Lince

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Lince (desambiguação).
Como ler uma caixa taxonómicaLince
Filhote de lince

Filhote de lince
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Género: Lynx
Distribuição geográfica
Mapa de distribuição dos linces
Mapa de distribuição dos linces

O lince (Lynx spp.) é um mamífero da ordem Carnivora, família Felidae, sendo portanto um felino carnívoro. O género tem distribuição geográfica vasta mas presente apenas no Hemisfério Norte. Os linces são por vezes classificados dentro do género Felis, apesar de possuírem seu próprio gênero, Lynx.

Em Portugal e Espanha está representado pela subespécie (Lynx lynx pardallus), designada lince mediterrânico ou ibérico.

Os linces são felinos de dimensões um pouco maiores que o gato doméstico, podendo pesar até 30 kg, encontrando-se em geral entre os 12kg e 20kg, e tem um comprimento que oscila geralmente entre os 80 e 110 centímetros. Têm cauda curta e orelhas bicudas, com um tufo de pelos na ponta. A pelagem é de cor cinzento-amarelada ou pardo-avermelhada, dependendo da espécie. Os linces também possuem bigodes ultrassensíveis(vibrissas), pelagem espessa e patas largas como adaptações à vida sobre a neve no inverno.

Os habitats preferenciais dos linces são florestas e zonas de vegetação densa em geral, onde abundem roedores, lagomorfos e cervos, as suas presas preferenciais, mas quando o inverno chega sua principal presa é a lebre, apesar da dificuldade de captura, devido à pelagem branca desta. A sua época de acasalamento encontra-se em Fevereiro e Março, tendo uma gestação de 10 semanas de que resultam duas a quatro crias. Os recém-nascidos são cegos e surdos, com uma camada de pêlos fina. Permanecem com a mãe durante um ano.

Espécies de lince[editar | editar código-fonte]


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons
Wikispecies Diretório no Wikispecies
Ícone de esboço Este artigo sobre Felídeos, integrado ao WikiProjeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.