Nandinia binotata

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaNandinia binotata
14-nandinia binotata.JPG

Estado de conservação
Status iucn2.3 LC pt.svg
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Subordem: Feliformia
Família: Nandiniidae
Pocock, 1929
Género: Nandinia
Espécie: N. binotata
Nome binomial
Nandinia binotata
Gray, 1830
Distribuição geográfica
African Palm Civet area.png

Nandinia binotata é um pequeno mamífero da ordem Carnivora. Possuí membros e orelhas de pequenas dimensões, com um corpo que se assemelha ao de um gato. A cauda é longa. Os adultos pesam entre 1,7 a 2,1 kg. É uma espécie nativa das florestas da África oriental. São omnívoros, alimentando-se de roedores, insectos, ovos, fruta, aves e morcegos. São geralmente solitários e activos à noite.

Apesar de se assemelharem a espécies da família dos viverrídeos, foi sugerido que esta espécie seja geneticamente diferente e que tenha divergido a partir dos viverrídeos antes dos gatos. No entanto, esta sugestão não é universalmente aceite, apesar de ser classificada como única espécie do género Nandinia, e na sua própria família, Nandiniidae.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • (em inglês) Mustelid Specialist Group (1996). Nandinia binotata. 2006 IUCN Red List of Threatened Species. IUCN 2006. Acesso a 12 Maio 2006.
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Nandinia binotata
Ícone de esboço Este artigo sobre carnívoros, integrado no Projeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.