Ciências da saúde

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

As ciências da saúde ou ciências médicas são as áreas de estudo relacionadas com a vida, a saúde e a doença, e incluem a medicina humana, a biologia, a medicina veterinária, a naturologia, a biomedicina, a enfermagem, a fonoaudiologia, as análises clínicas, a farmácia, a Ciências do Esporte, a educação física, a odontologia, a psicologia, a terapia ocupacional, a nutrição, a fisioterapia e a engenharia biomédica, entre outras.

As ciências da saúde, utilizam principalmente dos seguintes princípios metodológicos e atuações: Na fase diagnóstica: anamnese, sondagem, exames clínicos, exames laboratoriais e testes. Na fase de atuação: indicação de medicamentos, aplicação de manobras, massagens, exercícios terapêuticos específicos e atividades físicas, orientações de dietas, posturas e mudança comportamental. Na fase de acompanhamento: comparações de exames e testes, avaliação clínica e retornos periódicos.


Ensino Superior[editar | editar código-fonte]

Em Portugal existem actualmente uma licenciatura com este nome cujo plano curricular serve de tronco comum a qualquer outro curso na área da saúde, nomeadamente medicina, medicina dentária e ciências farmacêuticas. Esta licenciatura funciona apenas em duas faculdades: Faculdade de Medicina de Lisboa e Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.