Wikipédia:Página principal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Página principal)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Artigo em destaque
O vapor Marquês de Olinda em Assunção, da coleção Museu Histórico Nacional

O aprisionamento do vapor Marquês de Olinda foi uma ação naval paraguaia realizada no dia 12 de novembro de 1864, em Potrero-Poña, no rio Paraguai, que consistiu na captura do navio mercante brasileiro e seus tripulantes. Solano López ordenou o aprisionamento como forma de resposta à invasão brasileira do Uruguai, apesar de não haver qualquer declaração de guerra entre Paraguai e Brasil. No entanto, desde a época em que Carlos Antônio López governava o Paraguai, já havia discordância entre os países, ainda que de maneira pacífica, sobre questões territoriais e fronteiriças.

Com a ascensão de Solano López ao poder, estas discordâncias se tornaram mais agressivas, uma vez que este ampliou sua política externa, entendendo-se com líderes argentinos e uruguaios com o objetivo de facilitar seu acesso ao mar pelo rio da Prata. Apesar disso, não havia entre o Império e o Paraguai algo que justificasse alguma ação militar por parte dos envolvidos. Porém, com a Guerra do Uruguai em andamento, os uruguaios tentaram pressionar López para que ele os ajudassem contra os brasileiros, por enviarem agentes para persuadi-lo e também para colherem informações que fossem relevantes para a causa uruguaia. (leia mais...)

Sabia que...
Wow signal.jpg
Sobre esta imagem

… a onda de rádio chamada sinal Wow! (imagem) ficou assim conhecida devido ao fato de Jerry E. Ehman, o astrônomo que a descobriu, ter ficado tão surpreso que escreveu “Wow!" ao lado codificação impressa?

… a Estação Paulista do metrô de São Paulo está localizada na Rua da Consolação enquanto a Estação Consolação está localizada na Avenida Paulista?

… o grafeno é muito mais resistente que o aço?

… em média, o coração humano bate cem mil vezes por dia?

… em 1952, Albert Einstein recusou assumir a presidência de Israel?

… a Arábia Saudita é o maior país do mundo sem rios permanentes?

… em 2018, Caucher Birkar teve sua medalha Fields roubada meia hora após a cerimônia de premiação no Rio de Janeiro?

Saint-Louis-du-Ha! Ha! é o único local habitado do mundo que tem dois pontos de exclamação em seu nome?

1 de dezembro na história
A fita vermelha, símbolo mundial do combate à AIDS/SIDA.

Dia Mundial de Combate à AIDS/SIDA (ilustração)

Nasceram neste dia…

Morreram neste dia…

Imagem do dia


Igreja de San Juan el Real no centro de Calatayud, província de Saragoça, Espanha (definição 6 596 × 4 965)

Igreja de San Juan el Real no centro de Calatayud, província de Saragoça, Espanha
(resolução original: 6 596 × 4 965)

Sobre a Wikipédia
Wikipedia-logo-v2-bw.svg

A Wikipédia é um projeto de enciclopédia colaborativa, universal e multilíngue estabelecido na internet sob o princípio wiki. Tem como propósito fornecer um conteúdo livre, objetivo e verificável​​, que todos possam editar e melhorar. O projeto é definido pelos princípios fundadores. O conteúdo é disponibilizado sob a licença Creative Commons BY-SA e pode ser copiado e reutilizado sob a mesma licença — mesmo para fins comerciais — desde que respeitando os termos e condições de uso.

Todos os editores da Wikipédia são voluntários. Eles integram uma comunidade colaborativa, sem um líder, na qual os membros coordenam os seus esforços no âmbito dos projetos temáticos e diversos espaços de discussão. Dentre as várias páginas de ajuda à disposição dos interessados em contribuir, estão as que explicam como criar um artigo ou editar um artigo. Em caso de dúvidas, não hesite em perguntar.

Todos podem publicar conteúdo on-line desde que criem uma conta e sigam as regras básicas estabelecidas pela comunidade, como por exemplo a verificabilidade da informação ou notoriedade do tema. Debates e comentários sobre os artigos são bem-vindos. As páginas de discussão servem para centralizar reflexões e avaliações sobre como melhorar o conteúdo da Wikipédia.

Projetos-irmãos
A Wikipédia existe graças à Fundação Wikimedia, entidade sem fins lucrativos que gere projetos em diversos idiomas e de conteúdo livre:

Commons Commons
Repositório de mídia livre
Incubator Incubator
Incubadora para novos projetos
Meta-Wiki Meta-Wiki
Projeto de coordenação wiki
Wikcionário Wikcionário
Dicionário universal livre
Wikidata Wikidata
A base de conhecimentos livre
Wikilivros Wikilivros
Livros abertos por um mundo aberto
Wikinotícias Wikinotícias
Fonte de notícias livres
Wikiquote Wikiquote
Coletânea de citações livre
Wikisource Wikisource
A biblioteca livre
Wikispecies Wikispecies
Diretório de espécies livre
Wikiversidade Wikiversidade
A universidade livre
Wikivoyage Wikivoyage
O guia livre de viagem

Contato de imprensa - Ajuda - Estatísticas