Portal:Felinos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

Portal dos Felinos

Cougar closeup.jpg
A família Felidae (os felídeos) inclui o leão, o tigre, o gato doméstico, e outros felinos como membros. Todas as quinze famílias da ordem Carnivora são carnívoros obrigatórios, pois carecem de enzimas que digerem a matéria vegetal. Os primeiros felídeos surgiram durante o Eoceno, cerca de 40 milhões de anos atrás. O felino mais popular é o gato doméstico (Felis silvestris catus), que se associou ao homem cerca de 10 000 anos atrás. Seu parente selvagem, o gato-bravo, ainda vive na Europa, África e oeste da Ásia, embora a destruição de seu habitat tenha restringido sua distribuição geográfica.

O gato doméstico (ou simplesmente "gato") é um pequeno mamífero carnívoro descendente do gato-bravo-africano. O gato é um habilidoso predador e um animal inteligente, conhecido por caçar mais de 1000 espécies como comida, e inteligente o suficiente para ser treinado (e pode aprender por si mesmo) a obedecer comandos simples e manipular mecanismos simples. Vive com os seres humanos há pelo menos 9500 anos, aparecendo na mitologia e lendas de muitas culturas.

Mais informações sobre gatos e Felidae...


Artigo selecionado

Jaguatirica
Jaguatirica, jacatirica, bracaiá, ocelote, maracajá, gato-açu, gato-do-mato-grande ou simplesmente gato-do-mato (nome científico:Leopardus pardalis) é um mamífero carnívoro da família Felidae e gênero Leopardus. Originalmente foi classificado no gênero Felis. São reconhecidas 10 subespécies, e o gato-maracajá (L. wiedii) é a espécie mais próxima da jaguatirica. Ocorre desde o sul dos Estados Unidos até o norte da Argentina, mas já foi extinta em algumas regiões de sua distribuição geográfica, como o oeste do México e a província de Entre Ríos, na Argentina. Ocorre em todos os tipos de habitat ao longo de sua distribuição geográfica, até cerca de 1200 m de altitude. É um felídeo de porte médio, tendo entre 72,6 e 100 cm de comprimento, sem a cauda, com os machos um pouco maiores que as fêmeas, pesando entre 7 e 15,5 kg. O padrão de coloração da pelagem é muito semelhante ao do gato-maracajá (L. wiedii) o que torna difícil a identificação das duas espécies, apesar da jaguatirica ser maior e possui uma cauda mais curta. Em ambientes florestais, a jaguatirica possui porte maior do que em ambientes mais abertos. É um animal solitário, noturno, e territorial, com os machos possuindo territórios maiores (entre 3,5 a 17,7 km²) que se sobrepõe sobre o de várias fêmeas (que têm entre 0,8 e 15,6 km²). Alimenta-se, principalmente de roedores, mas pode se alimentar de animais de porte maior como ungulados, répteis, aves e peixes. Caça à noite, formando emboscadas. Alcançam a maturidade sexual entre 26 e 28 meses de idade, e as fêmeas dão à luz geralmente um filhote por vez, que pesa cerca de 250 g. Geralmente, filhotes nascem a cada 2 anos. Em cativeiro, a jaguatirica pode viver até 20 anos, mas na natureza vivem metade disso.

Imagem selecionada

Leão na Namíbia
Crédito: yaaaay. A Featured picture of the day.

O leão (Panthera leo) é um mamífero da família Felidae e um dos quatro "grandes felinos" do gênero Panthera.

Mais imagens selecionadas Leia mais...

Tópicos sobre Felinos

Categorias

WikiProjetos

Raça selecionada

Gato de pelo curto inglês
O gato de pelo curto inglês (British Shorthair) é provavelmente a mais antiga raça de gato da Inglaterra, e uma das mais populares. Há 2 mil anos, quando o Império Romano invadiu a Bretanha, ele levou com a sua tropa essa raça para combater os ratos que se espalhavam pelo solo inglês. Sua primeira exposição foi em 13 de março de 1871, no Crystal Palace em Londres. O gato de pelo curto inglês é uma raça de desenvolvimento lento, e as fêmeas devem ser menos robustas que os machos em todos os aspectos. O tamanho é de médio para grande, os olhos são grandes, redondos e bem abertos. Sua pelagem é curta, muito densa, rente ao corpo, e firme ao toque.

Você sabia...

European wildcat

Coisas a se fazer

Conteúdo destacado

Portais relacionados

Wikimídia Associada

Felinos no Wikinotícias     Felinos no Wikiquote     Felinos no Wikilivros     Felinos no Wikisource     Felinos no Commons Felinos no Wikcionário
Notícias citações Livro didáticos & Manuais Biblioteca Imagens Dicionário
Wikinews-logo.svg
Wikiquote-logo.svg
Wikibooks-logo.svg
Wikisource-logo.svg
Commons-logo.svg
Wiktionary-logo-en.svg

Wikispecies
Diretório de espécies
Wikispecies-logo.svg

Portais de seres vivos

Portal:Biologia Portal:Ecologia Portal:Zoologia Portal:Anfíbios e répteis Portal:Aves Portal:Crustáceos Portal:Micologia Portal:Mamíferos Portal:Peixes Portal:Botânica Portal:Felinos Portal:Caninos
Biologia Ecologia Animais Anfíbios e Répteis Aves Crustáceos Fungos Mamíferos Peixes Plantas Gatos Cães