Portal:Farmácia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Portal Farmácia e Ciências Farmacêuticas
Título a ser usado para criar uma ligação interna é Portal:Farmácia.
Portal Farmácia e Ciências FarmacêuticasVerEditar
Símbolo dos farmacêuticos e farmácia: a cobra enrolada na taça
Por que colaborar? - Como contribuir? - Erros comuns - Sobre a Wikipedia

Seja bem-vindo ao Portal de Farmácia da Wikipédia!
A finalidade desta página é organizar, padronizar e criar artigos relacionados à ciência farmacêutica e tentativa de incentivar novos editores colaborativos interessados nesta área.
Farmácia é a ciência praticada por profissionais formados em uma universidade de farmácia (farmacêuticos), tem como objeto o medicamento e seus usuários, executando a pesquisa, desenvolvimento e produção de novos recursos de tratamento, utilizando como fonte plantas, animais, minerais e sua sabedoria no estudo da transformação de moléculas, manipulação, criação e aplicação de métodos de controle de qualidade e orientação ao paciente buscando a atenção e assistência farmacêutica adequada.


Mostrar novas seleções(Atualiza a página)
Artigo selecionadoVerEditar
Cânabis sativa

Cânabis (português brasileiro) ou canábis (português europeu) (do gênero Cannabis), popularmente maconha, marijuana, ganja (do sânscrito गांजा, transl. gañjā, "cânhamo") ou suruma (em Moçambique) refere-se a um número de drogas psicoativas derivadas da planta Cannabis. O principal composto químico psicoativo presente na cânabis é o Δ9-tetrahidrocanabinol (delta-9-tetrahidrocanabinol), comumente conhecido como THC - cuja concentração média é de até 8%, mas algumas variedades de maconha (cruzamentos entre a espécie Cannabis sativa e a Cannabis indica) comumente conhecidas como skunk ("cangambá", em inglês) produzem recordes na marca de 33% de THC. Pelo menos 66 outros canabinóides estão presentes na Cannabis, como o canabidiol (CBD) e o canabinol (CBN), muitos dos quais causam interações psicoativas.

Biografia selecionadaVerEditar
Rodolpho Albino

Rodolpho Albino Dias da Silva (5 de agosto de 1889 - 1931) foi um farmacêutico e militar brasileiro, criador da primeira versão da Farmacopéia Brasileira em 1926, além de ser um dos fundadores da Associação Brasileira de Farmacêuticos. Ocupou a presidência da associação que fundou e era redator-chefe do Boletim da Associação Brasileira de Pharmaceuticos. Teve especial atuação nos campos da farmacognosia e estudos dos fármacos. Foi também poeta e caricaturista. Dá nome a Biblioteca Rodolpho Albino, fundada em 1929 no Rio de Janeiro.

Imagem destacadaVerEditar
Sites sobre medicamentosVerEditar
Use estes sites para criar ou complementar os artigos sobre medicamentos na Wikipédia!!!
Órgãos regulatórios


Informações sobre medicamentos e ervas


Contribuição do mêsVerEditar
Nimesulida
Mãos à obra!!!

Vamos ampliar o artigo sobre a nimesulida? Ele tem alguma informação, porém há muito material sobre ele. Quem dá uma mãozinha? Incluir fontes, incluir links azuis, trocar a caixa de informações...

Listas e utilidadesVerEditar
Ligações internas e ajudaVerEditar
Dicas de ediçãoVerEditar

  1. Para criar artigos sobre fármacos, utilize sempre o nome do princípio ativo e nunca o nome comercial.
  2. Pode usar o esqueleto de edição, mas não é necessário criar um artigo completo, pode ir acrescentando conteúdo aos poucos.
  3. Nunca copie material de outros lugares, pois isto viola o direito autoral. A Wikipédia utiliza licença livre Creative Commons Attribution/Share-Alike License 3.0 e o texto publicado aqui continuará sendo livre. Contribua com suas palavras e garanta informação sem fronteiras. As suas contribuições podem ser editadas e redistribuídas por outros.
  4. Não esqueça de inserir a marca do portal no fim do artigo {{Portal3|Farmácia}}, para ajudar outros editores.
  5. Medicamentos com mais de um princípio ativo escreve-se Associação princípio ativo 1/princípio ativo 2, etc. (separa-se os PA's com uma barra /).
  6. As marcas do medicamento devem redirecionar para o princípio ativo ou para a associação medicamentosa.
  7. Artigos já criados podem ser editados. Existem muitos erros a serem corrigidos e informação pode ser incluída. Além disso, se souber outra língua, veja as ligações para Wikipédias de outros idiomas na coluna esquerda de cada artigo.
  8. Fontes externas são fundamentais. Ao lado algumas que você pode utilizar.
  9. Não deixe de visitar o Wikipedia:Projetos/Farmácia!

Crie ou edite artigos (se o artigo já existir abrirá a caixa de edição deste)
PredefiniçõesVerEditar
Ver tambémVerEditar
Categorias
sem subcategorias
sem subcategorias
sem subcategorias
Outros PortaisVerEditar
Issoria lathonia.jpg TPI1 structure.png ATP-3D-vdW.png
Biologia Biologia Celular Bioquímica
Noun project 194.svg Esclapius stick coloured.svg Psi2.png
Ciência Medicina Psicologia
Medicon molecule.svg Health topic image.png
Química Saúde

WikimediaVerEditar
Farmácia no Wikinotícias     Farmácia no Wikiquote     Farmácia no Wikilivros     Farmácia no Wikisource     Farmácia no Wikcionário     Farmácia na Wikiversidade     Farmácia no Wikivoyage     Farmácia no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Farm%C3%A1ciaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Farm%C3%A1ciaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Farm%C3%A1ciaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Farm%C3%A1ciaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Farm%C3%A1ciaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Farm%C3%A1ciaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Farm%C3%A1ciaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Farm%C3%A1ciaCommons-logo.svg

Nota: a finalidade deste portal e demais artigos sobre saúde na Wikipédia é meramente informativa e não substitui de forma alguma a consulta a um profissional de saúde, tratamentos e diagnósticos. O conteúdo, por ser editável por qualquer pessoa, pode estar em processo constante de criação ou conter algum tipo de vandalismo. Os leitores, que possuem algum tipo de conhecimento na área, são encorajados a editar corrigindo estas falhas, ou avisá-las na aba discussão dos artigos. Leia também o aviso médico.