Portal:Felinos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas por tema · Glossários · Índice A-Z

Portal dos Felinos

Cougar closeup.jpg
A família Felidae (os felídeos) inclui o leão, o tigre, o gato doméstico, e outros felinos como membros. Todas as quinze famílias da ordem Carnivora são carnívoros obrigatórios, pois carecem de enzimas que digerem a matéria vegetal. Os primeiros felídeos surgiram durante o Eoceno, cerca de 40 milhões de anos atrás. O felino mais popular é o gato doméstico (Felis silvestris catus), que se associou ao homem cerca de 10 000 anos atrás. Seu parente selvagem, o gato-bravo, ainda vive na Europa, África e oeste da Ásia, embora a destruição de seu habitat tenha restringido sua distribuição geográfica.

O gato doméstico (ou simplesmente "gato") é um pequeno mamífero carnívoro descendente do gato-bravo-africano. O gato é um habilidoso predador e um animal inteligente, conhecido por caçar mais de 1000 espécies como comida, e inteligente o suficiente para ser treinado (e pode aprender por si mesmo)a obedecer comandos simples e manipular mecanismos simples. vive com os seres humanos há pelo menos 9500 anos, aparecendo na mitologia e lendas de muitas culturas.

Mais informações sobre gatos e Felidae...


Artigo selecionado

Tigre-de-bengala
O tigre (nome científico: Panthera tigris) é um mamífero da família Felidae, o maior do gênero Panthera. Nativo principalmente do leste e sul da Ásia, o tigre é um superpredador e um carnívoro obrigatório. Pode ter até 4 metros de comprimento e pesar mais de 300 kg, e são comparáveis em tamanho aos maiores felídeos extintos. Apesar de seu grande tamanho e poder, sua característica mais chamativa é o padrão de listra pretas verticais em um fundo laranja-avermelhado na pelagem, com as partes inferiores brancas.

Tigres estão entre os mais inconfundíveis e populares da megafauna. Eles foram retratados em mitologias e no folclore, e continua a ser citado em filmes modernos e na literatura. Tigres aparecem com destaque em bandeiras, brasões e como mascotes de times esportivos e serve como animal símbolo em muitos países asiáticos.

Imagem selecionada

Pantera-negra
Crédito: Mizunoryu

A pantera-negra é o nome comum para a variação melânica encontra no leopardo.

Mais imagens selecionadas Leia mais...

Tópicos sobre Felinos

Categorias

WikiProjetos

Raça selecionada

Siamês
O gato siamês é uma das primeiras raça de gatos orientais. A origem exata da raça é desconhecida, mas acredita-se que tenha vindo do Sudeste Asiático, e descenda dos gatos sagrados de Siam (atual Tailândia). Na Tailândia, onde ela é uma das várias raças nativas, eles são chamados de Wichien-maat (วิเชียรมาศ, um nome significando "diamante da Lua"). O gato siamês é uma das mais populares raças na Europa e América do Norte. O siamês tem a pelagem do corpo de cor creme com focinho, orelhas, patas e a cauda de cor mais escura. Siameses são afetuosos e inteligentes, conhecidos por seu comportamento sociável e vocalização alta.

Você sabia...

Guepardo

Coisas a se fazer

Conteúdo destacado

Portais relacionados

Wikimídia Associada

Felinos no Wikinotícias     Felinos no Wikiquote     Felinos no Wikilivros     Felinos no Wikisource     Felinos no Commons Felinos no Wikcionário
Notícias citações Livro didáticos & Manuais Biblioteca Imagens Dicionário
Wikinews-logo.svg
Wikiquote-logo.svg
Wikibooks-logo.svg
Wikisource-logo.svg
Commons-logo.svg
Wiktionary-logo-en.svg

Wikispecies
Diretório de espécies
Wikispecies-logo.svg

Portais de seres vivos

Portal:Biologia Portal:Ecologia Portal:Zoologia Portal:Anfíbios e répteis Portal:Aves Portal:Crustáceos Portal:Micologia Portal:Mamíferos Portal:Peixes Portal:Botânica Portal:Felinos Portal:Caninos
Biologia Ecologia Animais Anfíbios e Répteis Aves Crustáceos Fungos Mamíferos Peixes Plantas Gatos Cães