Lince

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde setembro de 2018). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Lince (desambiguação).
Como ler uma infocaixa de taxonomiaLince
Filhote de lince
Filhote de lince
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Género: Lynx
Distribuição geográfica
Mapa de distribuição dos linces
Mapa de distribuição dos linces

O lince (Lynx spp.) é um mamífero da ordem Carnivora, família Felidae. O nome "lince" originou-se no inglês médio, via latim, da palavra grega λύγξ,[1] derivada da raiz protoindo-europeia leuk- ("luz", "brilhância"), em referência à luminescência de seus olhos refletores.[2]

O género tem distribuição geográfica vasta mas presente apenas no Hemisfério Norte. Os linces são por vezes classificados dentro do género Felis, apesar de possuírem seu próprio género, Lynx. Em Portugal e Espanha está representado pela subespécie (Lynx lynx pardallus), designada lince mediterrânico ou ibérico.

Os linces são felinos de dimensões um pouco maiores que o gato doméstico, podendo pesar até 30kg, encontrando-se em geral entre os 12kg e 20kg, e tem um comprimento que oscila geralmente entre os 80 e 110 centímetros. Têm cauda curta e orelhas bicudas, com um tufo de pelos na ponta. A pelagem é de cor cinzento-amarelada ou pardo-avermelhada, dependendo da espécie. Os linces também possuem bigodes ultrassensíveis(vibrissas), pelagem espessa e patas largas como adaptações à vida sobre a neve no inverno.

Os habitats preferenciais dos linces são florestas e zonas de vegetação densa em geral, onde abundem roedores, lagomorfos e cervos, as suas presas preferenciais, mas quando o inverno chega sua principal presa é a lebre, apesar da dificuldade de captura, devido à pelagem branca desta. A sua época de acasalamento encontra-se em Fevereiro e Março, tendo uma gestação de 10 semanas de que resultam duas a quatro crias. Os recém-nascidos são cegos e surdos, com uma camada de pêlos fina. Permanecem com a mãe durante um ano.

Espécies de lince[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Definition of lynx from Oxford Dictionary». Dicionário Oxford. Consultado em 27 de setembro de 2018.. Arquivado do original em 12 de abril de 2016 
  2. «Lynx». Constellations of Words. 2008. Consultado em 27 de setembro de 2018. 


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons
Wikispecies Diretório no Wikispecies
Ícone de esboço Este artigo sobre Felídeos, integrado ao WikiProjeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.