Portal:Eletrônica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
ChipScaleClock2 HR.jpg
Bem vindo(a) ao Portal Eletrônica,
que faz parte da Wikipédia, a enciclopédia livre que todos podem editar.
Ajuda - Perguntas frequentes - Políticas da Wikipédia - Portais
Hoje é segunda-feira, 22 de outubro de 2018 - 02h30min (UTC)
Eletrônica

A Eletrônica (português brasileiro) ou Eletrónica (português europeu) é o ramo da Física em que se estudam os fenômenos que ocorrem com cargas elétricas elementares, as propriedades e comportamento dos elétrons (português brasileiro) ou eletrões (português europeu), dos fótons (português brasileiro) ou fotões (português europeu), das partículas elementares e das ondas eletromagnéticas

Este portal pretende reunir informações relacionadas à Eletrônica e suas ramificações.
Crystal 128 reload.png EletrônicaCommons-logo.svg Mídia
Mostrar novas seleções(Atualiza o cache)
Artigo selecionado Biografia selecionada
Lêiseres de diferentes cores.

Laser (da sigla em inglês para light amplification by stimulated emission of radiation, ou seja, amplificação da luz por emissão estimulada de radiação), também aportuguesado para láser ou lêiser, é um dispositivo que produz radiação eletromagnética com características muito especiais: ela é monocromática (possui comprimento de onda muito bem definido), coerente (todos os fótons que compõem o feixe emitido estão em fase) e colimada (propaga-se como um feixe de ondas praticamente paralelas).

Histórico
Para explicar o efeito fotoelétrico, Albert Einstein postulou em 1905 que a luz é constituída por pacotes discretos e bem determinados de energia denominados quanta de luz que, posteriormente, passaram a ser chamados de fótons, termo cunhado por Gilbert Lewis em 1926.

Em 1913 o dinamarquês Niels Bohr apresentou seu modelo de átomo, no qual os elétrons orbitam o núcleo em níveis de energia bem determinados e somente podem "saltar" de um nível para outro se receberem ou emitirem fótons com a quantidade de energia (que pode ser calculada a partir de seu comprimento de onda) exata, exigida para o salto completo.

Em 1925, Erwin Schrödinger e Werner Heisenberg modificaram a forma de se interpretar o modelo de átomo de Bohr, postulando que os elétrons são partículas que apresentam propriedades de ondas, cujo comportamento pode ser explicado por suas funções de onda. Tais funções foram desenvolvidas por Schrödinger e preveem os diferentes níveis que o elétron pode assumir no átomo e as exatas energias associadas. Isso significa que cada tipo determinado de átomo pode ser excitado sempre em quantidades bem definidas através da absorção de um tipo determinado de fóton de comprimento de onda específico.

Thomas Alva Edison

Thomas Alva Edison (Milan, Ohio, 11 de fevereiro de 1847West Orange, Nova Jérsei, 18 de outubro de 1931) foi um empresário dos Estados Unidos que patenteou e financiou o desenvolvimento de muitos dispositivos importantes de grande interesse industrial. O Feiticeiro de Menlo Park (The Wizard of Menlo Park), como era conhecido, foi um dos primeiros a aplicar os princípios da produção maciça ao processo da invenção.

Na sua vida, Thomas Edison registrou 2 332 patentes. O fonógrafo foi uma de suas principais invenções. Outra foi o cinematógrafo, a primeira câmera cinematográfica bem-sucedida, com o equipamento para mostrar os filmes que fazia. Edison também aperfeiçoou o telefone, inventado por Antonio Meucci, em um aparelho que funcionava muito melhor. Fez o mesmo com a máquina de escrever. Trabalhou em projetos variados, como alimentos empacotados a vácuo, um aparelho de raios X e um sistema de construções mais baratas feitas de concreto.

Imagem selecionada Você sabia que...
Usbkey internals.jpg
Créditos: Wikipédia Usuário: John Fader

Dois lados de uma placa de Circuito impresso de dentro de um típico Pen drive (c.2004), neste caso uma unidade de 64 MB da versão USB2.0.

→ O princípio básico de funcionamento de um transformador é o fenômeno conhecido como indução eletromagnética? Quando um circuito é submetido a um campo magnético variável, nele aparece uma corrente elétrica cuja intensidade é proporcional às variações do fluxo magnético e do tempo das variações.

→ O temporizador 555 é um dos mais populares e versáteis circuitos integrados já produzidos, sendo composto por 23 transistores, 2 diodos e 16 resístores?

Temas

Subtemas
Categorias Colabore
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com Eletrônica na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

Veja também

 

Onde posso ajudar

Com problemas

Predefinições

Portais relacionados e projetos
Emblem-system.svg
Engenharia
Wikibot gray.jpg
Robótica
Simple Monitor Icon.svg
Tecnologia

WikiProjetos
Projeto CiênciaProjeto Ciência da Computação