Wikipédia:Página principal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Página principal)
Ir para: navegação, pesquisa

Artigo em destaque

"One Sweet Day" é uma canção gravada pela cantora e compositora Mariah Carey e o grupo de R&B Boyz II Men, ambos norte-americanos. Foi composta por Carey, Walter Afanasieff e pelos membros do conjunto: Wanya Morris, Shawn Stockman, Nathan Morris e Michael McCary. Carey e Afanasieff produziram-a para o quinto álbum de estúdio da cantora, Daydream (1995), sendo lançada como o segundo single do disco a 14 de Novembro de 1995 pela editora discográfica Columbia Records. A letra da obra trata sobre a perda de um ente querido, e sobre um dia vê-lo mais uma vez no céu, e como o protagonista perde cada vez mais entes a cada dia que passa. Ambos, Carey e Boyz II Men, escreveram a faixa tendo em conta pessoas específicas em suas vidas, entretanto, também dedicando-a à epidemia da Síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA) que se manifestava globalmente no ano de lançamento.

Geralmente, "One Sweet Day" foi recebida com opiniões positivas pelos críticos especialistas em música contemporânea que elogiaram o conteúdo da letra e os vocais dos artistas, bem como notando a faixa como um destaque em Daydream. A música alcançou um enorme sucesso nos Estados Unidos, onde ocupou por dezasseis semanas consecutivas o primeiro posto da tabela Billboard Hot 100, sendo que até aos dias de hoje, detém o recorde de canção com mais tempo de permanência na liderança da tabela. Também alcançou semelhante êxito em todo o mundo, classificando-se no topo das listas do Canadá e da Nova Zelândia, e dentro das dez melhores colocações da Austrália, Bélgica, França, Irlanda, Noruega e Reino Unido. Além disso, "One Sweet Day" foi considerando pela revista Rolling Stone como a "Melhor Colaboração de Todos os Tempos". (leia mais...)


Eventos recentes

São José de Anchieta

Neste dia...

Martin Luther King Jr.

4 de abril:

Nasceram neste dia…

Morreram neste dia…

Outros dias: 23456Ver todos

Sabia que...

Homo floresiensis.jpg

Imagem do dia

Apresentação

A Wikipédia é um projeto de enciclopédia coletiva universal e multilíngue estabelecido na Internet sob o princípio wiki. A Wikipédia tem como objetivo fornecer um conteúdo reutilizável livre, objetivo e verificável​​, que todos possam editar e melhorar.

O projeto é definido pelos princípios fundadores. O conteúdo é disponibilizado sob a licença Creative Commons BY-SA e pode ser copiado e reutilizado sob a mesma licença – mesmo para fins comerciais – desde que respeitando os termos e condições de uso.

Atualmente, a Wikipédia lusófona possui mais de mil artigos de alta qualidade e de boa qualidade.

Participação

Todos podem publicar conteúdo on-line desde que sigam as regras básicas estabelecidas pela comunidade, como por exemplo a verificabilidade do conteúdo ou notoriedade do tema.

Dentre as diversas páginas de ajuda à sua disposição, estão as que explicam como criar um artigo, editar um artigo ou inserir uma imagem. Em caso de dúvidas, não hesite em perguntar.

Comunidade

De acordo com nossas estatísticas, 1 271 425 contas de usuário já foram criadas na Wikipédia lusófona, e entre elas 5 669 estiveram ativas durante o último mês. Todos os editores da Wikipédia são voluntários, eles integram uma comunidade colaborativa, sem um líder, onde os membros coordenam os seus esforços no âmbito dos projetos temáticos e diversos espaços de discussão.

Debates e comentários sobre os artigos são bem-vindos. As páginas de discussão servem para centralizar reflexões e avaliações para melhorar o conteúdo da Wikipédia.

Projetos irmãos

A Wikipédia existe graças à Wikimedia Foundation, entidade sem fins lucrativos que gere projetos em diversos idiomas e de conteúdo livre: