Portal:Segunda Guerra Mundial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

Existem 6093 artigos relacionados à Segunda Guerra Mundial
Portal da Segunda Guerra MundialVerEditar
WW2Montage.PNG

A Segunda Guerra Mundial foi um conflito militar que tomou proporções globais, ocorrido entre os anos de 1939 e 1945, tendo iniciado com dois conflitos separados: o primeiro na Ásia em 1937 (Segunda Guerra Sino-Japonesa) e o outro começou na Europa em 1939 (Invasão da Polônia).

A guerra foi travada entre as forças do Eixo e as forças dos Aliados. Foi certamente o maior conflito da História, sendo mobilizados mais de 100 milhões de soldados de todas as nacionalidades e foi também o mais sangrento, vitimando 70 milhões de pessoas, a maioria destas eram civis.

O final do conflito teve como desfecho a vitória dos Aliados e a criação de duas superpotências: os Estados Unidos e a União Soviética, sendo formado entre estes um novo conflito chamado de Guerra Fria que durou por 45 anos.

Artigo destacadoVerEditar


Soldado norte-americano desarmando uma SMi-35.
Mina-S (Schrapnellmine, ou S-mine, em alemão) foi uma arma antipessoal desenvolvida na Alemanha durante a década de 1930, usada extensivamente pelas forças alemãs durante a Segunda Guerra Mundial para atacar tropas de infantaria. Também conhecida como Bouncing Betty (Betty saltitona, em português) pelas tropas norte-americanas, Debollockers (literalmente, removedores de testículos) pelas tropas britânicas e Jumping Jack (Jack saltador, em português) pelas tropas australianas e neozelandesas, é a mais famosa de um tipo de minas antipessoais conhecidas como minas saltadoras. Quando ativadas, estas minas são lançadas no ar por uma pequena carga propulsora antes de explodir à altura da cintura ou do tronco, projetando estilhaços horizontalmente em todas as direcções. A mina-S era extremamente eficaz, e ganhou uma reputação temível no decorrer do conflito; uma única mina-S frequentemente causava múltiplas baixas e o seu alcance efetivo era muito superior ao de qualquer outra mina antipessoal da época. A mina-S desempenhou um papel chave na estratégia defensiva do Terceiro Reich, infligindo pesadas baixas às tropas aliadas, atrasando e até repelindo o seu avanço por territórios defendidos pelos alemães durante a guerra.



Biografia em destaqueVerEditar


Bundesarchiv Bild 183-J16362, Erwin Rommel.jpg
Erwin Rommel nasceu em Heidenheim no dia 15 de novembro de 1891. Lutou com distinção durante a Primeira Guerra Mundial, onde chegou a ser condecorado com a Pour le Mérite. Permaneceu no Reichswehr após o armísticio e seguiu com a sua carreira militar chegando às patentes de Oberst e Generalmajor antes do início da Segunda Guerra Mundial. Foi o responsavel pela guarda de Hitler entre o período pré-guerra e durante a Invasão da Polônia, assumindo após o comando da 7ª Divisão Panzer com a qual adquiriu a fama de ser um bom estrategista ao comandá-la durante a Invasão da França em 1940. Foi enviado para um novo fronte e se tornou o comandante do Afrika korps onde ficou conhecido como Raposa do Deserto, conseguindo repelir as forças britânicas que estavam ao Norte da África chegando próximo de uma vitória definitiva neste fronte. De volta para a Europa, Rommel comandou o Heeresgruppe B durante o ano de 1944, sendo ferido dias após o desembarque aliado no Dia-D. Foi acusado de envolvimento com o Atentado de 20 de Julho contra Hitler e forçado a cometer suicídio para salvar a vida de seus familiares. Foi um dos mais brilhantes generais de toda a Segunda Guerra Mundial e condecorado com as mais altas honrarias da Alemanha.


Batalha em destaqueVerEditar


Bundesarchiv Bild 101III-Zschaeckel-206-35, Schlacht um Kursk, Panzer VI (Tiger I).jpg
A Batalha de Kursk foi a maior batalha entre blindados da história que ocorreu no entre os dias 4 e 22 de Julho de 1943. Foi travada entre as forças do Exército Vermelho contra a Wehrmacht.

O Exército Vermelho contava com aproximadamente 1.300.000 homens e cerca de 3.300 tanques contra 800.000 ~ 900.000 homens e cerca de 1.700 tanques a disposição do Exército Alemão. A batalha que se seguiu com o encontro destas forças foi devastadora para ambos os lados, tendo ao final do conflito ocorrido a morte de 177.847 mortos soldados russos e cerca de 1.600 tanques destruídos e 1000 aviões perdidos, contra 56.000 mortos e cerca de 300 tanques destruídos e 200 aviões perdidos do lado alemão.

Pode até parecer que os alemães saíram ganhando neste conflito, mas a esta altura da guerra, a capacidade de reposição de equipamentos e de soldados pelos alemães estava comprometida, já para os russos a reposição era mais fácil.


Imagem em destaqueVerEditar


Benito Mussolini and Adolf Hitler.jpg
Credito: Muzej Revolucije Narodnosti Jugoslavije

Benito Mussolini, duce da Itália Fascista (esq) e Adolf Hitler, führer da Alemanha Nazi (dir).

Neste dia...VerEditar
Você sabia que...VerEditar
  • ...o U-106 foi um dos submarinos alemãs mais bem sucedidos durante a Segunda Guerra Mundial, afundando 22 embarcações Aliadas?
  • ... a 7ª Divisão Panzer foi a unidade militar a conseguir percorrer a maior distância em território inimigo num único dia, alcançando 350Km na França indo da Alemanha até Dunquerque?
CategoriasVerEditar


CitaçõesVerEditar


"Não posso prever para os senhores a ação da Rússia. É uma charada envolta em mistério, dentro de um enigma. Mas talvez haja uma chave. Essa chave é o interesse nacional russo."
Winston Churchill, 1 de Outubro de 1939
Coisas a fazerVerEditar
WikiprojetosVerEditar
P military green.png

Os temas referentes a Segunda Guerra Mundial estão no âmbito do Wikiprojeto História Militar, que tem por objetivo reunir os usuários que possuem interesse nos assuntos militares para melhorar a qualidade e padronizar os artigos e portais relacionados, além de criar novos que sejam fundamentais para a Wikipédia. Acesse a página do projeto e ajude a melhorar o conteúdo na área de sua preferência.

Conteúdo destacadoVerEditar
Conteúdos destacados e Conteúdos bons Nuvola filesystems services.png

Artigos

Destacados
Listas destacadas
Bons
Listas boas
ColaboreVerEditar
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com Segunda Guerra Mundial na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

Veja também
Portais relacionadosVerEditar
Outros projetos da WikimediaVerEditar