Ilha de Man

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Isle of Man (inglês)
Ellan Vannin ou Mannin (manês)

Ilha de Man
Bandeira
Brasão de armas
Bandeira Brasão de armas
Lema: Latim: Quocunque Jeceris Stabit
Inglês: Whithersoever you throw it, it will stand
Português: Para onde quer que o atires, ele vai ficar
Hino nacional: inglês: O Land of Our Birth
Manês: Arrane Ashoonagh dy Vannin
Português: Ó Terra do Nosso Nascimento
Hino real: God Save The Queen
Em português: Deus Salve a Rainha

Localização da Ilha de Man

Localização
Capital Douglas (também a maior cidade)
Língua oficial Inglês e Manês
Governo Dependência da Coroa Britânica
Monarquia Constitucional
Democracia Parlamentar
 - Lorde de Mann Isabel II
 - Governador Richard Gozney
 - Ministro-Chefe Howard Quayle
 - Senhorio de Man incorporado na Coroa Britânica 1765 
Área  
 - Total 572 km² 
 - Água (%) 0
População  
  80 085 hab. (194.º)
 - Densidade 140 hab./km² 
PIB (base PPC) Estimativa de 2003
 - Total US$ 2,113 mil milhões* (162.º)
 - Per capita US$ 35000 (11/12.º)
Moeda Libra Manêsa e Libra esterlina (GBP)
Fuso horário WET (UTC0)
 - Verão (DST) WEST (UTC+1)
Cód. Internet .im
Cód. telef. +44

Mapa da Ilha de Man

A Ilha de Man (Isle of Man, em inglês; Mannin, em manês[1][2] ) é uma dependência da Coroa do Reino Unido, que inclui a ilha principal, do mesmo nome, e algumas ilhotas adjacentes, no mar da Irlanda. A capital é Douglas (Doolish). The Tynwald Day (Manx: Laa Tinvaal) é o Dia Nacional da Ilha de Man, comemorado em 5 de julho.

História[editar | editar código-fonte]

Os vikings estabeleceram-se na Ilha de Man no final do século VII. O Reino nórdico de Mann e Ilhas Hébridas foi criado por Godred Crovan em 1079. Esse reino foi separado em 1164 em Reino das Hébridas e Reino de Mann, sob domínio norueguês[3]. Em 1266, pelo Tratado de Perth, o rei Magno VI da Noruega cedeu as ilhas à Escócia. A Ilha de Man passou para controle inglês no século XIV e para a Coroa Britânica em 1765[4].

Geografia[editar | editar código-fonte]

Mapa da Ilha de Man.

A Ilha de Man faz parte do conjunto geográfico das Ilhas Britânicas, que é um arquipélago do noroeste da Europa. Situa-se no meio do mar da Irlanda, aproximadamente equidistante da Inglaterra (oeste), da Escócia (sul) e da Irlanda do Norte (este). Tem cerca de 48 km de comprimento e entre 13 e 24 km de largura, com uma área de 572 km²[5].

As duas áreas montanhosas são divididas por um vale central. O extremo norte da ilha é excepcionalmente plano. O ponto mais alto, o Snaefell, localiza-se na zona norte e atinge os 621 m.

O clima é temperado marítimo do tipo Cfb,com verões moderadamente quentes e mais secos e invernos suaves e mais húmidos. A precipitação anual, abundante, varia entre 1900 mm no Snaefell e os 800 mm noutras áreas.[6]

A população é de 80 058 habitantes (censo interino de 2006), o que dá uma densidade de 140 pessoas por km². Menos de metade (47,6%) da população actual nasceu na ilha.

Estatuto e política[editar | editar código-fonte]

Tal como Jersey e Guernsey, a Ilha de Man não faz formalmente parte do Reino Unido nem integra a União Europeia. Não tem representação parlamentar nem no Reino Unido nem na UE.

A Ilha de Man é uma dependência directa da Coroa Britânica. O Chefe de Estado é a rainha Isabel II a qual detém o título de Senhor de Mann (Lord of Mann). O representante da coroa na ilha é o Lieutenant Governor. A defesa e as relações externas são da responsabilidade do governo do Reino Unido[7].

A Ilha de Man goza de auto-governo e tem um parlamento autónomo (Tynwald). O Tynwald foi fundado no ano 979 e é considerado o mais antigo parlamento em funcionamento contínuo no mundo. A maioria dos membros do Tynwald são independentes; dois pertencem ao Manx Labour Party e três à Alliance for Progressive Government. Existe uma organização extraparlamentar, o Mec Vannin ("Filhos de Man"), que pretende a alteração do estatuto da ilha e o estabelecimento de uma república soberana independente.

Cultura[editar | editar código-fonte]

Um vale com o Snaefell ao fundo.

A cultura da Ilha de Man é fortemente influenciada pelas suas origens célticas e nórdicas. Tem uma língua própria, manx ou manês, que é co-oficial com o inglês.

A ilha é uma das nações célticas modernas e está integrada na Liga Céltica.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Kinvig, R. H. (1975). The Isle of Man: A Social, Cultural and Political History 3rd ed. Liverpool University Press. p. 18. ISBN 0-85323-391-8 
  2. Kneale, Victor (2006). «Ellan Vannin (Isle of Man). Britonia». In: Koch, John T. Celtic Culture: A Historical Encyclopedia. Santa Barbara: ABC-CLIO. p. 676 
  3. Magnus 3 Olavsson Berrføtt – Norsk biografisk leksikon. Snl.no. Retrieved on 29 July 2013.
  4. Isle of Man Government website
  5. Bradley, Richard (2007). The prehistory of Britain and Ireland. Cambridge University Press. p. 8. ISBN 0-521-84811-3 
  6. «Climate:Isle of Man»  Parâmetro desconhecido |language3= ignorado (ajuda)
  7. «HMS Ramsey». Royal Navy. 2009. Consultado em 11 September 2011  Verifique data em: |access-date= (ajuda)