Engasgo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Saúde.

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição. Este artigo está para revisão desde agosto de 2016.

Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Engasgo
Manobra de Heimlich em uma paciente adulta engasgada
Classificação e recursos externos
CID-10 F410, R068, T179, W78, W79, W80
CID-9 784.9, 933.1
MeSH D000402

No meio médico, engasgo ou obstrução de vias áereas por corpo estranho (OVACE) é o bloqueio da traqueia de uma pessoa por um objeto estranho, vômito, sangue ou outros fluidos. Engasgo é considerado uma emergência médica. Em casos severos, o engasgo pode levar a pessoa à morte por asfixia ou deixá-la semi-consciente ou inconsciente por um tempo. Nessa situação, deve-se agir rápida e precisamente para evitar complicações. Em casos mais graves, deve-se chamar uma ambulância rapidamente, para uma intervenção médica de emergência. Na maioria dos casos, no entanto, aconselha-se proceder conforme abaixo.

Como proceder[editar | editar código-fonte]

O procedimento de primeiros socorros para engasgo é usar o número telefônico de emergência. As principais diferenças de abordagem se dão de acordo com:

  • a faixa etária do paciente (adulto, crianças e neonatos)
  • se gravidez ou obesidade mórbida
  • se a vítima está consciente ou inconsciente

Caso a vítima esteja acordada, inicialmente pede-se para que ela tussa na tentativa de eliminar ativamente o corpo estranho.

Segue-se a realização da manobra de Heimlich em pé como forma de auxiliar a vítima a expulsar o que estiver obstruindo sua via aérea.

Caso a vítima perca a consciência, realiza-se manobra específica com o paciente deitado.

A chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência dá início ao manejo avançado de via aérea (ex: Intubação endotraqueal).

ATENÇÃO: não tente melhorar a situação com respiração boca à boca, pois podem trazer riscos mais graves e prejudicar a vitima.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]