Portal:Segunda Guerra Mundial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas por tema · Glossários · Índice A-Z

Existem 6082 artigos relacionados à Segunda Guerra Mundial
 ver·editar PORTAL DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL


WW2Montage.PNG

A Segunda Guerra Mundial foi um conflito militar que tomou proporções globais, ocorrido entre os anos de 1939 e 1945, tendo iniciado com dois conflitos separados: o primeiro na Ásia em 1937 (Segunda Guerra Sino-Japonesa) e o outro começou na Europa em 1939 (Invasão da Polônia).

A guerra foi travada entre as forças do Eixo e as forças dos Aliados. Foi certamente o maior conflito da História, sendo mobilizados mais de 100 milhões de soldados de todas as nacionalidades e foi também o mais sangrento, vitimando 70 milhões de pessoas, a maioria destas eram civis.

O final do conflito teve como desfecho a vitória dos Aliados e a criação de duas superpotências: os Estados Unidos e a União Soviética, sendo formado entre estes um novo conflito chamado de Guerra Fria que durou por 45 anos.



Atualizar informações
 ver·editar Artigo destacado


Chinese killed by Japanese Army in a ditch, Hsuchow.jpg
Os crimes de guerra do Japão Imperial ocorreram durante o período do imperialismo japonês. Holocausto Asiático, atrocidades de guerra japonesas ou simplesmente crimes de guerra japoneses também são expressões usadas em referência a estes crimes de guerra. Algumas destas atrocidades foram cometidas por militares do Império do Japão em fins do século XIX, embora a grande maioria tenha ocorrido do início do Período Showa (nome dado ao reinado do imperador Hirohito) até a derrota militar dos japoneses, em 1945, encerrando a Segunda Guerra Mundial.

Historiadores e governos de muitos países consideram as forças militares japonesas, particularmente o Exército Imperial Japonês e a Marinha Imperial Japonesa, responsáveis por assassinatos e outros crimes cometidos contra vários milhões de civis e prisioneiros de guerra. O governo do Japão, embora tenha reconhecido que houve excessos cometidos por suas tropas, jamais apresentou um pedido formal de desculpas pelos crimes de guerra.


 ver·editar Batalha em destaque


USS Yorktown sendo atingido por aviões japoneses.
A Batalha de Midway travada no Oceano Pacífico entre os dias 4 e 7 de junho de 1942 entre as forças japonesas e os Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. Esta batalha ocorreu seis meses após o ataque japonês a Pearl Harbor, sendo o início da Guerra do Pacífico.

O término da batalha teve como resultado a vitória dos norte-americanos, tendo causado a perda de quatro porta-aviões e um cruzador japonês, enquanto que os norte-americanos perderam um porta avião e um destróyer. Este resultado acabou por frustrar a tentativa de invasão e ocupação do atol de Midway, comprometendo daquele dia em diante até o término da guerra a capacidade das forças japonesas, tanto em ar, quanto no mar.



27 de agosto:

  • 1942 - As forças soviéticas iniciam um contra ataque partindo do Bolsão de Leningrado, indo em direção de Schluesselburg e Volchov.

Nasceram neste dia…


Morreram neste dia…


Outros dias: 25 · 26 · 27 · 28 · 29Ver todos


 ver·editar Categorias



 ver·editar Biografia em destaque


Bundesarchiv Bild 183-L09694, Werner Mölders.jpg
Werner Mölders (Gelsenkirchen, 18 de Março de 1913 - 22 de Novembro de 1941) foi um piloto alemão da luftwaffe durante a Segunda Guerra Mundial e um ás da aviação na Guerra Civil Espanhola. Mölders foi o primeiro da história da aviação a ter conseguido mais de 100 vitórias, tendo voado mais 400 missões de combate (cerca de 100 na Espanha), onde obteve 115 vitórias confirmadas.

Mölders entrou na Luftwaffe em 1934 aos 21 anos. Em 1938, ele voluntariou-se para a Legião Condor, que apoiou os nacionalistas do general Francisco Franco na Guerra Civil Espanhola, e abateu 15 aviões. Na Segunda Guerra Mundial, ele perdeu dois companheiros na Batalha de França e na Batalha da Grã-Bretanha, mas derrubou 53 aviões inimigos. Contando com 68 vitórias, Mölders e sua unidade, a Jagdgeschwader 51 (JG 51), foram transferidos para a Frente Oriental em junho de 1941 para a abertura da Operação Barbarossa. Ao final de 22 de junho de 1941, o primeiro dia da Barbarossa, ele havia acrescentado mais quatro vitórias para o seu registro e uma semana depois, Mölders superou recorde de Manfred von Richthofen com 80 vitórias. Em meados de julho, ele tinha 100.


 ver·editar Imagem em destaque


Buchenwald Slave Laborers Liberation.jpg
Credito: Pvt. H. Miller, Exército dos Estados Unidos

Trabalhadores escravizados em Buchenwald, um dos campos de concentração nazistas; a libertação do campo ocorreu em abril de 1945 pela 80ª Divisão do Exército dos Estados Unidos. Cerca de 250.000 pessoas foram encarceradas em Buchenwald. Embora tecnicamente não fosse um campo de extermínio, uma estimativa coloca o número de mortes lá em 56.000.

 ver·editar Você sabia que...


  • ...o U-106 foi um dos submarinos alemãs mais bem sucedidos durante a Segunda Guerra Mundial, afundando 22 embarcações Aliadas?
  • ... a 7ª Divisão Panzer foi a unidade militar a conseguir percorrer a maior distância em território inimigo num único dia, alcançando 350Km na França indo da Alemanha até Dunquerque?
 ver·editar Citações


"Ontem, 7 de dezembro de 1941 - uma data que viverá na infâmia - os Estados Unidos da América foram súbita e deliberadamente atacados pelas forças navais e aéreas do Império do Japão."
Franklin Delano Roosevelt, 8 de Dezembro de 1941
 ver·editar Coisas para fazer
 ver·editar Portais relacionados
 ver·editar WikiProjetos


P military green.png

Os temas referentes a Segunda Guerra Mundial estão no âmbito do Wikiprojeto História Militar, que tem por objetivo reunir os usuários que possuem interesse nos assuntos militares para melhorar a qualidade e padronizar os artigos e portais relacionados, além de criar novos que sejam fundamentais para a Wikipédia. Acesse a página do projeto e ajude a melhorar o conteúdo na área de sua preferência.



 ver·editar Outros projetos da Wikimedia