Irlanda (ilha)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para o país situado na ilha, veja República da Irlanda. Para a nação pertencente ao Reino Unido, veja Irlanda do Norte. Para outros significados, veja Irlanda (desambiguação).
Irlanda
Ireland (island) in Europe.png
A Irlanda está localizada a oeste do continente europeu.
53° N 7° O
Geografia física
País  Irlanda,
 Reino Unido
Localização Europa
Arquipélago Ilhas Britânicas
Ponto culminante Carrauntoohil, 1.041 m
Área 81.638,1  km²
Perímetro 3.700  km
Geografia humana
População 6,2 milhões (2009)
Densidade 71 hab./km²
Ireland (MODIS).jpg
Imagem de satélite da Irlanda (NASA)

A Ilha da Irlanda (em irlandês: Éire; em escocês do Ulster: Airlann; em inglês: Ireland; também conhecida como Ilha Esmeralda por suas vastas estepes verde-claras) é a terceira maior ilha da Europa e a vigésima maior do mundo.[1] Encontra-se a noroeste da Europa continental e está cercada por centenas de ilhas e ilhéus. A leste da Irlanda localiza-se a Grã-Bretanha, separada dela pelo Mar da Irlanda. A ilha está dividida entre a República da Irlanda, que cobre um pouco menos do que cinco sextos da ilha, e a Irlanda do Norte, região sob a soberania do Reino Unido, que abrange o restante e está localizada no nordeste da ilha. A população da Irlanda é de aproximadamente 6,2 milhões de pessoas. Pouco menos de 4,5 milhões vivem na República da Irlanda e cerca de 1,8 milhões vivem na Irlanda do Norte. A população de 2008 da República da Irlanda foi estimada em 4.422.100 e da Irlanda do Norte foi estimado em 1,775 milhões.[2]

As montanhas relativamente baixas em volta da Irlanda, criaram uma planície no centro da ilha com vários rios navegáveis que se estendem para o interior. A ilha tem uma vegetação exuberante, produto do seu clima ameno, mas mutável devido ao clima oceânico, o que evita os extremos de temperatura. Espessas florestas cobriram a ilha até ao século XVII; porém, nos dias de hoje, é a área mais desmatada na Europa.[3] Há 26 espécies nativas de mamíferos existentes na Irlanda.

A cultura irlandesa tem tido uma influência significativa sobre outras culturas, nomeadamente nos domínios da literatura e, em menor grau, na ciência e na educação. A cultura indígena continua a existir, tal como se pode verificar através, por exemplo, dos jogos gaélicos, da música irlandesa e da língua irlandesa, mas também é possível constatar a forte presença de influências externas, manifestada através da música contemporânea e do teatro, e de uma cultura compartilhada em comum com a Grã-Bretanha, expressa no desporto, em que se incluem as modalidades de futebol, rugby e golfe, e na língua inglesa.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

Éire é o nome em irlandês que se refere tanto à ilha da Irlanda quanto à República da Irlanda. Ele vem da deusa Ériu, que teria ajudado os gaélicos, de acordo com a mitologia céltica, a conquistar a Irlanda, e é uma das três rainhas dos Tuatha Dé Danann. O nome Éire aparece em moedas, selos postais, passaportes e outros documentos oficiais desde 1937.

História[editar | editar código-fonte]

A invasão normanda na Idade Média deu lugar a um Ressurgimento gaélico no século XIII. Posteriormente, após mais de 60 anos de guerra intermitente no século XVI, a ilha passou para o domínio inglês após 1603. Na década de 1690, uma série de regras relacionadas com o protestantismo inglês foram projetadas para, materialmente, tirar a vantagem à maioria católica e aos protestantes dissidentes em favor da minoria protestante a viver na ilha, situação que vigorou durante o século XVIII.

Em 1801, a Irlanda tornou-se parte do Reino Unido. A guerra de independência no início do século XX levou à divisão da ilha, criando o Estado Livre Irlandês, que se foi tornando cada vez mais soberano nas décadas seguintes. A Irlanda do Norte permaneceu como parte do Reino Unido e vivenciou muita agitação civil entre o final dos anos 1960 até aos anos 1990. Esta agitação civil diminui bastante após um acordo político em 1998. Em 1973, as duas partes da Irlanda juntaram-se à União Europeia.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Geomorfologia[editar | editar código-fonte]

A Irlanda é conhecida como A Ilha Esmeralda devido à predominância de vegetação verde em praticamente todo o território

A Irlanda constitui-se de uma planície no centro da ilha, que a descontinuidade da moldura pouco montanhosa serve de cercania às terras baixas centrais, com exceção da parte oriental, na região de Dublim, logo na chegada ao mar. A distância leste-oeste da planície é de 200 km e de 150 km de norte a sul, com 100 metros de altitude média. As rochas encontradas no subsolo da Irlanda são de origem calcária, com frequência de exemplos de rios que correm debaixo da terra e lagos que secam com facilidade (turloughs). Nos maciços montanhosos são apresentados muitos e diversos terrenos, a saber:[4]

O ponto mais alto da ilha da Irlanda é o Carrauntoohill, com 1 041 metros. O Carrauntoohill está localizado nas Montanhas de Kerry.[4]

