Wikipédia:Os melhores artigos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gtk-dialog-info.svg Esta página encontra-se inativa e é mantida por motivos históricos. Se quiser discutir sobre o assunto abordado é aconselhável fazê-lo na esplanada.


Os melhores artigos na Wikipédia
Esta estrela simboliza os artigos destacados da Wikipédia

Esta página contém uma lista de artigos que a comunidade da Wikipédia lusófona identificou como artigos de excelente qualidade, e que por isso foram artigos de destaque na página principal.

No momento há 370 artigos que foram destaque num número total de 966 581 artigos existentes na Wikipédia. Isto significa que, aproximadamente, 1 de cada 2612 artigos está listado aqui.

As edições da Wikipédia em outras línguas possuem também artigos destacados que podem ajudar a melhorar o conteúdo da Wikipédia em português. A existência de um artigo destacado noutra língua pode ser detectada através da presença de uma pequena estrela (Cscr-featured.svg) na coluna das ligações interlinguísticas de cada artigo.

Guerra Italiana de 1521–1526
"Batalha de Pavia", autor flamengo desconhecido, séc. XVI.

A Guerra italiana de 1521–1526, também conhecida como Guerra dos Quatro Anos, faz parte das Guerras Italianas. O conflito se desenvolveu entre 1521 e 1526, e nela lutaram Francisco I de França e a República de Veneza contra o imperador do Sacro Império Romano-Germânico Carlos I de Espanha, Henrique VIII da Inglaterra e os Estados Pontifícios. Entre as causas do conflito estavam a eleição, em 1519-20, de Carlos I como Imperador do Sacro Império Romano e a necessidade do Papa Leão X de aliar-se a este para combater as idéias de Martinho Lutero e sua Reforma.

O conflito eclodiu na Europa Ocidental, em 1521, quando a França invadiu os Países Baixos e ajudou ao rei Henrique II de Navarra a recuperar seu reino. As forças imperiais repeliram a invasão e atacaram o norte da França, onde os francos detiveram seu avanço. Então o Imperador, o Papa e Henrique VIII firmaram uma aliança formal contra a França, e as hostilidades começaram na península italiana. Na batalha de Bicocca os exércitos imperiais e do papado derrotaram as tropas francesas, que foram expulsas do Milanesado. Depois da batalha, a luta voltou novamente para solo francês, enquanto Veneza assinava a paz em separado. O exército inglês invadiu a França em 1523, enquanto Carlos de Bourbon, condestável francês, contrariado pelas tentativas de Francisco em apoderar-se de sua herança, o trai, aliando-se com Carlos I. Em 1524, falha a tentativa francesa de recuperar o Ducadado milanês, dando a Bourbon a oportunidade de invadir a Provença à frente de um exército espanhol.


Nuvola apps katomic.svg
Ciências
Nuvola apps package graphics.svg
Cultura
Soccer ball.svg
Desporto e Entretenimento
Filosofia, Religião e Política
Gnome-globe.svg
Geografia e História
Nuvola apps kuser.svg
Sociedade e tecnologia

Abra a página acima para ver a lista de páginas em Revalidação.