Endoscopia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Endoscopia, significa olhar para dentro do paciente. Trata-se de uma especialidade médica que se ocupa de obter imagens médicas diagnósticas utilizando-se de um endoscópio. O endoscópio é um aparelho que consta basicamente de uma fonte de luz e alguma forma de visualização da imagem para dentro, pode ser dada de forma anal, ventricual ou gastrointestinal.

Usos[editar | editar código-fonte]

A endoscopia é utilizada:

Componentes[editar | editar código-fonte]

Um endoscópio flexível.

A endoscopia é realizada com endoscópios, que existem para o diagnóstico da mucosa de todo o trato gastrointestinal dos seres humanos. É com este equipamento que os médicos especialistas diagnosticam e fazem tratamento terapêutico na maioria das doenças gastrointestinais. São subdivididos em: endoscópios, colonoscópios, broncoscópios, nasoendoscópios, duodenoscópios, enteroscópios, etc.

Hoje a tecnologia dividiu os equipamentos em dois tipos: fibroscópios, que transmitem a imagem através de uma fibra ótica, e os vídeo-endoscópios, que transmitem as imagens através de uma micro câmera, ou CCD, e com isso gera-se uma imagem eletrônica.

Com a evolução da tecnologia, hoje já é possível ganhar um aumento da imagem de até 100 vezes o tamanho normal, com a magnificação ótica, (ou zoom ótico) nos endoscópios e colonoscópios eletrônicos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Endoscopia