Portal:Segunda Guerra Mundial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

Existem 6083 artigos relacionados à Segunda Guerra Mundial
 ver·editar PORTAL DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL


WW2Montage.PNG

A Segunda Guerra Mundial foi um conflito militar que tomou proporções globais, ocorrido entre os anos de 1939 e 1945, tendo iniciado com dois conflitos separados: o primeiro na Ásia em 1937 (Segunda Guerra Sino-Japonesa) e o outro começou na Europa em 1939 (Invasão da Polônia).

A guerra foi travada entre as forças do Eixo e as forças dos Aliados. Foi certamente o maior conflito da História, sendo mobilizados mais de 100 milhões de soldados de todas as nacionalidades e foi também o mais sangrento, vitimando 70 milhões de pessoas, a maioria destas eram civis.

O final do conflito teve como desfecho a vitória dos Aliados e a criação de duas superpotências: os Estados Unidos e a União Soviética, sendo formado entre estes um novo conflito chamado de Guerra Fria que durou por 45 anos.



Atualizar informações
 ver·editar Artigo destacado


Rows of bodies of dead inmates fill the yard of Lager Nordhausen, a Gestapo concentration camp.jpg
A palavra Holocausto (em grego antigo: ὁλόκαυστον, ὁλον [todo] + καυστον [queimado]) tem origens remotas em sacrifícios e rituais religiosos da Antiguidade, em que plantas e animais (e até mesmo seres humanos) eram oferecidos às divindades, sendo completamente queimados durante o ritual. A partir desse uso, holocausto quer dizer cremação dos corpos (não necessariamente animais).

A partir do século XIX a palavra holocausto passou a designar grandes catástrofes e massacres, até que após a Segunda Guerra Mundial o termo Holocausto (com inicial maiúscula) foi utilizado especificamente para se referir ao extermínio de milhões de pessoas que faziam parte de grupos politicamente indesejados pelo então regime nazista fundado por Adolf Hitler. Havia judeus, militantes comunistas, homossexuais, ciganos, eslavos, deficientes motores, deficientes mentais, prisioneiros de guerra soviéticos, membros da elite intelectual polaca, russa e de outros países do Leste Europeu, além de activistas políticos, Testemunhas de Jeová, alguns sacerdotes católicos, alguns membros mórmons e sindicalistas, pacientes psiquiátricos e criminosos de delito comum.

Mais tarde, no correr do julgamento dos responsáveis por esse extermínio, o termo foi sendo aos poucos adotado somente para se referir ao massacre dos judeus durante o regime nazista.

Todos esses grupos pereceram lado a lado nos campos de concentração e de extermínio, de acordo com textos, fotografias e testemunhos de sobreviventes, além de uma extensa documentação deixada pelos próprios nazistas com o saldo de registros estatísticos de vários países sob ocupação. Hoje, já se sabe aproximadamente o número de mortes. Morreram 17 milhões de soviéticos (sendo 9,5 milhões de civis); 6 milhões de judeus; 5,5 milhões de alemães (3 milhões de civis); 4 milhões de poloneses (3 milhões de civis); 2 milhões de chineses; 1,6 milhão de iugoslavos; 1,5 milhão de japoneses; 535 000 franceses (330 000 civis); 450 000 italianos (150 000 civis); 396 000 ingleses e 292 000 soldados norte-americanos.


 ver·editar Batalha em destaque


[[Imagem:|200px|]]
A Batalha de Stalingrado (português brasileiro) ou Batalha de Estalinegrado (português europeu) foi uma operação militar conduzida pelos alemães e seus aliados contra as forças russas pela posse da cidade de Stalingrado (atual Volgogrado), às margens do rio Volga, na antiga União Soviética, entre 17 de julho de 1942 e 2 de fevereiro de 1943, durante a Segunda Guerra Mundial. A batalha foi o ponto de virada na frente leste da guerra, marcando o limite da expansão alemã no território soviético e é considerada a maior e mais sangrenta batalha de toda a História, causando a morte e ferimentos em cerca de dois milhões de soldados e civis.

