Portal:Felinos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Portal dos Felinos

Cougar closeup.jpg
A família Felidae (os felídeos) inclui o leão, o tigre, o gato doméstico, e outros felinos como membros. Todas as quinze famílias da ordem Carnivora são carnívoros obrigatórios, pois carecem de enzimas que digerem a matéria vegetal. Os primeiros felídeos surgiram durante o Eoceno, cerca de 40 milhões de anos atrás. O felino mais popular é o gato doméstico (Felis silvestris catus), que se associou ao homem cerca de 10 000 anos atrás. Seu parente selvagem, o gato-bravo. Ainda vive na Europa, África e oeste da Ásia, embora a destruição de seu habitat tenha restringido sua distribuição geográfica.

O gato doméstico (ou simplesmente "gato") é um pequeno mamífero carnívoro descendente do gato-bravo-africano. O gato é um habilidoso predador e um animal inteligente, conhecido por caçar mais de 1000 espécies como comida, e inteligente o suficiente para ser treinado (e pode aprender por si mesmo) a obedecer comandos simples e manipular mecanismos simples. Vive com os seres humanos há pelo menos 9500 anos, aparecendo na mitologia e lendas de muitas culturas.

Mais informações sobre gatos e Felidae...


Artigo selecionado

Lince-ibérico
O lince-ibérico (nome científico: Lynx pardinus) é uma espécie de mamífero da família Felidae e gênero Lynx. Antes considerada uma subespécie do lince-euroasiático (Lynx lynx), o lince-ibérico está agora classificado como uma espécie separada. Ambas as espécies percorriam juntas a Europa central durante o período Pleistoceno, separadas apenas por escolhas de habitat. Acredita-se que o lince-ibérico, assim como os outros linces, evoluiu a partir de Lynx issiodorensis.

Contém muitas das características típicas dos linces, como orelhas peludas, pernas longas, cauda curta, e um colar de pelo que se assemelha a uma "barba". Ao contrário dos seus parentes mais próximos, o lince-ibérico tem uma cor castanho-amarelada com manchas. O comprimento da cabeça e do corpo é de 85 a 110 centímetros (33 a 43'), com a pequena cauda a dar um tamanho adicional de 12 a 30 centímetros (4.7 a 11.8'). O macho é maior que a fêmea e podem pesar até cerca de 27 kg. A longevidade máxima na natureza é de treze anos.

O lince-ibérico é um especialista na caça de coelhos (representando 79.5% a 86.7% da sua dieta), com fraca habilidade para se adaptar a outro tipo de alimentação. Um macho necessita de um coelho por dia; uma fêmea grávida come três coelhos por dia. Uma queda acentuada da população da sua principal fonte de alimento, resultado de duas doenças, contribuiu para o declínio do felino. O lince também foi afectado pela perda de matagal, o seu habitat principal, para o desenvolvimento humano, incluindo mudanças no uso do solo e a construção de barragens e estradas. Os atropelamentos com veículos são a principal causa de morte não-natural do lince-ibérico.

Imagem selecionada

Onça-pintada (Panthera onca)
Crédito: Lea Maimone

Uma onça-pintada no centro de resgate e reabilitação da vida selvagem na província de Formosa, Argentina.

Mais imagens selecionadas Leia mais...

Tópicos sobre Felinos

Categorias

WikiProjetos

Raça selecionada

É um animal híbrido nascido do cruzamento de um gato doméstico (felis sylvestris catus) e o serval (Leptailurus Serval). Possui esse nome pelo fato do serval ser um animal típico das savanas e também porque é o nome do gatil que criou a raça. Pelo fato da raça ser resultante do cruzamento de espécies diferentes, a maior parte dos animais é estéril, o que a torna uma raça muito rara. Os gatos dessa raça possuem um porte intermediário ao do gato doméstico e ao do serval, sua cabeça possui formato triangular, orelhas esguias e de tamanho grande, e a pelagem formada por manchas iguais a do serval, porém, a cor do pelo pode variar entre prateado, dourado ou marrom. Apesar do desenvolvimento da raça Savannah ter começado em 1994, somente em 2000 o Savannah foi registrado na The International Cat Association (TICA - uma das maiores associações que reconhecem as raças de gatos para a competições e campeonatos) como Experimental New Breed e em maio de 2008 o status da raça passou à Advanced New Breed, um segundo nível que permite que essas raças sejam mostradas em shows da associação.

Você sabia...

Jaguar Belo Horizonte Zoo Portrait.jpg

Coisas a se fazer

Conteúdo destacado

Portais relacionados

Wikimídia Associada

Felinos no Wikinotícias     Felinos no Wikiquote     Felinos no Wikilivros     Felinos no Wikisource     Felinos no Commons Felinos no Wikcionário
Notícias citações Livro didáticos & Manuais Biblioteca Imagens Dicionário
Wikinews-logo.svg
Wikiquote-logo.svg
Wikibooks-logo.svg
Wikisource-logo.svg
Commons-logo.svg
Wiktionary-logo-en.svg

Wikispecies
Diretório de espécies
Wikispecies-logo.svg