Portal:Segunda Guerra Mundial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

Existem 6089 artigos relacionados à Segunda Guerra Mundial
 ver·editar PORTAL DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL


WW2Montage.PNG

A Segunda Guerra Mundial foi um conflito militar que tomou proporções globais, ocorrido entre os anos de 1939 e 1945, tendo iniciado com dois conflitos separados: o primeiro na Ásia em 1937 (Segunda Guerra Sino-Japonesa) e o outro começou na Europa em 1939 (Invasão da Polônia).

A guerra foi travada entre as forças do Eixo e as forças dos Aliados. Foi certamente o maior conflito da História, sendo mobilizados mais de 100 milhões de soldados de todas as nacionalidades e foi também o mais sangrento, vitimando 70 milhões de pessoas, a maioria destas eram civis.

O final do conflito teve como desfecho a vitória dos Aliados e a criação de duas superpotências: os Estados Unidos e a União Soviética, sendo formado entre estes um novo conflito chamado de Guerra Fria que durou por 45 anos.



 ver·editar Artigo destacado


Chinese killed by Japanese Army in a ditch, Hsuchow.jpg
Os crimes de guerra do Japão Imperial ocorreram durante o período do imperialismo japonês. Holocausto Asiático, atrocidades de guerra japonesas ou simplesmente crimes de guerra japoneses também são expressões usadas em referência a estes crimes de guerra. Algumas destas atrocidades foram cometidas por militares do Império do Japão em fins do século XIX, embora a grande maioria tenha ocorrido do início do Período Showa (nome dado ao reinado do imperador Hirohito) até a derrota militar dos japoneses, em 1945, encerrando a Segunda Guerra Mundial.

Historiadores e governos de muitos países consideram as forças militares japonesas, particularmente o Exército Imperial Japonês e a Marinha Imperial Japonesa, responsáveis por assassinatos e outros crimes cometidos contra vários milhões de civis e prisioneiros de guerra. O governo do Japão, embora tenha reconhecido que houve excessos cometidos por suas tropas, jamais apresentou um pedido formal de desculpas pelos crimes de guerra.


 ver·editar Batalha em destaque


USS Yorktown sendo atingido por aviões japoneses.
A Batalha de Midway travada no Oceano Pacífico entre os dias 4 e 7 de junho de 1942 entre as forças japonesas e os Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. Esta batalha ocorreu seis meses após o ataque japonês a Pearl Harbor, sendo o início da Guerra do Pacífico.

O término da batalha teve como resultado a vitória dos norte-americanos, tendo causado a perda de quatro porta-aviões e um cruzador japonês, enquanto que os norte-americanos perderam um porta avião e um destróyer. Este resultado acabou por frustrar a tentativa de invasão e ocupação do atol de Midway, comprometendo daquele dia em diante até o término da guerra a capacidade das forças japonesas, tanto em ar, quanto no mar.


 ver·editar Categorias



 ver·editar Biografia em destaque


Arthur Percival.jpg
Arthur Ernest Percival OB, OSD, Mb, OEB, MC, OV, St.J, DL, (Aspenden, 26 de dezembro de 1887Londres, 31 de janeiro de 1966 ) foi um generalbritânico, comandante das forças armadas da Comunidade Britânica na Malásia, Sudeste Asiático, quando da rendição de Singapura ao exército invasor japonês em fevereiro de 1942, durante a Segunda Guerra Mundial.

A rendição das tropas britânicas a um exército inimigo invasor em número muito inferior de soldados é considerada a maior capitulação da história do Império Britânico e minou permanentemente o prestígio do poder imperial da Grã-Bretanha no Extremo Oriente.

Antes da eclosão da Guerra do Pacífico, o general de brigada Percival foi o chefe de estado-maior do 1º Corpo da Força Expedicionária Britânica entre 1939 e 1940. No meio daquele ano foi transferido para o comando de uma divisão em Essex, não participando da luta do corpo expedicionário em terras francesas. Após a retirada de Dunquerque, Percival pediu um comando efetivo de tropas ao Gabinete de Guerra e passou os nove meses seguintes como principal responsável pela fortificação militar de 90 km de praias inglesas, em preparo para a esperada invasão nazista às Ilhas Britânicas.


 ver·editar Imagem em destaque


U.S. Soldiers at Bougainville (Solomon Islands) March 1944.jpg
Credito: Exército dos Estados Unidos

Soldados do Exército dos Estados Unidos durante a Campanha em Bougainville (nas Ilhas Salomão), na Segunda Guerra Mundial.

 ver·editar Você sabia que...


  • ...o U-106 foi um dos submarinos alemãs mais bem sucedidos durante a Segunda Guerra Mundial, afundando 22 embarcações Aliadas?
  • ... a 7ª Divisão Panzer foi a unidade militar a conseguir percorrer a maior distância em território inimigo num único dia, alcançando 350Km na França indo da Alemanha até Dunquerque?
 ver·editar Citações


"Ontem, 7 de dezembro de 1941 - uma data que viverá na infâmia - os Estados Unidos da América foram súbita e deliberadamente atacados pelas forças navais e aéreas do Império do Japão."
Franklin Delano Roosevelt, 8 de Dezembro de 1941
 ver·editar Coisas para fazer
 ver·editar WikiProjetos


P military green.png

Os temas referentes a Segunda Guerra Mundial estão no âmbito do Wikiprojeto História Militar, que tem por objetivo reunir os usuários que possuem interesse nos assuntos militares para melhorar a qualidade e padronizar os artigos e portais relacionados, além de criar novos que sejam fundamentais para a Wikipédia. Acesse a página do projeto e ajude a melhorar o conteúdo na área de sua preferência.



 ver·editar Portais relacionados
 ver·editar Outros projetos da Wikimedia