Gato-de-cabeça-chata

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaGato-de-cabeça-chata

Estado de conservação
Espécie em perigo
Em perigo (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Gênero: Prionailurus
Espécie: P. planiceps
Nome binomial
Prionailurus planiceps
Vigors & Horsfield, 1827

O gato-de-cabeça-chata (Prionailurus planiceps) é uma espécie de felino que habita a Reserva Florestal de Dermakot, na Malásia.[1]

É um felino considerado "ressuscitado", pois sua espécie foi dada como extinta em meados da década de 1980 e foi redescoberta na década de 1990. Também é conhecido como "gato doninha", devido à sua semelhança com esses mustelídeos. Além disso, tem a mesma preferência de habitat, visto que geralmente é encontrado em florestas tropicais, áreas pantanosas, pântanos, lagos, riachos, florestas de turfeiras e matas ciliares.[1] Atualmente a espécie encontra-se em perigo de extinção.

Características[editar | editar código-fonte]

Sua característica mais notável é sua cabeça plana. Possuem um achatamento no crânio, o que faz com que seu perfil pareça mais nítido e cilíndrico do que o resto das espécies de felinos.

É de pequeno porte, com um espécime adulto tendo de 30 a 50 centímetros e menos de três quilos de peso. Sua pelagem espessa é completamente castanho-avermelhada, embora tenha o ventre branco. São exímios pescadores, com habilidades que podem ser comparadas com seu parente distante, o gato pescador.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Felídeos, integrado ao WikiProjeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.