Wikipédia:Projetos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Um WikiProjeto é um conjunto de páginas destinado à gestão de um tema ou família de temas dentro da Wikipédia, assim como o grupo de editores que usa essas páginas para colaborar no trabalho enciclopédico. Não é um local onde se escreva conteúdo enciclopédico directamente, mas antes uma área onde pode-se coordenar e organizar a escrita de artigos. Um WikiProjecto pode, entre outras coisas, desenvolver critérios, realizar trabalhos colaborativos, manter uma listagem de coisas a fazer, e servir como um fórum onde assuntos de interesse para os editores interessados no mesmo tema possam ser discutidos.

Segundo esta definição, é tentador assumir que um WikiProjeto é principalmente o somatório das suas actividades de edição de artigos, ou seja, um grupo de páginas destinadas a gerir o trabalho em determinados temas. Contudo, a experiência tem demonstrado que um WikiProjeto tem que ser mais do que uma colecção de regras e predefinições para ser bem sucedido. Mais do que ter o título de WikiProjeto, o que dita o sucesso de um projecto é a sua capacidade de funcionar como um grupo de editores em vez de um grupo de artigos.

Um WikiProjeto é sobretudo uma estrutura social, e o seu sucesso depende da sua capacidade de funcionar como um grupo coeso de editores que trabalham para o mesmo fim. A maior parte do trabalho que tem que ser feito por um WikiProjecto, tal como revisão por pares e avaliação da qualidade de artigos, é maçador, não gratificante, e muitas vezes não apreciado. Para ser eficaz, um projecto tem que ser capaz de gerar não só interesse nos temas que aborda, mas também fomentar um espírito de equipa que leve a que os seus membros partilhem também as tarefas mais enfadonhas. Só quando se mantém esta coesão é que se torna possível reunir a energia e dinâmica necessárias para produzir excelentes artigos de forma sistemática, em vez de esporadicamente.

Outros projectos Menu de Wikiprojetos

 

Guia Guia de Wikiprojetos

 

Conselho Conselho de Wikiprojetos

 

Recarregar Recarregar o conteúdo