Portal:Segunda Guerra Mundial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Existem 6098 artigos relacionados à Segunda Guerra Mundial
Portal da Segunda Guerra MundialVerEditar
WW2Montage.PNG

A Segunda Guerra Mundial foi um conflito militar que tomou proporções globais, ocorrido entre os anos de 1939 e 1945, tendo iniciado com dois conflitos separados: o primeiro na Ásia em 1937 (Segunda Guerra Sino-Japonesa) e o outro começou na Europa em 1939 (Invasão da Polônia).

A guerra foi travada entre as forças do Eixo e as forças dos Aliados. Foi certamente o maior conflito da História, sendo mobilizados mais de 100 milhões de soldados de todas as nacionalidades e foi também o mais sangrento, vitimando 70 milhões de pessoas, a maioria destas eram civis.

O final do conflito teve como desfecho a vitória dos Aliados e a criação de duas superpotências: os Estados Unidos e a União Soviética, sendo formado entre estes um novo conflito chamado de Guerra Fria que durou por 45 anos.

Artigo destacadoVerEditar


Birkenau gate.JPG
Auschwitz é o nome de uma rede de campos de concentração localizados no sul da Polônia operados pelo Terceiro Reich nas áreas polonesas anexadas pela Alemanha Nazista, maior símbolo do Holocausto perpetrado pelo nazismo durante a Segunda Guerra Mundial. A partir de 1940, o governo de Adolf Hitler construiu vários campos de concentração e um campo de extermínio nesta área. A razão direta para sua construção foi o fato de que as prisões em massa de judeus, especialmente poloneses, por toda a Europa que ia sendo conquistada pelas tropas nazistas, excediam em grande número a capacidade das prisões convencionais até então existentes. Ele foi o maior dos campos de concentração nazistas, consistindo de Auschwitz I (Stammlager, campo principal e centro administrativo do complexo); Auschwitz II–Birkenau (campo de extermínio), Auschwitz III–Monowitz, e mais 45 campos satélites.

Por um longo tempo, Auschwitz era o nome alemão dado a Oświęcim, na Baixa Polônia, a cidade em volta da qual os campos eram localizados. Ele tornou-se novamente oficial após a invasão da Polônia pela Alemanha em setembro de 1939. "Birkenau", a tradução alemã para Brzezinka (floresta de bétulas), referia-se originalmente a uma pequena vila polonesa que foi destruída para que o campo pudesse ser construído.

Em 27 de abril de 1940, Heinrich Himmler, o Reichsführer da SS, deu ordens para que a área dos antigos alojamentos da artilharia do exército, no local agora oficialmente nominado Auschwitz, ex-Oświęcim, fosse transformada em campos de concentração.


Biografia em destaqueVerEditar


Arthur Percival.jpg
Arthur Ernest Percival OB, OSD, Mb, OEB, MC, OV, St.J, DL, (Aspenden, 26 de dezembro de 1887Londres, 31 de janeiro de 1966 ) foi um generalbritânico, comandante das forças armadas da Comunidade Britânica na Malásia, Sudeste Asiático, quando da rendição de Singapura ao exército invasor japonês em fevereiro de 1942, durante a Segunda Guerra Mundial.

A rendição das tropas britânicas a um exército inimigo invasor em número muito inferior de soldados é considerada a maior capitulação da história do Império Britânico e minou permanentemente o prestígio do poder imperial da Grã-Bretanha no Extremo Oriente.

Antes da eclosão da Guerra do Pacífico, o general de brigada Percival foi o chefe de estado-maior do 1º Corpo da Força Expedicionária Britânica entre 1939 e 1940. No meio daquele ano foi transferido para o comando de uma divisão em Essex, não participando da luta do corpo expedicionário em terras francesas. Após a retirada de Dunquerque, Percival pediu um comando efetivo de tropas ao Gabinete de Guerra e passou os nove meses seguintes como principal responsável pela fortificação militar de 90 km de praias inglesas, em preparo para a esperada invasão nazista às Ilhas Britânicas.


Batalha em destaqueVerEditar


GuadTenaruSandbar.jpg
A Batalha do Tenaru foi uma batalha terrestre, travada em 21 de agosto de 1942 na ilha de Guadalcanal, entre o Império do Japão e as forças aliadas (maioritariamente fuzileiros estadunidenses), no âmbito da Guerra do Pacífico na Segunda Guerra Mundial. Na batalha, as forças aliadas, comandadas pelo major-general Alexander Vandegrift do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos da América, repeliram com sucesso um assalto noturno às suas posições junto a Henderson Field, um aeródromo que havia sido capturado pelas forças aliadas durante os desembarques na ilha em 7 de agosto, levado a cabo por forças comandadas pelo coronel Kiyonao Ichiki do Exército Imperial Japonês, que haviam sido enviadas para Guadalcanal com a missão de recapturar Henderson Field e expulsar as forças aliadas da ilha. A Batalha do Tenaru foi a primeira de três grandes ofensivas terrestres japonesas durante a Campanha de Guadalcanal. Após a batalha, os japoneses perceberam que a força aliada na ilha era muito maior do que o que tinham estimado, e enviaram forças mais numerosas nas suas posteriores tentativas de reconquistar Henderson Field.


Imagem em destaqueVerEditar


U.S. Soldiers at Bougainville (Solomon Islands) March 1944.jpg
Credito: Exército dos Estados Unidos

Soldados do Exército dos Estados Unidos durante a Campanha em Bougainville (nas Ilhas Salomão), na Segunda Guerra Mundial.

Neste dia...VerEditar
Você sabia que...VerEditar
  • ...o U-106 foi um dos submarinos alemãs mais bem sucedidos durante a Segunda Guerra Mundial, afundando 22 embarcações Aliadas?
  • ... a 7ª Divisão Panzer foi a unidade militar a conseguir percorrer a maior distância em território inimigo num único dia, alcançando 350Km na França indo da Alemanha até Dunquerque?
CategoriasVerEditar
CitaçõesVerEditar


"Esta manhã, o embaixador britânico em Berlim entregou ao governo alemão um ultimato determinando que, a menos que nos informassem até as 11 horas que estavam preparados para retirar suas tropas da Polônia imediatamente, um estado de guerra existiria entre nós. Digo-lhes agora que nenhum compromisso foi recebido e que, consequentemente, este país está em guerra contra a Alemanha."
Neville Chamberlain, 3 de Setembro de 1939
Coisas a fazerVerEditar
WikiprojetosVerEditar
P military green.png

Os temas referentes a Segunda Guerra Mundial estão no âmbito do Wikiprojeto História Militar, que tem por objetivo reunir os usuários que possuem interesse nos assuntos militares para melhorar a qualidade e padronizar os artigos e portais relacionados, além de criar novos que sejam fundamentais para a Wikipédia. Acesse a página do projeto e ajude a melhorar o conteúdo na área de sua preferência.

Conteúdo destacadoVerEditar
Conteúdos destacados e Conteúdos bons Nuvola filesystems services.png

Artigos

Destacados
Listas destacadas
Bons
Listas boas
ColaboreVerEditar
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com Segunda Guerra Mundial na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

Veja também
Portais relacionadosVerEditar
Outros projetos da WikimediaVerEditar