Wikipédia:Os melhores artigos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Os melhores artigos na Wikipédia
Esta estrela simboliza os artigos destacados da Wikipédia

Esta página contém uma lista de artigos que a comunidade da Wikipédia lusófona identificou como artigos de excelente qualidade, e que por isso foram artigos de destaque na página principal.

No momento há 370 artigos que foram destaque num número total de 1 095 505 artigos existentes na Wikipédia. Isto significa que, aproximadamente, 1 de cada 2961 artigos está listado aqui.

As edições da Wikipédia em outras línguas possuem também artigos destacados que podem ajudar a melhorar o conteúdo da Wikipédia em português. A existência de um artigo destacado noutra língua pode ser detectada através da presença de uma pequena estrela (Cscr-featured.svg) na coluna das ligações interlinguísticas de cada artigo.

Amazonas
Bandeira do Amazonas.svg

Amazonas é uma das 27 unidades federativas do Brasil, sendo a maior delas em território, com uma área de 1.570.745,680 km², constituindo-se na nona maior subdivisão mundial, sendo maior que as áreas da França, Espanha, Suécia e Grécia somadas. Seria o décimo oitavo maior país do mundo em área territorial, pouco superior à Mongólia, com seus 1.564.116 km². É maior que a área da Região Nordeste brasileira, com seus nove estados; e equivale a 2,25 vezes a área do estado norte-americano do Texas. A área média de seus 62 municípios é de 25.335 km², superior à área do estado brasileiro de Sergipe. O maior deles é Barcelos, com 122.476 km² e o menor é Iranduba, com 2.215 km².

Pertencente à Região Norte do Brasil, é a segunda unidade federativa mais populosa desta macrorregião, com seus 3,6 milhões de habitantes em 2012, sendo superado apenas pelo Pará. No entanto, apenas dois de seus municípios possuem população acima de 100 mil habitantes: Manaus, a capital e sua maior cidade com 1,8 milhão de habitantes em 2012, que concentra cerca de 60% da população do estado, e Parintins, com quase 104 mil habitantes. O estado é, ainda, subdividido em 13 microrregiões e 4 mesorregiões. Seus limites são com o estado do Pará ao leste; Mato Grosso ao sudeste; Rondônia e Acre ao sul e sudoeste; Roraima ao norte; além da Venezuela, Colômbia e Peru ao norte, noroeste e oeste, respectivamente. (leia mais...)

Nuvola apps katomic.svg
Ciências
Nuvola apps package graphics.svg
Cultura
Soccer ball.svg
Desporto e Entretenimento
Filosofia, Religião e Política
Gnome-globe.svg
Geografia e História
Nuvola apps kuser.svg
Sociedade e tecnologia

Abra a página acima para ver a lista de páginas em Revalidação.