Saco de plástico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Saco utilizado para manter os vegetais limpos e frescos

Um saco de plástico é um tipo de embalagem feita de filme plástico fino e flexível. Podem ser fechados termicamente pelo uso de seladoras ou manualmente por meio de fita adesiva.

Embalagem[editar | editar código-fonte]

Várias opções de design e recursos estão disponíveis. Alguns sacos têm reforços para permitir um maior volume de conteúdo. Alguns têm a capacidade de ficarem de pé em uma prateleira ou um frigorífico. Alguns têm fácil abertura ou opções que permitem que sejam fechados novamente. Algumas embalagens deste tipo possuem até mesmo alça para facilitar no transporte.

Alguns sacos possuem a capacidade inviolável, recurso onde ao se retirar uma fita é possível fechar e seu conteúdo torna-se acessível somente quando for perfurado ou rasgado. Modelo muito usado por empresas de concursos públicos e vestibulares onde o sigilo de seu conteúdo é muito importante.

Os sacos podem ser feitos com uma variedade de filmes plásticos. PP, PEAD, PEBD, Etc.) este último sendo o mais comum.

Alguns sacos são porosos ou perfurados para permitir que a água quente entrar em contato com a comida: arroz, macarrão, etc.

Produção[editar | editar código-fonte]

Os sacos de plástico são obtidos pelo processo de produção de polímeros denominado extrusão e inflação. É extrudido um tubo oco de paredes finas, que é então inflado com pressão de ar; forma-se um fluxo contínuo que obtém um película de filme plástico que, quando arrefecida, pode ser enrolada e depois impressa e termosudada.

Uso na Medicina[editar | editar código-fonte]

Os sacos de plástico são utilizados para diversos fins médicos. A qualidade não porosa da película de plástico significa que eles são úteis para o isolamento de fluidos corporais, muito usado em bancos de sangue; outros sacos porosos feitos de plásticos não tecidos pode ser esterilizado por gás e manter essa esterilidade. Os sacos podem ser feitos em condições regulamentadas fabricação estéreis , para que eles possam ser utilizados quando a infecção é um risco para a saúde . Eles são leves e flexíveis, para que possam ser realizadas por ou colocado ao lado de pacientes sem fazer o paciente tão desconfortável quanto uma garrafa de vidro pesado seria. Eles são menos caros do que as opções reutilizáveis ​​, tais como garrafas de vidro. Os sacos de plástico e filme plástico também são utilizados para evitar a perda de água e hipotermia em bebês muito prematuros . [1]

Exemplos de usos[editar | editar código-fonte]

Sacos plásticos são usados para diversas aplicações

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências