Portal:Extinção

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Earth seen from Apollo 17.jpg

Portal Extinção

Este é um portal da Wikipédia lusófona sobre as espécies extintas e ameaçadas de extinção.


Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

Portal de Extinção

Icon

Em biologia e ecologia, extinção é o desaparecimento de espécies, subespécies ou grupos de espécies. O momento da extinção é geralmente considerado sendo a morte do último indivíduo da espécie. Em espécies com reprodução sexuada, extinção de uma espécie é geralmente inevitável quando há apenas um indivíduo da espécie restando, ou apenas indivíduos de um mesmo sexo. A extinção não é um evento incomum no tempo geológico - espécies são criadas pela especiação e desaparecem pela extinção.






Artigos selecionados

O sapo-dourado, Bufo periglenes

Desde o ano de 1980 que se tem registado um dramático declínio das populações de anfíbios em todo o mundo, caracterizado por colapsos nas populações e extinções maciças localizadas. No ano de 1993, as populações de mais de 500 espécies de rãs e salamandras dos cinco continentes apresentavam um declínio na sua população. Este declínio está a afectar milhares de espécies em todo o tipo de ecossistemas, pelo que se o catalogou como uma das ameaças mais críticas à biodiversidade global.

Os declínios e extinções maciças das populações de anfíbios são um problema global com causas locais complexas. Entre as causas podemos encontrar: aumentos nos índices de radiação ultravioleta (consequência da diminuição da camada de ozono atmosférico), novos predadores nos ecossistemas actuais (espécies introduzidas), fragmentação e destruição de habitat, toxicidade e acidez ambiental, enfermidades emergentes, mudanças climáticas, e interacções entre estes factores. Dado que a maioria dos anfíbios está exposta tanto a habitats terrestres como aquáticos e dado que a sua pele é altamente permeável, pensa-se que os anfíbios podem ser mais susceptíveis às toxinas do meio ambiente, ou às mudanças nos padrões de temperatura, chuvas e humidade, que outras espécies de vertebrados terrestres. Os cientistas estão a começar a referir-se aos anfíbios utilizando a expressão: canários numa mina de carvão, para fazer referência a um indicador da contaminação gerada pela actividade humana.


Espécie

Ilustração de J. G. Keulemans, 1904

Pombo-coroado-de-choiseul (nome científico: Microgoura meeki) é uma espécie extinta de ave que pertence à família Columbidae. Era endêmica da ilha Choiseul, uma das Ilhas Salomão, embora haja relatos não confirmados de que tenha vivido em algumas ilhas próximas. É o único representante do gênero Microgoura e não tem subespécies conhecidas. Acredita-se que seu "primo" vivo mais próximo seja o pombo Trugon terrestris da Indonésia e Papua Nova Guiné, que tem uma plumagem parecida. Extinta no início do século XX, restaram apenas cinco peles e um esqueleto parcial, mantidos hoje no Museu Americano de História Natural, além de uma pele e um ovo guardados no Museu de História Natural de Tring, na Inglaterra.

O pombo media 31 cm de comprimento, e tanto o macho quanto a fêmea possuíam uma plumagem verde-acinzentada com o abdome laranja-acastanhado. Sua cabeça tinha um penacho longo e arredondado, parecendo uma coroa, de cor azul-ardósia. Ele emergia da parte posterior da crista e não se sabe ao certo se a ave mantinha o penacho ereto ou aplanado. Na testa havia um escudo frontal. O queixo e garganta eram cobertos por algumas penas pretas, enquanto que o azul-ardósia do pescoço se mesclava com a plumagem amarronzada do peito. A cauda, curta e arredondada, era azul-marinho com um brilho iridescente ligeiramente roxo. Tinha o bico de duas cores: a mandíbula superior era azul-pálido com a ponta preta, enquanto a inferior era vermelha. A plumagem dos filhotes é desconhecida.


Imagem selecionada

Anguilla japonica.jpg

A enguia japonesa, um prato popular na culinária japonesa, está listada como ameaçada na Lista Vermelha da IUCN de 2014.


Categorias

Colabore!

Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com Extinção na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

Tópicos relacionados

Portais relacionados