Sítio

Um sítio é todo e qualquer lugar ocupado por um determinado corpo. Portanto, lato sensu, a palavra sítio é um sinônimo de local ou lugar.
Índice
Web[editar | editar código-fonte]
Sítio - na internet refere-se a um Website
No Brasil[editar | editar código-fonte]
Sítio refere-se normalmente a uma propriedade rural[1] de área modesta, frequentemente usada para lazer ou para lavoura. De modo geral, um sítio é menor que uma fazenda. No entanto, as diferenças entre sítio, chácara e fazenda às vezes não são claras. O equivalente em Portugal é uma quinta, e em Moçambique utiliza-se o termo machamba; nesses países, a palavra sítio tem apenas o significado de local.
É comum entre as pessoas que possuem um sítio possuírem também uma casa na cidade. Assim, o sítio é usado como um local de lazer frequentado nos fins de semana para buscar tranquilidade e contato com a natureza, o que não é possível na cidade. Para isso, os sítios costumam ter cavalos para passeio, além de vacas, galinhas, patos e outros pequenos animais. Alguns sítios têm o privilégio de ser cortado por um riacho, o que torna a nadar nele uma atividade muito agradável.
Para muitos, o sítio é o local de subsistência de onde se tira o sustento através da plantação de hortaliças e legumes, e de pequenas criações de gado, aves e suínos, sendo o excedente de produção trocado ou vendido.
No Rio Grande do Sul, Brasil[editar | editar código-fonte]
No estado do Rio Grande do Sul estas características são de uma Chácara. Raramente o termo Sítio é utilizado.
Em Portugal[editar | editar código-fonte]
Na Região Autónoma da Madeira[editar | editar código-fonte]
O termo sítio é utilizado na Região Autónoma da Madeira como uma subdivisão das freguesias, embora geralmente não tenha qualquer carácter administrativo. O conceito é semelhante aos termos lugar e casal, utilizados na toponímia em Portugal continental. Ver Sítios da Madeira.