Portal:Medicina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

(Atualizar Conteúdos)
Portal:Medicina Portal Medicina

Medicina

Medicina
Medicina é uma área do conhecimento humano organizada como profissão, incumbida da manutenção e restauração da saúde. Ela é, num sentido amplo, a ciência e a prática da prevenção e da cura das doenças humanas. É a área de atuação do profissional formado em uma faculdade de medicina.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, saúde não é apenas a ausência de doença, mas sim o completo bem estar físico, mental e social do indivíduo.

Ciências básicas

Especialidades

Medicina interna
Cirurgia
Mistas
Outras
Alternativas

Artigo em destaque

Ácido desoxirribonucleico (ADN, em português: ácido desoxirribonucleico; ou DNA, em inglês: deoxyribonucleic acid) é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e alguns vírus. O seu principal papel é armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas e ARNs. Os segmentos de ADN que contêm a informação genética são denominados genes. O restante da sequência de ADN tem importância estrutural ou está envolvido na regulação do uso da informação genética. A estrutura da molécula de ADN foi descoberta conjuntamente pelo norte-americano James Watson e pelo britânico Francis Crick em 1953, o que lhes valeu o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1962, juntamente com Maurice Wilkins.

Sabia que...

... a estereotaxia é uma técnica utilizada em neurocirurgia para atingir locais do cérebro de maneira precisa ? Esta técnica permite definir a posição de uma estrutura graças a um sistema de coordenadas espaciais, o que é muito útil para realização de alguns procedimentos, tais como biópsias.

... o primeiro antibiótico identificado pelo homem foi a penicilina? Ela foi descoberta pelo médico e bacteriologista escocês Alexander Fleming e está disponível como fármaco desde 1941.

... antigamente, os médicos mandavam seus pacientes dizerem 33 ao examinarem-lhe o peito? Porque o número provoca uma vibração no pulmão cheio de ar.

... a primeira ambulância da história foi criada em 1792, pelo médico de Napoleão Bonaparte, para retirar os soldados feridos dos campos de batalha?

... os médicos medievais não tinham quase nenhum conhecimento sobre a anatomia humana? A Igreja considerava o corpo humano como sagrado e divino e uma dissecação era considerada uma heresia grave por violar as leis de Deus.

... o médico belga Andreas Vesalius é considerado o "pai da anatomia moderna"?

... as bactérias foram descobertas pelo negociante escocês Antony van Leeuwenhoek? Quando Antony observou ao microscópio resíduos retirados de seus próprios dentes e, para sua surpresa, viu seres minúsculos em forma de bastonetes.

... William Harvey, médico britânico, foi quem descreveu pela primeira vez corretamente os detalhes do sistema circulatório, mostrando como o sangue é bombeado por todo o corpo pelo coração?

... até o século 19, os pacientes costumavam desmaiar de dor e desespero durante as operações? Foi quando se descobriu o poder anestésico do éter.

... o primeiro antibiótico identificado pelo homem foi a penicilina?

... a descoberta raios X ocorreu quando Wilhelm Röntgen estudava o fenômeno da luminescência produzida por raios catódicos num tubo de Crookes?

... zoologista americano Ross Granville Harrison descobriu como cultivar células vivas em laboratório, independentemente das plantas ou animais de onde vieram?

Projeto Medicina

Tópicos

Assuntos relacionados

Medicina em...