Ajuda:Guia de edição/Tamanho de páginas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
O que se segue é um artigo informativo sobre Guia de edição, que foi entendido como consensual.
Prefira utilizar a página de discussão ou até mesmo a esplanada antes de fazer uma modificação que altere o contexto.
Out of date clock icon.svg
Esta página pode conter informações desatualizadas.

Se sabe algo sobre o tema abordado, edite a página e inclua informações mais recentes, citando fontes válidas. Utilize o campo de resumo para uma breve explicação das alterações e, se achar necessário, apresente mais detalhes na página de discussão.

Alguns navegadores mais antigos não permitem a correta edição de páginas mais longas: a parte final do artigo, geralmente os últimos parágrafos, não pode ser mostrada na janela de edição. Isso significa que se essa edição for salva, as partes não mostradas serão apagadas.

Até agora a melhor solução é manter as entradas num tamanho que não exceda os 190 kB (veja Como descobrir o tamanho de um artigo)

Apesar disso, usuários de determinados modelos de computador podem resolver o problema facilmente ao atualizarem seus navegadores para suas versões mais novas. O problema relacionado ao tamanho de página compete a determinados navegadores mais antiquados, particularmente o Netscape v4.76 ou anteriores, e versões mais antigas do Opera.

  • Usuários do Netscape: O Netscape v4.76 (ou anterior) mostra problemas na edição de artigos longos, além de um número de defeitos outros. O Netscape foi descontinuado pela desenvolvedora, sendo altamente recomendado ao usuário a escolha de outro navegador ou atualizar para a última versão fabricada, o Netscape 9. Também é válido considerar que se você gosta do Netscape, é interessante a possibilidade de troca pelo Firefox, que representa uma implementação menor e mais eficiente. O Firefox usa o mesmo sistema de renderização que o Netscape, resultando em aparência e experiência similares.
  • Usuários do Opera: Utilize a versão 6.05 ou mais recente. As versões mais antigas podem ter problemas na edição de artigos longos. A versão mais nova para Windows, o Opera 11. Versões para Linux, Solaris, Mac OS X e FreeBSD também existem. Você não precisa ser um usuário do Opera para que possa trocar seu navegador por essa versão mais nova. Versões mais antigas do Opera mostravam um banner de propaganda e a versão sem propaganda custava US$ 39 mas as versões mais recentes não possuem o banner e são totalmente gratuitas. O navegador Opera está disponível para a maioria dos sistemas operacionais.
  • Usuários de outros navegadores: Se o seu navegador parece estar funcionando sem problemas e não mostrar qualquer perturbação na edição de artigos, então provavelmente não há com o que se preocupar. Se você encontrou problemas, tente atualizar seu navegador para sua versão mais nova. Se isso não funcionar e te impedir de editar artigos, a escolha mais segura e fácil é simplesmente trocar para uma versão atualizada dos navegadores Firefox, Google Chrome, Opera, Safari ou Internet Explorer.

Ver também