca de seis milhões de visitantes por ano. Foi distinguido com três rosas de ouro papais e visitado pelos Papas Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991 e 2000), Bento XVI (2010) e Francisco (2017).

A sua edificação iniciou-se em 1919 com a construção da Capelinha das Aparições; ao longo dos anos o santuário foi sendo expandido, contando hoje com duas basílicas, o que representou um aumento significativo da capacidade de acolhimento de peregrinos em recinto coberto. Contudo, os diversos planos urbanísticos criados para ordenar seu crescimento tiveram pouco efeito prático, e o complexo que se vê atualmente é fruto mais de intervenções pontuais que atendiam a necessidades do momento do que de um planeamento unificado e de longo prazo. Por outro lado, o poderoso impulso gerado pelo Santuário de Fátima foi responsável pelo crescimento exponencial de uma zona do país até aí muito pouco desenvolvida.

Estilisticamente diversificado, integrando construções de caráter revivalista a par de outras de cariz mais atual, o Santuário de Fátima é composto principalmente pela Capelinha das Aparições, o Recinto de Oração (exterior), a Basílica de Nossa Senhora do Rosário e a respetiva Colunata, a vasta Basílica da Santíssima Trindade, as casas de retiros de Nossa Senhora do Carmo e de Nossa Senhora das Dores, uma Via Sacra nos Valinhos e o Centro Pastoral Paulo VI. Conta também com espaços culturais e diversas outras edificações para os setores administrativos, acolhimento de peregrinos, atendimento médico, comércio, encontros e congressos, e outras atividades. O santuário teve ainda o contributo de artistas de várias gerações, nacionais e internacionais, que para aí realizaram um numeroso e diversificado conjunto de obras.

Crystal 128 forward.png
Leia o artigo completo...


 ver·editar Imagem destacada
A Chronicle of England - Page 025 - Augustine Preaching Before King Ethelbert.jpg

Agostinho pregando ao rei Etelberto e sua corte


 ver·editar Categorias


 ver·editar Você sabia...
  • ... que a Igreja Católica possui um bilhão e quase quinhentos milhões de fiéis, ou seja, mais de um sexto da população mundial?
  • ... que a característica distintiva da Igreja Católica é a aceitação da autoridade e primado do Papa, o Bispo de Roma?
  • ... que a unidade geográfica e organizacional fundamental da Igreja Católica é a diocese?
  • ... que nas Igrejas Católicas do Oriente, diocese é denominada eparquia?


 ver·editar Como colaborar!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com o Catolicismo na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

   Como ajudar?   


 ver·editar Projetos
 ver·editar Relacionados
 ver·editar Wikimedia
Catolicismo no Wikinotícias     Catolicismo no Wikiquote     Catolicismo no Wikilivros     Catolicismo no Wikisource     Catolicismo no Wikcionário     Catolicismo na Wikiversidade     Catolicismo no Wikivoyage     Catolicismo no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/CatolicismoWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/CatolicismoWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/CatolicismoWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/CatolicismoWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/CatolicismoWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/CatolicismoWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/CatolicismoWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:CatolicismoCommons-logo.svg
 ver·editar Veja também
Recarregue o conteúdo desta página