Ajuda:Guia de edição/Ligações externas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Guia de edição
Criar uma conta
Menus e ferramentas
Como começar uma página
Formatar artigos
Como usar imagens, áudios e vídeos
Ligar artigos entre si
Fazer notas de rodapé
Ligar artigos a projetos relacionados
Como adicionar ligações externas
Categorizar
Ligar artigos a outras Wikipédias
Usar predefinições
Criar predefinições
Usar o acordo ortográfico
Usar tabelas
Usar fórmulas matemáticas
Renomear uma página
Reverter edições
Fundir artigos
Tamanho de páginas
Dividir artigos
Redirecionar páginas
Desambiguar termos
Traduzir artigos
Assinar mensagens
Arquivar discussões
Dicas e truques
Guia de edição avançado
HTML
CSS
Funções sintáticas
Palavras mágicas
JavaScript
MediaWiki
Expressões regulares
Extensões
Desenvolvedores
Outros guias
Portal de ajuda
Primeiros passos
FAQ de edição
Livro de estilo
Guia de consulta e reprodução
Guia de eliminação
editar

Esta página descreve algumas recomendações de como e onde adicionar ligações externas em páginas da Wikipédia em português. Para mais informações sobre as ligações externas permitidas na Wikipédia consulte a página Wikipedia:Ligações externas.

Como funcionam as ligações externas[editar | editar código-fonte]

As ligações externas funcionam de forma diferente das ligações internas (para outras páginas na Wikipédia em língua portuguesa) conforme mostrado na tabela seguinte. A tabela visa apenas demonstrar como funciona o código wiki nas ligações externas. Para saber onde colocar e como se deve utilizar corretamente veja por favor as secções seguintes desta página. Notar que as ligações externas são sempre acompanhadas por um pequeno ícone como este: para indicar aos leitores que se trata de uma ligação externa e não outra página da Wikipédia (sem o ícone).

Código Resulta em Explicação
[[Wikipédia]] e [[Wikipédia|enciclopédia Wikipédia]] Wikipédia e enciclopédia Wikipédia Exemplo de duas ligações internas para comparar como funciona o código com ligações externas apresentadas de seguida.
www.wikipedia.org www.wikipedia.org Este exemplo não deve ser utilizado, pois é interpretado pelo MediaWiki como mero texto e não permite que se aceda ao sítio através de um clique.
http://www.wikipedia.org http://www.wikipedia.org Exemplo que funciona mas não deve ser utilizado. É preferível especificar sobre o que se trata o sítio como demonstrado no exemplo seguinte.
[//www.wikipedia.org Sítio da Wikipédia] Sítio da Wikipédia Código correto para indicar uma ligação externa.
[[//www.wikipedia.org Sítio da Wikipédia]] [Sítio da Wikipédia] Exemplo errado pois as ligações externas não funcionam da mesma forma que as ligações internas. Basta um colchete de cada lado e não dois.
[[http://www.wikipedia.org|Sítio da Wikipédia]] [da Wikipédia] Exemplo completamente errado pois as ligações externas não funcionam da mesma forma que as ligações internas. Notar que "http://www.wikipedia.org|Sítio" é interpretado como o endereço (URL) que não existe. A seguir a "[http://www.wikipedia.org" deve haver sempre um espaço em branco caso se use um texto descritivo da ligação externa.
[[//www.wikipedia.org | Sítio da Wikipédia]] [| Sítio da Wikipédia] Exemplo errado pois as ligações externas não funcionam da mesma forma que as ligações internas. Em relação ao exemplo anterior, este aponta para o endereço correto pois tem um espaço adicional após o endereço.

Apesar do protocolo http ser o mais utilizado, também é possível usar outros protocolos: https://  ftp://  irc://  gopher://  telnet://  nntp://  worldwind://  mailto:  news:  svn://

Localização das ligações externas[editar | editar código-fonte]

Seguem-se algumas indicações sobre a localização e a inclusão das ligações externas conforme o domínio:

