Rede Nacional de Biodiversidade (Reino Unido)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Rede Nacional de Biodiversidade (em inglês National Biodiversity Network - NBN) é um empreendimento colaborativo no Reino Unido que se comprometeu a fazer informações disponíveis da biodiversidade através de vários meios de comunicação, inclusive na Internet através do website NBN Atlas - os dados de pesquisa do site da NBN.

Estima-se que 60.000 pessoas rotineiramente registem as informações sobre biodiversidade no Reino Unido e a Irlanda. A maioria dos esforços é voluntária e é organizada através de cerca de 2.000 sociedades nacionais e esquemas de gravação. O governo do Reino Unido por meio das suas agências também coleta dados sobre biodiversidade, e é um dos elementos principais para a recolha e interpretação de dados e a rede e o Centro de Registos (Biologia).[1]

A Fundação NBN,[2] e a organização que facilita a construção da Rede, e suporta padrões acordados para a coleta e troca de dados sobre a biodiversidade e incentiva a melhoria do acesso. A presente parceria consiste em mais de 170 organizações de voluntários e públicas e outros membros individuais.

A NBN Atlas , atualmente, possui mais de 217 milhões de registos de cerca de 700 diferentes conjuntos de dados (abril de 2017). Dados sobre a NBN Atlas podem ser consultados por qualquer pessoa interessada na vida selvagem no Reino Unido e Irlanda e pode ser encontrada em muitos níveis diferentes, pois permite a visualização de mapas de distribuição e a importação de dados usando uma variedade de ferramentas interativas. Por exemplo, os usuários podem ver para uma área especifica no mapa Ordnance Survey de grade de nível ou seleccione uma das vice-províncias. Todos os registos estão disponíveis em pelo menos 10 km de escala e muitos a 2 km ou 1 km, e alguns também estão disponíveis em 100m de resolução (ou melhor). Os mapas podem ser personalizados por intervalo de datas e podem mostrar alterações em uma espécie de distribuição.

A organização acredita que, fornecendo ferramentas para fazer os dados acessíveis da vida selvagem em um formulário digitalizado e intercambiáveis e oferecendo acesso fácil a informações que as pessoas precisam, decisões sábias e informadas podem ser tomadas para garantir que o ambiente natural é protegido agora e para as gerações futuras.

Os dados sobre a NBN Atlas também podem ser consultados pela serviços web que permitem visualizações de dados para ser incorporados diretamente no seu web site. Uma ferramenta para limpeza de registos biológicos também está disponível a partir do web site NBN.

Em abril de 2017, a NBN Atlas substitui a NBN Gateway.

A Rede Nacional de Biodiversidade emprega uma equipe para facilitar e coordenar o seu crescimento e desenvolvimento e é referido como o 'Secretária'. Estes funcionários são contratados pela Rede de Confiança Nacional de Biodiversidade (NBN de Confiança). A NBN Confiança é uma instituição de caridade.

Referências

  1. «NFBR LRCs Contact Database» (em inglês). Nbn-nfbr.org.uk. Consultado em 8 de julho de 2013. Arquivado do original em 24 de outubro de 2012 
  2. «nbn.org.uk». nbn.org.uk. 26 de junho de 2013. Consultado em 8 de julho de 2013 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]