Wikipédia:Os melhores artigos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Gtk-dialog-info.svg Esta página encontra-se inativa e é mantida por motivos históricos. Se quiser discutir sobre o assunto abordado é aconselhável fazê-lo na esplanada.


Os melhores artigos na Wikipédia
Esta estrela simboliza os artigos destacados da Wikipédia

Esta página contém uma lista de artigos que a comunidade da Wikipédia lusófona identificou como artigos de excelente qualidade, e que por isso foram artigos de destaque na página principal.

No momento há 370 artigos que foram destaque num número total de 1 010 293 artigos existentes na Wikipédia. Isto significa que, aproximadamente, 1 de cada 2731 artigos está listado aqui.

As edições da Wikipédia em outras línguas possuem também artigos destacados que podem ajudar a melhorar o conteúdo da Wikipédia em português. A existência de um artigo destacado noutra língua pode ser detectada através da presença de uma pequena estrela (Cscr-featured.svg) na coluna das ligações interlinguísticas de cada artigo.

Massacre de Ipatinga
Monumento "7 de Outubro"

Massacre de Ipatinga foi um episódio de agressões e assassinato em massa acontecido no então distrito brasileiro de Ipatinga, pertencente ao município de Coronel Fabriciano, no interior do estado de Minas Gerais, no dia 7 de outubro de 1963. O fato consistiu em um atrito entre militares, então sob ordens do governador mineiro José de Magalhães Pinto, e funcionários da Usiminas, revoltados com as más condições de trabalho e a humilhação que sofriam ao serem revistados antes de entrar e sair da empresa para sua jornada de trabalho.

Na noite anterior ao dia do massacre, os trabalhadores que saíram do turno da noite foram submetidos a uma forte revista, em que leite e alimentos não puderam ser levados para casa. A Polícia Militar havia descoberto recentemente planos de resistência e reuniões sindicais no distrito, que eram combatidas. Revoltados com os fatos, operários se confrontaram contra a Cavalaria da Polícia após tentar dissolver uma aglomeração no alojamento Santa Mônica (atual bairro Horto) e somente com o intermédio de padre Avelino Marques, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Esperança, foi decidido que ao amanhecer haveria uma reunião entre a diretoria da Usiminas e representantes da polícia, do sindicato local e dos operários.

Na manhã do dia 7, cerca de seis mil trabalhadores em greve em frente à portaria da Usiminas aguardavam o término da reunião, na qual foi decidido que a Cavalaria da Polícia seria suspensa durante as investigações. Ao mesmo tempo, soldados armados insistiam em permanecer no local e intimidavam os revoltosos, que passaram a repreendê-los com pedras. No momento em que padre Avelino e Geraldo Ribeiro, presidente do sindicato, entravam em um carro para se encaminharem à multidão, dezenove policiais no alto de um caminhão puseram-se a disparar contra os operários, resultando oficialmente em oito mortos e 79 feridos. (leia mais...)

Nuvola apps katomic.svg
Ciências
Nuvola apps package graphics.svg
Cultura
Soccer ball.svg
Desporto e Entretenimento
Filosofia, Religião e Política
Gnome-globe.svg
Geografia e História
Nuvola apps kuser.svg
Sociedade e tecnologia

Abra a página acima para ver a lista de páginas em Revalidação.