Ciências do ambiente

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Ciências do ambiente são um campo académico multidisciplinar que integra ciências físicas, biológicas e da informação para o estudo do ambiente e soluções para problemas ambientais. Entre estas ciências estão a ecologia, biologia, física, química, zoologia, mineralogia, oceanografia, limnologia, ciências do solo, geologia, ciências da atmosfera, geografia e geodesia. As ciências do âmbiente surgiram a partir dos campos da história natural e da medicina durante o Iluminismo.[1] Hoje em dia, permitem uma abordagem integrada, quantitativa e interdisciplinar ao estudo dos sistemas ambientais.[2] [3]

Entre as áreas de estudo relacionadas estão os estudos ambientais e a engenharia do ambiente. Os estudos ambientais integram ciências sociais para compreender as relações humanas, percepções e políticas em relação ao ambiente. A engenharia ambiental foca-se no design e tecnologia destinados a melhorar a qualidade do ambiente. Os problemas ambientais incluem quase sempre a interação de processos físicos, químicos e biológicos. Os cientistas ambientais trabalham em tópicos como a compreensão dos processos terrestres, a avaliação de sistemas de energia alternativos, controlo e mitigação da poluição, gestão de recursos naturais e os efeitos do aquecimento global, aplicando análises sistémicas aos problemas ambientais.

As ciências ambientais tornaram-se campo ativo de investigação científica nas décadas de 1960 e 1970, devido à necessidade de uma abordagem multidisciplinar para analisar problemas ambientais complexos, devido ao aparecimento de diversas leis ambientais que exigiam protocolos de investigação específicos e ao aumento da consciencialização pública da necessidade de ação para resolver problemas ambientais.

Referências

  1. Eddy, Matthew Daniel. In: Matthew Daniel. The Language of Mineralogy: John Walker, Chemistry and the Edinburgh Medical School 1750-1800. [S.l.]: Ashgate, 2008.
  2. Environmental Science Iowa State University. Visitado em 13 de fevereiro de 2014.
  3. Agência Europeia do Ambiente. Environmental Terminology and Discovery Service (ETDS). Visitado em 13 de março de 2009.
Ícone de esboço Este artigo sobre ambiente é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.