Marcada por sua extrema brutalidade e desrespeito às perdas militares e civis de ambos os lados, a ofensiva alemã sobre a cidade de Stalingrado, a batalha dentro da cidade e a contra-ofensiva soviética que cercou e destruiu todo o 6º Exército alemão e outras forças do Eixo, foi a segunda derrota em larga escala da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial e a mais decisiva; a partir daí, a ofensiva passou totalmente para as mãos dos soviéticos até a vitória final contra o Terceiro Reich, em 8 de maio de 1945.




  • 1942 - Um grande número de soldados russos são liquidados na cidade de Rostov e arredores após os alemães terem tomado a cidade.
  • 1943 - A RAF realiza o primeiro de diversos bombardeios devastadores que atingem inicialmente a cidade de Hamburgo, matando cerca de 40 000 civis alemães.
  • 1944 - Os soldados russos ocupam Hungerberg e Riigi.

Os soldados russos ocupam Lublink, Polônia.

  • 1944 - Os russos fazem a travessia do rio San a noroeste de Lvov.
  • 1944 - O 3º Exército Báltico, contando com 20 divisões, enfrenta as tropas alemãs em Narva.

Nasceram neste dia…


Morreram neste dia…



 ver·editar Categorias



 ver·editar Biografia em destaque


Churchill HU 90973.jpg
Sir Winston Leonard Spencer-Churchill KG, OM, CH, TD, PC, DL, FRS, Hon. RA (Oxfordshire, 30 de novembro de 1874Londres, 24 de janeiro de 1965) foi um político conservador e estadista britânico, famoso principalmente por sua atuação como primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial. Ele foi primeiro-ministro britânico por duas vezes (1940-45 e 1951-55). Orador e estadista notável, ele também foi oficial no Exército Britânico, historiador, escritor e artista. Ele é o único primeiro-ministro britânico a ter recebido o Prêmio Nobel de Literatura e a cidadania honorária dos Estados Unidos.

Durante sua carreira no exército, Churchill pôde assistir à ação militar na Índia britânica, no Sudão e na Segunda Guerra dos Bôeres (1899-1902). Ganhou fama e notoriedade como correspondente de guerra através dos livros que escreveu descrevendo as campanhas militares. Ele serviu brevemente no Exército britânico no Fronte Ocidental, durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), comandando o 6º Batalhão dos Fuzileiros Reais Escoceses.


 ver·editar Imagem em destaque


Waldenburg1945edit.jpg
Credito: 2d Lt. Jacob Harris, Exército dos Estados Unidos

Soldados de infantaria do 255ª Regimento de Infantaria descendo uma rua em Waldenburg, Baden-Württemberg, na Alemanha, em busca de um foragido.

 ver·editar Você sabia que...


  • ...o U-106 foi um dos submarinos alemãs mais bem sucedidos durante a Segunda Guerra Mundial, afundando 22 embarcações Aliadas?
  • ... a 7ª Divisão Panzer foi a unidade militar a conseguir percorrer a maior distância em território inimigo num único dia, alcançando 350Km na França indo da Alemanha até Dunquerque?
 ver·editar Citações


"Nenhum bombardeiro inimigo pode atingir o Ruhr. Se um atingir o Ruhr, meu nome não é Göring. Podem me chamar de Meyer."
Hermann Göring, Setembro de 1939
 ver·editar Coisas para fazer
 ver·editar Portais relacionados
 ver·editar WikiProjetos


P military green.png

Os temas referentes a Segunda Guerra Mundial estão no âmbito do Wikiprojeto História Militar, que tem por objetivo reunir os usuários que possuem interesse nos assuntos militares para melhorar a qualidade e padronizar os artigos e portais relacionados, além de criar novos que sejam fundamentais para a Wikipédia. Acesse a página do projeto e ajude a melhorar o conteúdo na área de sua preferência.



 ver·editar Outros projetos da Wikimedia


Cronologia
Aspectos
Aspectos Gerais
Impacto na Civilização
Categoria · Portal