Wikipédia:Os melhores artigos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Os melhores artigos na Wikipédia
Esta estrela simboliza os artigos destacados da Wikipédia

Esta página contém uma lista de artigos que a comunidade da Wikipédia lusófona identificou como artigos de excelente qualidade, e que por isso foram artigos de destaque na página principal.

No momento há 370 artigos que foram destaque num número total de 1 059 312 artigos existentes na Wikipédia. Isto significa que, aproximadamente, 1 de cada 2863 artigos está listado aqui.

As edições da Wikipédia em outras línguas possuem também artigos destacados que podem ajudar a melhorar o conteúdo da Wikipédia em português. A existência de um artigo destacado noutra língua pode ser detectada através da presença de uma pequena estrela (Cscr-featured.svg) na coluna das ligações interlinguísticas de cada artigo.

Satélites de Netuno
Netuno (topo) e Tritão (embaixo)

Netuno ou Neptuno tem catorze satélites naturais conhecidos. O maior é de longe Tritão, descoberto por William Lassell em 10 de outubro de 1846, 17 dias após a descoberta do planeta. Mais de um século passou até a descoberta da segunda lua, Nereida. Os satélites de Netuno são nomeados a partir de personagens da mitologia grega ou romana relacionados com o oceano ou Netuno (Poseidon).

Ao contrário de todas as grandes luas dos planetas do Sistema Solar, Tritão é um satélite irregular, pois sua órbita é retrógrada em relação à rotação de Netuno e inclinada com o equador do planeta, o que sugere que tenha sido gravitacionalmente capturada por ele. O segundo maior satélite irregular no Sistema Solar, a lua de Saturno Febe, tem apenas 0,03% da massa de Tritão. Tritão é massivo o suficiente para obter equilíbrio hidrostático e manter uma fina atmosfera capaz de formar nuvens e névoa. Tanto sua atmosfera quanto sua superfície são compostas principalmente por nitrogênio com pequenas quantidades de metano e monóxido de carbono. A superfície de Tritão é relativamente jovem, e foi provavelmente modificada por processos internos nos últimos milhões de anos. A temperatura em sua superfície é de cerca de 38 K (−235 °C).

Dentro da órbita de Tritão há sete satélites regulares, que têm órbitas prógradas e pouco inclinadas com o equador de Netuno. Alguns desses satélites orbitam perto dos anéis do planeta. O maior desse grupo é Proteu. Netuno também tem seis satélites irregulares externos, incluindo Nereida, cujas órbitas são inclinadas e estão muito mais afastadas do planeta. Os dois satélites mais externos, Psámata e Neso, têm as maiores órbitas entre os satélites naturais conhecidos no Sistema Solar. (leia mais...)

Nuvola apps katomic.svg
Ciências
Nuvola apps package graphics.svg
Cultura
Soccer ball.svg
Desporto e Entretenimento
Filosofia, Religião e Política
Gnome-globe.svg
Geografia e História
Nuvola apps kuser.svg
Sociedade e tecnologia

Abra a página acima para ver a lista de páginas em Revalidação.