  • Domínio principal (artigos enciclopédicos) - nesta página, regra geral não se devem colocar ligações externas no corpo do texto, a não ser que sejam referências, pois estas são mostradas no final da página na secção "Referências". Nos restantes casos, as ligações externas devem ser colocadas na secção "Ligações externas".
  • Domínios de discussão - como "Usuário discussão", "Wikipedia discussão", etc. - podem ser colocadas ligações externas em qualquer lugar, respeitando, no entanto, as indicações em Wikipedia:Ligações externas que se aplicam a qualquer página da Wikipédia.
  • Usuário - podem ser colocadas ligações externas em qualquer lugar que o usuário pretenda.
  • Wikipedia, Ajuda e Portal - caso seja uma página informativa é geralmente permitido usar ligações externas no corpo do texto desde que seja justificável e necessário para apresentar exemplos e indicações.
  • Categoria - regra geral, estas páginas não devem conter qualquer tipo de ligação externa.
  • Ficheiro - como praticamente não existem páginas locais neste domínio (são cópias do Commons), estas páginas não devem conter ligações externas a não ser que estas estejam na página respetiva do Commons, e de acordo com as políticas de ligações externas do Commons.
  • MediaWiki - permitido quando necessário para ferramentas externas. Sempre que possível deve-se indicar que é uma ligação externa quando se utiliza o código <span class="plainlinks"></span> que oculta o ícone de ligação externa. Ver por exemplo a caixa de ferramentas nas páginas de história que indica "externas:"
  • Predefinição - podem ser adicionadas ligações externas no final das instruções. Quanto à própria predefinição conter ligações externas, apenas devem ser incluídas caso seja um sítio reconhecido (como o ImDB) caso a predefinição se destine a ser usada no domínio principal ou "Anexo". Em predefinições para outros domínios não existem normalmente restrições, desde que se justifique incluir a ligação externa.
  • Anexo - aplicam-se as mesmas regras de páginas no domínio principal.

Ligações externas no fim do texto[editar | editar código-fonte]

As ligações externas, regra geral, devem ser inseridas na parte final da página, antes dos interwikis e categorias, e após as secções "bibliografia", "ver também" e "referências" casos existam. Caso não exista uma secção de ligações externas na página onde se quer inserir, pode-se adicionar uma como no exemplo seguinte:

Código Resulta em

== Ligações externas ==
*[http://www.microsoft.com/ Página oficial da Microsoft]
*[http://www.gatesfoundation.org/ Fundação Bill & Melinda Gates]

Ligações externas


Os asteriscos antes de cada ligação externa permitem dispor as ligações externas separadas numa lista. Notar que, ao contrário das ligações internas como [[Água]] que resulta em: Água, as ligações externas devem ser colocadas apenas com um colchete de cada lado e não dois.

Páginas em outras línguas[editar | editar código-fonte]

Estando na Wikipédia em português, os leitores esperam naturalmente encontrar ligações externas para conteúdos em português. Caso sejam inseridas ligações externas para páginas em língua estrangeira, é recomendável utilizar a predefinição {{link}}. Ainda, caso a página ofereça suporte a diversas línguas, torna-se recomendável utilizar a predefinição {{link2}} conforme o exemplo na tabela seguinte.

Código Resulta em

== Ligações externas ==
*{{link|en|2=http://www.microsoft.com/|3=Página oficial}}
*{{link|de|2=http://www.microsoft.de/|3=Página oficial}}
*{{link2|http://www.ea.com/language|EA|Jogos eletrônicos|pt|en|fr}}

Ligações externas


Nota: as ligações a páginas externas em português não necessitam ser especificadas; a lista de línguas actualmente suportadas pode ser consultada na página da predefinição Link.

Ligações externas no corpo do texto[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: cite as fontes e notas de rodapé

As ligações externas em referências no corpo do texto, são relativamente comuns e permitidas, já que as ligações externas em si são mostradas no final da página na secção "Referências". É permitido e recomendado que se utilizem ligações externas nas referências para se poder verificar facilmente a informação que serviu de referência. Note no entanto que não se deve colocar simplesmente a referência sem qualquer informação adicional. Também não se deve indicar como referência a página do sítio sem especificar onde está a informação. Para simplificar e padronizar as referências existem alguns recursos que podem ser utilizados conforme indicado em cite as fontes e notas de rodapé.

Código Resulta em Recomendação
O Projeto GNU é um projeto iniciado por [[Richard Stallman]]<ref>http://pcworld.uol.com.br/reportagens/2007/09/17/idgnoticia.2007-09-17.9033395395/paginador/pagina_6</ref> em [[1984]].

{{referências}}
O Projeto GNU é um projeto iniciado por Richard Stallman[1] em 1984.

Referências


[1]http://pcworld.uol.com.br/reportagens/2007/09/17/idgnoticia.2007-09-17.9033395395/paginador/pagina_6

Permitido mas não recomendável, pois obriga o leitor a aceder à página externa para saber quem é o autor, o título do artigo e a data de publicação.
O Projeto GNU é um projeto iniciado por [[Richard Stallman]]<ref>[http://pcworld.uol.com.br/reportagens/2007/09/17/idgnoticia.2007-09-17.9033395395/paginador/pagina_6 «Conheça o "pai" do software livre» - Peter Moon - PCWorld.]</ref> em [[1984]].

{{referências}}
O Projeto GNU é um projeto iniciado por Richard Stallman[1] em 1984.

Referências


[1]«Conheça o "pai" do software livre» - Peter Moon - PCWorld.

Aceitável apesar de não estar de acordo com algumas indicações no Livro de estilo. Mesmo assim, como a informação está correta, isso poderá ser corrigido posteriormente por outro editor.
O Projeto GNU é um projeto iniciado por [[Richard Stallman]]<ref>http://pcworld.uol.com.br</ref> em [[1984]].

