Clínica médica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Clínica médica, no Brasil também conhecida como Medicina Interna, é a especialidade médica que trata de pacientes adultos, atuando principalmente em ambiente hospitalar. Inclui o estudo das doenças de adultos, não cirúrgicas, não obstétricas e não ginecológicas, sendo a especialidade médica a partir da qual se diferenciaram todas as outras áreas clínicas como Cardiologia,Ergometria,Reabilitação,Medicina espacial,Medicina legal,Medicina de transplantes,Medicina de família e comunidade , Cirurgia Torácica, Cirurgia Plástica,Medicina fetal,Cirurgia Vascular,Foniatria,Medicina física e reabilitação,Medicina Preventiva,Psicoterapia,Dermatologia,Hansenologia,Oftalmologia,Otorrinolaringologia, Infectologia, Reumatologia, Oncologia, Alergologia,Urologia,Uroginecologia,Endocrinologia,Podologia,Ortopedia,Traumatologia,Imunologia,Coloproctologia,Gastroenterologia,Mastologia,Nutrologia,Hematologia,Sexologia,Patologia Clínica,Obstetrícia,Ginecologia,Epidemiologia,Gerontologia,Anatomia Patológica,Neonatologia,Anestesiologia,Geriatria,Hebiatria,Pediatria,Angiologia,Andrologia,Medicina Nuclear,Medicina Esportiva, Medicina de emergência,Medicina do tráfego, Medicina do trabalho, Psiquiatria,Neuropsiquiatria,Neurologia,Radiologia,Medicina do sono,Medicina Intensiva,Hepatologia,Pancreatologia,Nefrologia,Genética Médica,Homeopatia,Radioterapia,Ecologia médica,Neurofisiologia Clínica,Cinesiologia,Cirurgia Pediátrica,Cirurgia da Mão,Cirurgia geral,Cirurgia Cardiovascular, Cirurgia de cabeça e pescoço,Neurocirurgia,Clínica Médica,PneumologiaePredefinição:Espipí

No Brasil, o especialista em clínica médica deve cumprir, além do curso de Medicina, dois anos de Residência médica em Clínica Médica. O termo "clínico geral" é erroneamente e popularmente utilizado para designar o médico sem especialização. O termo mais correto para designar o médico sem especialização é "generalista".

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.