Herpestidae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaHerpestidae
Cynictis penicillata

Cynictis penicillata
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Herpestidae
Géneros
Ver texto
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Herpestidae

Herpestidae é uma família de mamíferos da ordem Carnivora que inclui os mangustos e suricatas, entre outros animais. O grupo inclui cerca de 40 espécies, a maioria das quais nativas de África. Os herpestídeos ocupam uma grande variedade de habitats, desde florestas tropicais a desertos. Até 1993 os herpestídeos foram classificados na família Viverridae.

Os herpestídeos são carnívoros de pequeno porte, com 1 a 5 kg de peso e 20 a 75 cm de comprimento. São animais compridos e alongados de patas curtas e cauda longa. A cabeça é relativamente pequena com orelhas triangulares e pontiagudas. O focinho é afilado e triangular e é contíguo ao resto do crânio, por oposição aos viverrídeos que têm o focinho bem demarcado. Os olhos são relativamente grandes e apresentam uma pupila ovalada e horizontal. A maioria das espécies é uniformente acastanhada, mas outras têm riscas.

Os herpestídeos têm entre 32 a 40 dentes ponteagudos e pouco especializados. Esta dentição é adaptada a uma alimentação diversificada, baseada em insectos, pequenos mamíferos, répteis e aves, ovos, raízes, frutos e bagas. Algumas espécies de mangusto são conhecidas pela sua facilidade em matar cobras venenosas. Podemos dizer que os mangustos são, de certa forma, imunes ao veneno das mais peçonhentas serpentes, como por exemplo, a Naja africana, pois mesmo ao serem picadas por elas, seu organismo reage de forma positiva e extremamente rápida. Algumas espécies são arborícolas, mas a maioria prefere habitar o solo. Os herpestídeos têm hábitos sociais muito variados, desde os suricatas que vivem em grupos numerosos a espécies de modo de vida solitário.

Classificação[editar | editar código-fonte]