{{referências}}
O Projeto GNU é um projeto iniciado por Richard Stallman[1] em 1984.

Referências


[1]http://pcworld.uol.com.br

Não recomendável, pois obriga os leitores a procurarem pela página em específico que contém a informação. Em alguns casos pode ser quase impossível encontrar a página específica e a referência poderá ser removida.
O Projeto GNU é um projeto iniciado por [[Richard Stallman]]<ref>{{citar web|url=http://pcworld.uol.com.br/reportagens/2007/09/17/idgnoticia.2007-09-17.9033395395/paginador/pagina_6|titulo=Conheça o "pai" do software livre|autor=Peter Moon|data=17 de setembro de 2007|publicado=PCWorld|2 de fevereiro de 2010}}</ref> em [[1984]].

{{referências}}
O Projeto GNU é um projeto iniciado por Richard Stallman[1] em 1984.

Referências


[1]Peter Moon (17 de setembro de 2007). «Conheça o "pai" do software livre». PCWorld  Texto "2 de fevereiro de 2010" ignorado (ajuda)

Recomendável. Existem no entanto outras formas de citar uma fonte descritas em Cite as fontes e Notas de rodapé.


Não referências[editar | editar código-fonte]

No caso da ligação externa não ser uma referência, mas uma mera indicação para um site externo para quem procure mais informações sobre o assunto, regra geral não deve ser colocada no corpo do texto. Mesmo que não exista uma página específica sobre o mesmo assunto da ligação externa, é preferível colocar essa ligação externa no final da página ou criar a página adicionando a ligação externa (mas com descrição sobre o assunto, caso contrário poderá ser considerado spam e ser eliminada). Na tabela seguinte são mostradas as recomendações, conforme o caso, em que, a título de exemplo, se está a visualizar a página Projeto GNU e se pretende adicionar a ligação externa para o sítio oficial de Richard Stallman, autor do projeto GNU, disponível em http://www.stallman.org

Código É mostrado Recomendação
O Projeto GNU é um projeto iniciado por [[Richard Stallman]] em [[1984]]. O Projeto GNU é um projeto iniciado por Richard Stallman em 1984. Como a página Richard Stallman existe, o endereço oficial deve ser colocado no final da página Richard Stallman. A ligação externa para a página oficial de Richard Stallman não deve ser colocada na página Projeto GNU, a não ser que o sítio oficial de Richard Stallman contenha uma página específica sobre o Projeto GNU.
O Projeto GNU é um projeto iniciado por [[Richard Stallman]] em [[1984]]. O Projeto GNU é um projeto iniciado por Richard Stallman em 1984. Notar que este exemplo não contém uma ligação para criar a página, uma vez que a página Richard Stallman existe na Wikipédia.

Como a página Richard Stallman não existe neste exemplo, pode criar essa página clicando no nome a vermelho, adicionar alguma informação sobre ele nessa página e incluir no final a ligação externa. Não se deve criar a página apenas com a ligação externa, caso contrário será provavelmente eliminada por não conter conteúdo enciclopédico descrevendo o assunto.

O Projeto GNU é um projeto iniciado por [http://www.stallman.org Richard Stallman] em [[1984]]. O Projeto GNU é um projeto iniciado por Richard Stallman em 1984. Não se deve fazer como mostrado neste exemplo. É esperado que as ligações externas estejam no final das páginas na secção "Ligações externas" e não no corpo do texto.
O Projeto GNU é um projeto iniciado por [[Richard Stallman]] em [[1984]].

== Ligações externas ==
*[http://www.stallman.org Site oficial de Richard Stallman, autor do Projeto GNU]

O Projeto GNU é um projeto iniciado por Richard Stallman em 1984.

Ligações externas


Notar que este exemplo não contém uma ligação para criar a página, uma vez que a página Richard Stallman existe na Wikipédia.

Caso a página Richard Stallman não exista e não pretende criá-la por qualquer motivo, é por vezes aceitável que se coloque a ligação externa no final da página. Tenha em conta no entanto que deve ser de um sítio oficial ou permitido como ligação externa na Wikipédia, caso contrário poderá ser removida ou ser considerada spam.

Ligações externas especiais[editar | editar código-fonte]

As ligações externas especiais para outros projetos da Wikimedia Foundation podem ser usadas de forma muito similar às ligações internas. Para mais informações consulte:

Existem ainda ligações externas especiais para outros sítios, não geridos pela Wikimedia Foundation, que podem ou não funcionar como um sítio Wiki. Para mais informações e obter a lista completa dessas ligações consultar "Mapa de Interwikis" no Meta-Wiki (em inglês). Deve-se ter em conta que este tipo de ligações podem ser adicionadas ou removidas a qualquer momento (deixando estas de funcionarem). Por isso recomenda-se apenas utilizar para sítios amplamente reconhecidos por ser pouco provável que sejam removidos.

Ver também[editar | editar código-fonte]