Tynwald

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Translation to english arrow.svg
A tradução deste artigo está abaixo da qualidade média aceitável. É possível que tenha sido feita por um tradutor automático ou por alguém que não conhece bem o português ou a língua original do texto. Caso queira colaborar com a Wikipédia, en:Tynwald Day e melhore este verbete conforme o guia de tradução.
Tynwald
Brasão de armas ou logo
Tipo
Tipo
CâmarasConselho Legislativo da Ilha de Man
Câmara dos Chaves
Assentos242
Local de reunião
Tynwald
Website
www.tynwald.org.im

Tynwald (em manês: Tinvaal) é o parlamento da Ilha de Man, um território de posse da coroa britânica, que não faz parte do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, nem pertence à União Europeia.[1][2]

The Tynwald Day (Manx: Laa Tinvaal) é o dia nacional da Ilha de Man comemorado no dia 5 de Julho. Neste dia, a população nativa reúne-se em St John's, habitual local de encontro. A sessão realiza-se tanto na Capela Real de St John the Baptist e ao ar livre, Tynwald Hill (um outeiro artificial).

O encontro[editar | editar código-fonte]

O primeiro registro da data é 1417, é conhecido como "Verão de Justiça." É a presença de membros dos dois ramos da Tynwald: a Câmara de Chaves, e do Conselho Legislativo. O vice-governador, o representante do Senhor de Mann, preside, excepto nas ocasiões em que o Senhor ou outro membro da família real britânica é no atendimento.

Todas as contas que tenham recebido a aprovação real são promulgadas em Tynwald Day; qualquer acto de Tynwald que não é promulgada no prazo de dezoito meses de passagem deixa de ter efeito. Outros procedimentos incluem a apresentação de petições ea tomada de posse de verdadeiros funcionários.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Tynwald» (em inglês). Tynwald - The Parliament of the Isle of Man. Consultado em 9 de julho de 2015 
  2. «Isle of Man» (em inglês). Encyclopædia Britannica - Enciclopédia Britânica. Consultado em 9 de julho de 2015