Portal:Felinos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Portal dos Felinos

Cougar closeup.jpg
A família Felidae (os felídeos) inclui o leão, o tigre, o gato doméstico, e outros felinos como membros. Todas as quinze famílias da ordem Carnivora são carnívoros obrigatórios, pois carecem de enzimas que digerem a matéria vegetal. Os primeiros felídeos surgiram durante o Eoceno, cerca de 40 milhões de anos atrás. O felino mais popular é o gato doméstico (Felis silvestris catus), que se associou ao homem cerca de 10 000 anos atrás. Seu parente selvagem, o gato-bravo. Ainda vive na Europa, África e oeste da Ásia, embora a destruição de seu habitat tenha restringido sua distribuição geográfica.

O gato doméstico (ou simplesmente "gato") é um pequeno mamífero carnívoro descendente do gato-bravo-africano. O gato é um habilidoso predador e um animal inteligente, conhecido por caçar mais de 1000 espécies como comida, e inteligente o suficiente para ser treinado (e pode aprender por si mesmo) a obedecer comandos simples e manipular mecanismos simples. Vive com os seres humanos há pelo menos 9500 anos, aparecendo na mitologia e lendas de muitas culturas.

Mais informações sobre gatos e Felidae...


Artigo selecionado

Tigre-de-bengala
O tigre (nome científico: Panthera tigris) é um mamífero da família Felidae, o maior do gênero Panthera. Nativo principalmente do leste e sul da Ásia, o tigre é um superpredador e um carnívoro obrigatório. Pode ter até 4 metros de comprimento e pesar mais de 300 kg, e são comparáveis em tamanho aos maiores felídeos extintos. Apesar de seu grande tamanho e poder, sua característica mais chamativa é o padrão de listra pretas verticais em um fundo laranja-avermelhado na pelagem, com as partes inferiores brancas.

Tigres estão entre os mais inconfundíveis e populares da megafauna. Eles foram retratados em mitologias e no folclore, e continua a ser citado em filmes modernos e na literatura. Tigres aparecem com destaque em bandeiras, brasões e como mascotes de times esportivos e serve como animal símbolo em muitos países asiáticos.

Imagem selecionada

Guepardo
Crédito: schani

O guepardo é único por ser rápido e esguio mas carecer de habilidade para subir em árvores.

Mais imagens selecionadas Leia mais...

Tópicos sobre Felinos

Categorias

WikiProjetos

Raça selecionada

Maine Coon
Maine Coon é a raça de gato nativo estadunidense de pêlo longo mais antiga, além de ser a maior de todas as raças de gato. Foi reconhecida como raça oficial no estado norte-americano do Maine, onde era famoso pela sua capacidade de caçar ratos e tolerar climas rigorosos. Também é conhecido como "o gigante gentil".

8 de Maio é conhecido como o Dia Internacional dos Maine Coons. Esta data foi escolhida após uma votação entre vários gatis ao redor do mundo responsáveis pela criação e amantes de gatos.

Embora as origens exatas do Maine Coon e data de apresentação para os Estados Unidos sejam desconhecidas, muitas teorias foram propostas. No final do século 19, sua existência ficou ameaçada quando raças de pêlo longo do exterior foram introduzidas no início do século 20. O Maine Coon, desde então, retornou e é agora uma das raças de gatos mais populares do mundo.

Você sabia...

Jaguar Belo Horizonte Zoo Portrait.jpg

Coisas a se fazer

Conteúdo destacado

Portais relacionados

Wikimídia Associada

Felinos no Wikinotícias     Felinos no Wikiquote     Felinos no Wikilivros     Felinos no Wikisource     Felinos no Commons Felinos no Wikcionário
Notícias citações Livro didáticos & Manuais Biblioteca Imagens Dicionário
Wikinews-logo.svg
Wikiquote-logo.svg
Wikibooks-logo.svg
Wikisource-logo.svg
Commons-logo.svg
Wiktionary-logo-en.svg

Wikispecies
Diretório de espécies
Wikispecies-logo.svg