Portal:Saúde

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

(Atualizar Conteúdos)
Portal Saúde

Saúde

Saúde
A definição de saúde possui implicações legais, sociais e econômicas dos estados de saúde e doença; sem dúvida, a definição mais difundida é a encontrada no preâmbulo da Constituição da Organização Mundial da Saúde: saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças. A OMS foi a primeira organização internacional de saúde a considerar-se responsável pela saúde mental, e não apenas pela saúde do corpo.

A definição adotada pela OMS tem sido alvo de inúmeras críticas desde então. Definir a saúde como um estado de completo bem-estar faz com que a saúde seja algo ideal, inatingível, e assim a definição não pode ser usada como meta pelos serviços de saúde. Alguns afirmam ainda que a definição teria possibilitado uma medicalização da existência humana, assim como abusos por parte do Estado a título de promoção de saúde.

Artigo destacado

Daltonismo (também chamado de discromatopsia ou discromopsia) é uma perturbação da percepção visual caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, manifestando-se muitas vezes pela dificuldade em distinguir o verde do vermelho. Esta perturbação tem normalmente origem genética. O distúrbio, que era conhecido desde o século XVIII, recebeu esse nome em homenagem ao químico John Dalton, que foi o primeiro cientista a estudar a anomalia de que ele mesmo era portador. Uma vez que esse problema está geneticamente ligado ao cromossomo X, ocorre com maior frequência entre os homens, que possuem apenas um cromossomo X, enquanto mulheres possuem dois.

Biografia destacada

Robert Geoffrey Edwards foi um biólogo e pesquisador britânico, pioneiro na medicina reprodutiva, em particular na fertilização in vitro. Ele foi o responsável pela primeira concepção bem sucedida de um bebê de proveta, Louise Brown, em 1978. Edwards começou suas pesquisas sobre fecundação em meados da década de 1950, e seu trabalho possibilitou o nascimento de 4 milhões de pessoas. Trinta e dois anos depois de seu feito, Edwards foi laureado com o Nobel de Fisiologia ou Medicina, anunciado em 4 de outubro de 2010 pela Fundação Nobel, no Instituto Karolinska, em Estocolmo, Suécia, por sua contribuição pioneira no tratamento da esterilidade e pelo desenvolvimento da fertilização 'in-vitro'.

Imagens destacadas

Desenvolvimento infantil
Desenvolvimento infantil

Acompanhar o desenvolvimento infantil é essencial para detecção e intervenção precoce nos distúrbios do crescimento e desenvolvimento infantil, minimizando danos, promovendo a saúde.

Citação

Você sabia?

...que beber água do mar aumenta a sede, em vez de a diminuir? Isto deve-se à elevada concentração de sal, que leva os rins a produzirem uma maior quantidade de urina para o poderem remover do corpo, desperdiçando assim mais água.

...o soluço é um fenômeno reflexo que se manifesta por contração espasmódica e involuntária do diafragma. Costuma ocorrer geralmente após a ingestão de líquido ou sólido.

Colabore!

Projetos Saúde

Projeto Saúde


Este portal conta com o Projeto Saúde, um local para coordenar o desenvolvimento e manutenção dos artigos relacionados com saúde e medicina, assim como do próprio portal. Junte-se a nós, inscrevendo-se como participante!

Notícias

Notícias
27 de agosto de 2016

» A cada 8 horas sentado, é necessário 1 hora de exercício, diz estudo
Caminhar ou pedalar pode combater malefícios de ficar 8 horas sentado. Segundo pesquisa, recomendação da OMS sobre exercício é insuficiente.

» Anvisa inclui novas drogas em lista de substâncias banidas
Cinco drogas foram listadas como proibidas seguindo recomendação da ONU. São elas acetilfentanil, MT-45, 4,4'-DMAR, alfa-PVP e PMMA.

» Como a aspirina líquida pode combater tumores cerebrais
Cientistas de universidade britânica anunciam descoberta que pode revolucionar tratamento e 'ataca' células comprometidas sem afetar as comuns.

» Zika pode causar problemas oculares em adultos, diz pesquisa
Pesquisa mostra pela primeira vez que o vírus da zika está associado a uma inflamação intraocular em adultos, e não apenas em bebês.

» Anvisa propõe proibir uso de termômetros de mercúrio na saúde
Agência vai abrir consulta pública para discutir proposta. Mercúrio é tóxico para humanos e para o meio ambiente.

» Circulação do vírus entre adultos é uma das causas do aumento de caxumba
Ministério da Saúde oferece duas vacinas contra a doença no calendário nacional.

» Estudo relaciona a temperatura muito quente das bebidas com o câncer
A bebida muito quente queima a língua e o esôfago, que vai ficando irritado. As células se modificam na associação com outros fatores do câncer.

» Brasil irá exigir certificado internacional de vacinação de febre amarela
A medida será para viajantes de Angola e República Democrática do Congo. A recomendação é do Comitê de Emergência da OMS, devido às ocorrências de surtos da doença nestes dois países.

» OMS reafirma segurança para a realização das Olimpíadas no Brasil
Comitê de Emergência reforça que risco de propagação do Zika é muito baixo durante os jogos e que não deve haver restrições gerais sobre viagens.

» Obesidade leva a doenças como gordura no fígado e diabetes
A gordura no fígado e a diabetes são doenças associadas à obesidade. Atividade física três vezes por semana é um remédio nesses casos.

» Ministério da Saúde anuncia testes da vacina para Zika, em novembro
Vacina estará disponível para os testes em animais. Substância poderá estar disponível para produção em dois anos.

» Instituto Butantan trabalha em soro para grávidas infectadas por zika
Além de trabalhar em uma vacina contra o zika vírus, o Instituto Butantan também vai buscar a criação de um soro anti-zika que poderia, no futuro, ser usado em grávidas diagnosticadas com o vírus.

» Novo teste pode aumentar diagnósticos de microcefalia ligada ao zika, diz diretor do Oswaldo Cruz
Um exame desenvolvido pelo Brasil e que deve ser distribuído na rede pública de saúde até o fim do ano pode revelar um número maior de casos de microcefalia ligada ao zika.

» Agência da ONU propõe esterilizar Aedes aegypti com radiação
Um novo método para tornar mosquitos machos inférteis por radiação nuclear poderia ajudar a reduzir as populações do Aedes aegypti, mosquito transmissor de zika, dengue e chikungunya.

» Zika: OMS declara emergência internacional em saúde pública
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou situação de emergência em saúde pública de interesse internacional em razão do aumento de casos de infecção pelo vírus Zika identificados em diversos países.

» Saúde dos brasileiros é tema de edição especial da revista The Lancet
A revista inglesa The Lancet, uma das mais influentes publicações médicas do mundo, lança em Brasília uma edição especial sobre a saúde dos brasileiros. Uma série de seis artigos reúne 29 especialistas em saúde pública de diversas instituições acadêmicas e de pesquisa do Brasil, Estados Unidos e Inglaterra. O lançamento será realizado no Auditório da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), nos dias 9 e 10 de maio.