Portal:Segunda Guerra Mundial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

Existem 6087 artigos relacionados à Segunda Guerra Mundial
 ver·editar PORTAL DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL


WW2Montage.PNG

A Segunda Guerra Mundial foi um conflito militar que tomou proporções globais, ocorrido entre os anos de 1939 e 1945, tendo iniciado com dois conflitos separados: o primeiro na Ásia em 1937 (Segunda Guerra Sino-Japonesa) e o outro começou na Europa em 1939 (Invasão da Polônia).

A guerra foi travada entre as forças do Eixo e as forças dos Aliados. Foi certamente o maior conflito da História, sendo mobilizados mais de 100 milhões de soldados de todas as nacionalidades e foi também o mais sangrento, vitimando 70 milhões de pessoas, a maioria destas eram civis.

O final do conflito teve como desfecho a vitória dos Aliados e a criação de duas superpotências: os Estados Unidos e a União Soviética, sendo formado entre estes um novo conflito chamado de Guerra Fria que durou por 45 anos.



Atualizar informações
 ver·editar Artigo destacado


Soldado norte-americano desarmando uma SMi-35.
Mina-S (Schrapnellmine, ou S-mine, em alemão) foi uma arma antipessoal desenvolvida na Alemanha durante a década de 1930, usada extensivamente pelas forças alemãs durante a Segunda Guerra Mundial para atacar tropas de infantaria. Também conhecida como Bouncing Betty (Betty saltitona, em português) pelas tropas norte-americanas, Debollockers (literalmente, removedores de testículos) pelas tropas britânicas e Jumping Jack (Jack saltador, em português) pelas tropas australianas e neozelandesas, é a mais famosa de um tipo de minas antipessoais conhecidas como minas saltadoras. Quando ativadas, estas minas são lançadas no ar por uma pequena carga propulsora antes de explodir à altura da cintura ou do tronco, projetando estilhaços horizontalmente em todas as direcções.

A mina-S era extremamente eficaz, e ganhou uma reputação temível no decorrer do conflito; uma única mina-S frequentemente causava múltiplas baixas e o seu alcance efetivo era muito superior ao de qualquer outra mina antipessoal da época. A mina-S desempenhou um papel chave na estratégia defensiva do Terceiro Reich, infligindo pesadas baixas às tropas aliadas, atrasando e até repelindo o seu avanço por territórios defendidos pelos alemães durante a guerra.



 ver·editar Batalha em destaque


GuadTenaruSandbar.jpg
A Batalha do Tenaru foi uma batalha terrestre, travada em 21 de agosto de 1942 na ilha de Guadalcanal, entre o Império do Japão e as forças aliadas (maioritariamente fuzileiros estadunidenses), no âmbito da Guerra do Pacífico na Segunda Guerra Mundial. Na batalha, as forças aliadas, comandadas pelo major-general Alexander Vandegrift do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos da América, repeliram com sucesso um assalto noturno às suas posições junto a Henderson Field, um aeródromo que havia sido capturado pelas forças aliadas durante os desembarques na ilha em 7 de agosto, levado a cabo por forças comandadas pelo coronel Kiyonao Ichiki do Exército Imperial Japonês, que haviam sido enviadas para Guadalcanal com a missão de recapturar Henderson Field e expulsar as forças aliadas da ilha.

A Batalha do Tenaru foi a primeira de três grandes ofensivas terrestres japonesas durante a Campanha de Guadalcanal. Após a batalha, os japoneses perceberam que a força aliada na ilha era muito maior do que o que tinham estimado, e enviaram forças mais numerosas nas suas posteriores tentativas de reconquistar Henderson Field.


 ver·editar Categorias



 ver·editar Biografia em destaque


Bundesarchiv Bild 183-L09694, Werner Mölders.jpg
Werner Mölders (Gelsenkirchen, 18 de Março de 1913 - 22 de Novembro de 1941) foi um piloto alemão da luftwaffe durante a Segunda Guerra Mundial e um ás da aviação na Guerra Civil Espanhola. Mölders foi o primeiro da história da aviação a ter conseguido mais de 100 vitórias, tendo voado mais 400 missões de combate (cerca de 100 na Espanha), onde obteve 115 vitórias confirmadas.

Mölders entrou na Luftwaffe em 1934 aos 21 anos. Em 1938, ele voluntariou-se para a Legião Condor, que apoiou os nacionalistas do general Francisco Franco na Guerra Civil Espanhola, e abateu 15 aviões. Na Segunda Guerra Mundial, ele perdeu dois companheiros na Batalha de França e na Batalha da Grã-Bretanha, mas derrubou 53 aviões inimigos. Contando com 68 vitórias, Mölders e sua unidade, a Jagdgeschwader 51 (JG 51), foram transferidos para a Frente Oriental em junho de 1941 para a abertura da Operação Barbarossa. Ao final de 22 de junho de 1941, o primeiro dia da Barbarossa, ele havia acrescentado mais quatro vitórias para o seu registro e uma semana depois, Mölders superou recorde de Manfred von Richthofen com 80 vitórias. Em meados de julho, ele tinha 100.


 ver·editar Imagem em destaque


Benito Mussolini and Adolf Hitler.jpg
Credito: Muzej Revolucije Narodnosti Jugoslavije

Benito Mussolini, duce da Itália Fascista (esq) e Adolf Hitler, führer da Alemanha Nazi (dir).

 ver·editar Você sabia que...


  • ...o U-106 foi um dos submarinos alemãs mais bem sucedidos durante a Segunda Guerra Mundial, afundando 22 embarcações Aliadas?
  • ... a 7ª Divisão Panzer foi a unidade militar a conseguir percorrer a maior distância em território inimigo num único dia, alcançando 350Km na França indo da Alemanha até Dunquerque?
 ver·editar Citações


"Esta manhã, o embaixador britânico em Berlim entregou ao governo alemão um ultimato determinando que, a menos que nos informassem até as 11 horas que estavam preparados para retirar suas tropas da Polônia imediatamente, um estado de guerra existiria entre nós. Digo-lhes agora que nenhum compromisso foi recebido e que, consequentemente, este país está em guerra contra a Alemanha."
Neville Chamberlain, 3 de Setembro de 1939
 ver·editar Coisas para fazer
 ver·editar WikiProjetos


P military green.png

Os temas referentes a Segunda Guerra Mundial estão no âmbito do Wikiprojeto História Militar, que tem por objetivo reunir os usuários que possuem interesse nos assuntos militares para melhorar a qualidade e padronizar os artigos e portais relacionados, além de criar novos que sejam fundamentais para a Wikipédia. Acesse a página do projeto e ajude a melhorar o conteúdo na área de sua preferência.



 ver·editar Portais relacionados



 ver·editar Outros projetos da Wikimedia