Lince-euroasiático

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaLince Euroasiático
Lince Euroasiático

Lince Euroasiático
Estado de conservação
Status iucn3.1 NT pt.svg
Quase ameaçada
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Género: Lynx
Espécie: L. lynx
Nome binomial
Lynx lynx
Linnaeus, 1758
Distribuição geográfica
Mapa de distribuição dos linces europeus
Mapa de distribuição dos linces europeus

O Lince Euroasiático (Lynx lynx) é um felino de tamanho médio, nativo nas florestas da Europa e da Sibéria, onde é um dos predadores cujo tem uma de suas principais caças variando de uma lebre a um veado adulto. O lince euroasiático é o maior do linces, variando de 80 a 130 cm de pé. Os machos geralmente pesam entre 18 a 30 kg e as fêmeas pesam 18,1 kg em média.[1] Tem de cinza a um avermelhado como cor do seu pêlo, sendo presente manchas negras características. O padrão do pêlo é variável; linces com o pêlo fortemente manchado podem existir perto de linces com pêlo sem manchas. O lince é essencialmente um animal noturno e vive sozinho quando adulto. Além disso, os sons que ele produz são muito calmos e raras vezes pode ser ouvido, de modo que sua presença em uma área pode passar despercebida durante anos. Restos de presas ou marcas na neve são geralmente observadas muito antes de o animal ser visto.

Suécia
Na Suécia existem uns 1 020 linces. É uma espécie protegida (fridlyst). [2][3][4]
A sua alimentação está sobretudo baseada na lebre, podendo ainda entrar na sua dieta animais como aves florestais, corças, renas mansas, microtus e lêmingues.[5]

Notas e referências

  1. Peter Jackson (24 de abril 1997). «lince». Consultado em 28-05-2007. 
  2. Miranda, Ulrika Junker; Anne Hallberg (2007). «lodjur». Bonniers uppslagsbok (em sueco) (Estocolmo: Albert Bonniers Förlag). p. 580. ISBN 91-0-011462-6. 
  3. «Lodjur» (em sueco). Bilder & Fakta. Consultado em 2 de maio de 2016. 
  4. «Lodjur» (em sueco). WWF (World Wide Found for Nature, "Fundo Mundial para a Natureza"). Consultado em 2 de maio de 2016. 
  5. Upton, Nick; Sverre Sjölander (1998). Vårt levande Europa. En upptäcktsfärd i Europas mångskiftande natur (em sueco) (Estocolmo: Sveriges radio). p. 46-47. ISBN 91-522-1812-0. 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o
Portal dos Felinos.


Ícone de esboço Este artigo sobre Felídeos, integrado ao WikiProjeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.