Wikipédia:Página principal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Página principal)
Ir para: navegação, pesquisa

Artigo em destaque

Microfotografia de um virião do vírus de ébola.

A doença por vírus Ébola (DVE), também denominada no Brasil por doença por vírus ebola, é uma doença que atinge seres humanos e outros mamíferos e que é provocada pelo ebolavírus. Os sintomas têm início duas a três semanas após contrair o vírus, manifestando-se inicialmente por febre, garganta inflamada, dores musculares e dores de cabeça. Estes sintomas são seguidos por vómitos, diarreia e exantema, a par de insuficiência hepática e renal. Nesta fase, a pessoa infetada pode começar a ter hemorragias, tanto internas como externas. Em caso de morte, esta geralmente ocorre entre 6 a 16 dias após o início dos sintomas e na maior parte dos casos deve-se à diminuição da pressão arterial resultante da perda de sangue.

O vírus pode ser adquirido através de contacto com o sangue ou outros fluidos biológicos de um ser humano ou animal infetado. A transmissão por via aérea ainda não foi documentada em ambiente natural. Acredita-se que o reservatório natural seja o morcego-da-fruta, o qual é capaz de propagar o vírus sem ser afetado. Os humanos são infetados pelo contacto direto com os morcegos ou com animais que foram infetados pelos morcegos. Uma vez estabelecida a infeção humana, a doença pode-se também disseminar entre determinada população. Os sobreviventes do sexo masculino continuam a ser capazes de transmitir a doença através do sémen durante cerca de dois meses. Para o diagnóstico de DVE, são primeiro excluídas doenças com sintomas semelhantes, como a malária, cólera ou outras febres hemorrágicas virais. Para confirmar o diagnóstico são examinadas amostras de sangue para a presença de anticorpos virais, ARN viral ou do próprio vírus. (leia mais...)


Eventos recentes

Templo de Baal-Shamin
Mortes recentes: Manuel Contreras  · Omar Sharif  · Maria Barroso

Neste dia...

Goethe

28 de agosto: Dia da libertação de Hong Kong (1945).

Nasceram neste dia…

Morreram neste dia…

Outros dias: 2627282930Ver todos

Sabia que...

Spmetropolitanomontagem.jpg

Imagem do dia

Estátua de ouro de Buda sentado, datada do início do século VIII (período Silla), encontrada em Gyeongju, Coreia do Sul.  (definição 2 000 × 3 000)

Estátua de ouro de Buda sentado, datada do início do século VIII (período Silla), encontrada em Gyeongju, Coreia do Sul.
(resolução original: 2 000 × 3 000)


Apresentação

Wikipedia-logo-v2.svg

A Wikipédia é um projeto de enciclopédia coletiva universal e multilíngue estabelecido na Internet sob o princípio wiki. A Wikipédia tem como objetivo fornecer um conteúdo reutilizável livre, objetivo e verificável​​, que todos possam editar e melhorar.

O projeto é definido pelos princípios fundadores. O conteúdo é disponibilizado sob a licença Creative Commons BY-SA e pode ser copiado e reutilizado sob a mesma licença — mesmo para fins comerciais — desde que respeitando os termos e condições de uso.

Atualmente, a Wikipédia lusófona possui mais de mil artigos de alta qualidade e de boa qualidade.

Participação

Todos podem publicar conteúdo on-line desde que sigam as regras básicas estabelecidas pela comunidade, como por exemplo a verificabilidade do conteúdo ou notoriedade do tema.

Dentre as diversas páginas de ajuda à sua disposição, estão as que explicam como criar um artigo, editar um artigo ou inserir uma imagem. Em caso de dúvidas, não hesite em perguntar.

Comunidade

De acordo com nossas estatísticas, 1 618 611 contas de usuário já foram criadas na Wikipédia lusófona, e entre elas 6 320 estiveram ativas durante o último mês. Todos os editores da Wikipédia são voluntários, eles integram uma comunidade colaborativa, sem um líder, onde os membros coordenam os seus esforços no âmbito dos projetos temáticos e diversos espaços de discussão.

Debates e comentários sobre os artigos são bem-vindos. As páginas de discussão servem para centralizar reflexões e avaliações para melhorar o conteúdo da Wikipédia.

Projetos irmãos

A Wikipédia existe graças à Wikimedia Foundation, entidade sem fins lucrativos que gere projetos em diversos idiomas e de conteúdo livre: