Ajuda:Guia de edição/Redirecionar páginas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Redirecionamentos são páginas na Wikipédia que transportam imediatamente o leitor a outra página, chamada de "página-destino" ou "página-alvo". Ao serem utilizados, pode-se ver uma mensagem automática logo abaixo do título da página-destino, indicando que o redirecionamento foi feito. Também visível, há um atalho para a página do próprio redirecionamento, para que seja possível reeditá-lo (quando necessário). Note, porém, que redirecionamentos não contam como artigos.

Função dos redirecionamentos

Os redirecionamentos são utilizados, geralmente, por usuários experientes. Veja alguns casos em que eles são necessários:

  1. Páginas de abreviações. Por exemplo: IATA redireciona para Associação Internacional de Transportes Aéreos.
  2. Casos de ortografia múltipla. Por exemplo: em alguns países, escreve-se tectônica (com acento circunflexo); em outros, a escrita usual é tectónica (com acento agudo).
  3. Facilidade para direcionar. Por exemplo: Anos 60 poderia redirecionar para Década de 1960.
  4. Títulos em outros idiomas. Por exemplo: Animé redirecionada para Anime.
  5. Títulos de filmes, para os quais, em alguns casos, deve ser usado o título original. Por exemplo: o filme Encontro Marcado (com título no Brasil) deve ser redirecionado ao título original, Meet Joe Black (ver WikiProjeto:Cinema).
  6. Palavras relacionadas. Por exemplo: Arquiteto redireciona para Arquitetura.
  7. Plurais. Por exemplo: Navalhas filosóficas redireciona para Navalha (filosofia).
  8. Diferentes títulos possíveis e corretos. Quando existe mais do que uma hipótese para o título de um artigo, como em Obama (que redireciona para Barack Obama), é possível notar a necessidade do uso de redirecionamentos.
  9. Nomes comerciais de medicamentos, todos são redirecionados para seu princípio ativo. Por exemplo: aspirina redireciona para Ácido acetilsalicílico.[1]

Como fazer um redirecionamento

#REDIRECIONAMENTO [[nome do artigo já existente]]
  • Salvar a página
  • A partir de então, quem procurar pelo título de artigo que acabou de criar será conduzido ao artigo indicado no código acima.

Notas:

  • Cuidado para não deixar espaço entre o cerquilha/cardinal/sustenido (#) e a palavra REDIRECIONAMENTO.
  • Depois de gravar, se o título do artigo que supostamente já existe estiver a vermelho, verifique se a escrita do título da página-alvo está correta.
  • Certifique-se de que não fez um redirecionamento para outra página de redirecionamento (redirecionamento duplo), pois, dessa forma, o processo não será automático!
  • Para fins estatísticos, uma página de redirecionamento não conta como um artigo.


Exemplo de redirecionamento:

Atenção: o exemplo citado abaixo é real. Não faça testes de alteração!

  • Clique em Natal-RN.
  • Perceba que é redirecionado para a página de destino Natal (Rio Grande do Norte).
  • Observe o código (Redirecionado de Natal-RN) abaixo do título da página-destino. Siga a ligação para ser levado à página de redirecionamento propriamente dita.

Usando o Editor Visual

Verificando páginas de redirecionamento

  • Para verificar se redirecionamentos já existem para um determinado artigo, basta, na página do artigo, seguir a ligação Artigos afluentes, no menu da esquerda (logo abaixo da caixa de busca).
  • Uma página com uma lista de artigos que possuem ligações internas para o artigo será aberta.
  • As páginas de redirecionamento são as que aparecem indicadas com o termo (página de redirecionamento).


Exemplo: Castro Alves

Alterando redirecionamentos

Para alterar uma página de redirecionamento, siga estes passos:

  • Abra a página do redirecionamento (ver secção como abrir páginas de redirecionamento)
  • Clique em editar.
  • Pode então mudar a ligação de destino ou, caso o redirecionamento seja desnecessário, apagar o redirecionamento e criar a página com novo conteúdo.

Redirects duplos

Ver artigo principal: Wikipedia:Redirects duplos

Em suma, uma página que faça um redirect para outra página que também é um redirect, por causa de limitações no software da Wikipédia, não é redirecionada automaticamente.

Como redirecionar categorias

Redirecionar categorias é diferente de redirecionar páginas. Para instruções, acesse:

Ajuda:Guia de edição/Categorizar#Como fazer redirecionamentos de categorias

Categorização de redirecionamentos

Conforme consenso obtido na Esplanada[2], baseando-se no princípio de que a função de uma categoria é precisamente listar elementos, representando, assim, uma evolução natural das listas, os redirects devem ser categorizados levando em conta os seguintes parâmetros:

  • Relevância à categorização;
  • Existência de potencial para conteúdo diverso em caso de separação do artigo e do redirecionamento;
Por exemplo
  • uma escola de samba fictícia pode não merecer artigo próprio, porém deve ser categorizada na Categoria:Escolas de samba fictícias
  • Um sinônimo de uma palavra não deve ser categorizado, de forma que a mesma palavra não apareça duas vezes na mesma categoria.
  • Um importante caso policial deve ter as categorias relacionadas apenas ao caso, e não às vítimas ou aos criminosos. Se as vítimas e criminosos não tiverem artigo próprio, mas forem redirects, estes redirects devem ser categorizados nas categorias de vítimas e de criminosos correspondentes.

Não "consertar" ligações para redirecionamentos efetivos

Não há nada de inerentemente errado em fazer ligações para redirecionamentos. Alguns editores são tentados, quando encontram uma ligação para um redirecionamento, a contornar o redirecionamento e apontar a ligação diretamente para a página alvo. Enquanto que há um número limitado de casos em que isto pode ser benéfico (plurais, usos estilísticos, quando redireciona para uma página de desambiguação, etc,) é, geralmente, uma prática inútil ou, mesmo, prejudicial para o funcionamento da Wikipédia.

Salvo algumas poucas exceções, não há bons motivos para alterar o alvo de uma ligação para algo diferente do texto que é exibido apenas para evitar redirecionamentos. Quase nunca é útil trocar [[redirecionamento]] por [[alvo|redirecionamento]].

É igualmente inútil modificar o texto visível das ligações sem outra justificação que não seja evitar redirecionamentos. Assim, os editores não devem mudar, por exemplo, [[Franklin Roosevelt]] para [[Franklin D. Roosevelt]] só para "emendar um redirecionamento". Esta regra não se aplica a acasos em que há outras razões para fazer a modificação.

Entre as razões para não mudar redirecionamentos podemos contar:

  • Os redirecionamentos podem indicar possíveis artigos futuros.
  • A introdução de texto invisível desnecessário dificulta a leitura do artigo na forma de texto-fonte.
  • Ligações sem a barra vertical que separa o alvo e o texto da ligação fazem melhor uso da ferramenta "páginas afluentes", tornando mais fácil acompanhar a forma como os artigos estão ligados uns aos outros e ajudar em alterações em larga escala nas ligações.
  • Atalhos ou redirecionamentos para subseções dos artigos ou páginas de recomendações da Wikipédia nunca devem ser contornados, pois os títulos de seção na página-alvo podem mudar com o tempo. Atualizar um redirecionamento é muito mais eficiente do que atualizar dezenas de ligações com textos alternativos.
  • Se os editores utilizam recorrentemente um redirecionamento em vez do título de um artigo, isso pode ser um indicativo de que o artigo é que precisa ser renomeado em vez de ser feita uma alteração na ligação que aponta para o redirecionamento. Assim, "corrigir redirecionamentos" sistematicamente (por exemplo, com ferramentas como o detector de redirecionamentos) pode causar a perda de informação útil que poderia ser utilizada para decidir-se quanto ao melhor título para um artigo.

Não elimine redirecionamentos…

Via de regra, não remova (elimine) redirecionamentos. Em termos práticos, não é possível saber se um redirecionamento ainda é utilizado sobretudo para versões antigas de páginas além do que ganho técnico (processamento da página e espaço armazenado pelo redirecionamento) não é significativo. O redirecionamento também pode ser útil para prevenir a criação indevida do mesmo assunto sob um título diferente.

Exceções para a eliminação de redirecionamentos

Em princípio, redirecionamentos não devem ser eliminados. Em alguns casos, um redirecionamento pode, contudo, ser eliminado, como nos listados a seguir:

  • Se o redirecionamento está quebrado, como:
    • … quando seu alvo é inexistente ou foi excluído. Um redirecionamento não deve ser eliminado se o alvo está incorretamente grafado. Neste caso, a ligação deve ser corrigida.
    • … quando seu alvo é uma página especial ou um interwiki[3]
  • Se o redirecionamento é incorreto ou enganoso (eg. Sítio para Leite).
  • Se o alvo está em outro domínio, sobretudo nos casos do domínio principal para domínio Ficheiro, ou Categoria.
  • Se o redirecionamento foi criado como vandalismo (eg. "João é um otário" para "João").
  • Se o redirecionamento se enquadra na regra R1 da política de eliminação rápida:
    • […] são considerados "desnecessários" redirecionamentos que não correspondam a uma alternativa válida e verificável ao próprio título do artigo de destino; (exemplo de alternativa válida: paludismo redireciona para malária)
    • […] são considerados "desnecessários", consequentemente, os redirecionamentos que correspondem a erros ortográficos; (exemplo de alternativa inválida e suscetível à eliminação: largata redirecionando para lagarta)
    • […] são considerados "indevidos" redirecionamentos que não correspondam ao título de uma secção desenvolvida no artigo de destino, ou ainda, a uma porção suficientemente desenvolvida do texto do artigo ou de uma lista referenciada; (exemplo de alternativa válida: Estudo coorte redireciona para Epidemiologia#Estudos de coorte)
    • também são considerados "indevidos" saltos de domínio.

Referências

Ver também

Referências