GeoNames

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Densidade mundial das entradas em GeoNames, 2006.

GeoNames é uma base de dados geográfica livre e acessível através de Internet sob uma licença Creative Commons Atribução 3.0.

Base de dados e serviços de Internet[editar | editar código-fonte]

A base de dados contém mais de 8 milhões de nomes geográficos correspondente a mais de 6,5 milhões de sítios existentes.[1] Estes nomes estão organizados em 9 categorias e 645 subcategorias. Dados tais como a latitude, o comprimento, a altitude, a população, a subdivisão administrativa, e os códigos postais estão disponíveis em várias línguas e para cada localização.

As coordenadas geográficas estão baseadas no sistema de coordenadas WGS 84 (Sistema Geodésico Mundial 1984).

A informação é de acesso livre e de balde através de uma interface de Internet. É possível encontrar lugares com base num código postal, ou perto de um determinado lugar e encontrar ligações para a seção do artigo da Wikipedia.[2]

A interface é de tipo Wiki e os utentes podem acrescentar dados, melhorar ou corrigir os dados.

Web de Integração Semântica[editar | editar código-fonte]

Cada recurso em GeoNames é representado como um lugar de recursos identificado por um identificador URI estável. Este id de URI oferece acesso, através da transferência de informação a uma página Wiki em HTML ou uma descrição dos recursos em RDF utilizando o dialecto GeoNames.

Este dialecto descreve as propriedades dos caracteres GeoNames usando a OWL. As classes e códigos são também descritos na língua SKOS. Através da URL dos artigos na Wikipedia ligados na descrição RDF, os dados GeoNames ffan uma conexão aos dados DBpedia e outros RDF.

Referências

  1. «GeoNames web oficial» (em inglês). www.geonames.org 
  2. «Interface GeoNames» (em inglês). www.geonames.org