Wikipédia:Página principal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Página principal)
Ir para: navegação, pesquisa
Bem-vindos à Wikipédia

A enciclopédia livre que todos podem editar.

929 488 artigos em português
6 640 usuários ativos


Artigo em destaque Apresentação
Colapso do World Trade Center

O colapso do World Trade Center (WTC) aconteceu a 11 de setembro de 2001, como resultado da série de ataques terroristas coordenados pela al-Qaeda, nos quais os seus aliados sequestraram quatro aviões comerciais, vindo dois deles a colidir contra o empreendimento. O primeiro desmoronamento ocorreu na Torre Sul (2 World Trade Center) às 9h59 locais, em menos de uma hora após o embate da aeronave, seguindo-se a Torre Norte (1 World Trade Center) às 10h28 (segundo o horário de Nova Iorque). Mais tarde nesse mesmo dia, a 7 World Trade Center ruiu às 17h21 devido aos fogos da primeira torre. Morreram 2 752 pessoas, incluindo todos os 157 passageiros, os tripulantes e sequestradores a bordo dos dois aviões, além de que foram causados grandes e diversos danos nos edifícios circundantes. Os detritos expelidos durante o desabamento das duas torres provocaram a destruição de mais de uma dúzia de outras estruturas adjacentes e nas proximidades.

Imediatamente após os ataques, foi formada uma equipa de especialistas em engenharia, constituída pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis (SEI/ASCE) e Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA), para realizar um estudo de desempenho do edifício (BPS). Os resultados do relatório foram divulgados em maio de 2002, revelando que os impactos das aeronaves causaram ​​"danos estruturais extensos, incluindo o colapso localizado" e que os incêndios resultantes "enfraqueceram ainda mais as estruturas de aço, o que levou ao desmoronamento total". Os responsáveis fizeram ainda recomendações para estudos de engenharia mais detalhados sobre o desastre. (leia mais...)

Wikipedia-logo-v2.svg

A Wikipédia é um projeto de enciclopédia colaborativa, universal e multilíngue estabelecido na internet sob o princípio wiki. Tem como propósito fornecer um conteúdo livre, objetivo e verificável​​, que todos possam editar e melhorar.

O projeto é definido pelos princípios fundadores. O conteúdo é disponibilizado sob a licença Creative Commons BY-SA e pode ser copiado e reutilizado sob a mesma licença — mesmo para fins comerciais — desde que respeitando os termos e condições de uso.

Todos os editores da Wikipédia são voluntários. Eles integram uma comunidade colaborativa, sem um líder, na qual os membros coordenam os seus esforços no âmbito dos projetos temáticos e diversos espaços de discussão.

Dentre as várias páginas de ajuda à disposição dos interessados em contribuir, estão as que explicam como criar um artigo ou editar um artigo. Em caso de dúvidas, não hesite em perguntar.

Todos podem publicar conteúdo on-line desde que sigam as regras básicas estabelecidas pela comunidade, como por exemplo a verificabilidade da informação ou notoriedade do tema.

Debates e comentários sobre os artigos são bem-vindos. As páginas de discussão servem para centralizar reflexões e avaliações sobre como melhorar o conteúdo da Wikipédia.

Eventos atuais 23 de julho na história
Atentado de julho de 2016 em Munique
Hale-Bopp

Nasceram neste dia…

Morreram neste dia…

Imagem do dia
Sabia que...
Caixa de correio dos Correios e Telégrafos central de Lima, capital do Peru.  (definição 5 351 × 5 660)

Caixa de correio dos Correios e Telégrafos central de Lima, capital do Peru.
(resolução original: 5 351 × 5 660)

Vibrator.jpg

… o vibrador (imagem) foi inventado para fins medicinais?

Bernardino Machado foi presidente de Portugal, mesmo tendo nascido no Brasil?

… a Grande Barreira de Coral é a maior estrutura do mundo feita unicamente por organismos vivos?

… a futebolista Jaiyah Saelua foi a primeira transexual a disputar as Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA?

Brasília é a maior cidade do mundo construída no século XX?

Projetos irmãos
A Wikipédia existe graças à Fundação Wikimedia, entidade sem fins lucrativos que gere projetos em diversos idiomas e de conteúdo livre:

Commons Commons
Repositório de mídia livre
Incubator Incubator
Incubadora para novos projetos
Meta-Wiki Meta-Wiki
Projeto de coordenação wiki
Wikcionário Wikcionário
Dicionário universal livre
Wikidata Wikidata
A base de conhecimentos livre
Wikilivros Wikilivros
Livros abertos por um mundo aberto
Wikinotícias Wikinotícias
Fonte de notícias livres
Wikiquote Wikiquote
Coletânea de citações livre
Wikisource Wikisource
A biblioteca livre
Wikispecies Wikispecies
Diretório de espécies livres
Wikiversidade Wikiversidade
A universidade livre
Wikivoyage Wikivoyage
O guia livre de viagem