Tanto nas montanhas como nas planícies foi sofrida a intensidade da ação de geleiras presentes no passado geológico, das quais testemunharam-se a largura dos vales em U (glens), a largueza e a sinuosidade das linhas de cristas (eskers), as quais ocasionalmente são alongadas por quilômetros, e as típicas colinas em formato de ovo (drumlins). Os depósitos glaciais decompostos concederam à Irlanda a grande fertilidade de solos em relação ao que seria esperado por seu subsolo e por seu clima.[4]

Hidrografia[editar | editar código-fonte]

Lough Lene, no Condado de Lake

Os solos calcários dão a sua contribuição para que a rede de drenagem torne-se desorganizada, porque os terrenos pouco inclinados já ofereceram dificuldades a esse sistema. Uma pequena parte dos cursos d'água é formada pelos rios e pelos lagos. A água grandemente saturada nos terrenos contribui para a transformação das depressões do solo calcário numa grande quantidade de lagos, cujo nível desses lagos é variável de acordo com os lençóis subterrâneos oscilantes os quais são alimentadores dos lagos. O rio mais caudaloso da Irlanda é o Shannon (259 km), que com uma série de seus tributários, como o Suck e o Inny, é, nesse caso, o corpo d'água pelo qual é banhado um quinto da Irlanda. Também merecem ser citados o Barrow, o Suir e o Blackwater, ao sul, e o Boyne e o Liffey, os quais têm a sua desembocadura no Mar da Irlanda. O lago mais extenso da ilha da Irlanda é o Lough Neagh, localizado na Irlanda do Norte.[4] Os principais rios que banham a Irlanda do Norte podem ser citados, a saber: Bann, Maine, Erne, Lagan e Foyle.[5]

Clima e meio ambiente[editar | editar código-fonte]

Nevoeiro de Inverno nas Montanhas Wicklow, Irlanda.

Situada no extremo oeste da Europa, exceto a Islândia, a localização da Irlanda está sujeita à entrada de ventos oceânicos trazidos pela Corrente do Golfo, sendo possuinte, por esse motivo, de um clima caracterizado pela sua grande umidade, com um período anual de chuva o qual vai de 175 a 250 dias. Já a quantidade de chuva que cai o ano todo varia entre 750 mm e 1.500 mm. No verão, o frescor das brisas marítimas é o fator de influência sobre a temperatura e a ilha da Irlanda é muito bela devido à umidade e suavidade do clima. Temperaturas médias de verão: 15,6°C. Temperaturas médias de inverno: 6°C.[4]

O veado (Cervus elaphus) é o maior mamífero irlandês selvagem e pode ser considerado animal nacional da Irlanda. Um veado apareceu na velha moeda de £ 1.

Uma característica típica da vegetação da Irlanda são as turfeiras, pelas quais quase 20% da ilha é revestida. A maioria da planície carateriza-se pelos abundantes trevos e por toda a parte crescem musgos e hera. Os bosques naturais estão quase ameaçados de extinção, transformando-se em pastagens e campinas. Os únicos animais vivos na natureza são aves e roedores de menor porte, apesar de que a Irlanda fosse habitada, nos demais tempos, por ursos, lobos e por uma espécie de alce conhecida pela grandeza de seus chifres. Na água dos rios são principalmente abundantes trutas e salmões, além de demais peixes.[4] Não há cobras na ilha, a única espécie de réptil é de um lagarto.[6]

Política[editar | editar código-fonte]

Mapa da Irlanda separada com as suas respectivas bandeiras.

Politicamente, a Irlanda é dividida em:

 •  Irlanda - com sua capital estabelecida em Dublin e que cobre cinco sextos da ilha. Irlanda e Eire são os nomes oficiais do estado - em inglês e em irlandês respectivamente - enquanto a República da Irlanda e sua descrição oficial. Ela é chamada de "o sul" ou "a República" por muitos moradores da Irlanda do Norte.
 •  Reino Unido (Irlanda do Norte), cuja capital é Belfast e que faz parte do Reino Unido, é também conhecida como "o norte" pelos nacionalistas e moradores da República da Irlanda, "os seis estados" pelos nacionalistas e "Ulster" pelos unionistas. Esse estado que dá o nome ao nome longo convencional do Reino Unido, que fora "Reino Unido da Grã Bretanha e Irlanda do Norte".

Tradicionalmente, a Irlanda é subdividida em quatro províncias: Connacht, Leinster, Munster e Ulster, e, desde o século XIX, em 32 condados. 26 destes condados estão na República da Irlanda, e os outros 6 (todos em Ulster) estão na Irlanda do Norte.

Referências

  1. «Islands by area». UN System-Wide Earthwatch. Programa das Nações Unidas Ambiente. 1998/02/18. Consultado em 2008/08/30. 
  2. A estimativa de 2009 para a República da Irlanda é de 4.459.300 pessoas. Uma estimativa oficial para 2009 na Irlanda do Norte ainda não foi concluída. Estas estimativas de organismos oficiais de estatística das duas jurisdições, podem serem consultadas em:
  3. Solnit, Rebecca (1997). Book of Migrations: Some Passages in Ireland (London: Verso). p. 100. ISBN 1-85984-186-4. 
  4. a b c d e f g Müller, Nice Lecocq (1973). "Irlanda: Geografia". Enciclopédia Barsa volume 8. Rio de Janeiro: Encyclopaedia Britannica do Brasil. p. 64. 
  5. Mapa hidrográfico da Irlanda do Norte
  6. «Ireland's Wild Life» (em inglês). Proud To Be Irish. 2006. Consultado em 10 de novembro de 2015. 

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Irlanda (ilha)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Irlanda é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.