Senedd Cymru

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Parlamento Galês

Senedd Cymru
Welsh Parliament
Tipo
Tipo
Liderança
Estrutura
Assentos 60 deputados
Wales Welsh Assembly 2020.svg
Grupos políticos
Governo (31)

Oposição (29)

Eleições
Última eleição
5 de Maio de 2016
Local de reunião
Senedd 1.JPG
Senedd, Cardiff,  País de Gales,  Reino Unido
Website
www.senedd.wales

Senedd Cymru é o nome em galês para o parlamento do País de Gales (em inglês britânico: Welsh Parliament).[1] É um parlamento devolvido com poderes para legislar no território galês. Cada um dos 60 deputados que compõem o Parlamento é conhecido como Membro do Senedd, ou seja, MS (em galês: Aelod o'r Senedd, ou AS; em inglês: Member of the Senedd). Os deputados são eleitos por quatro anos pelo sistema de representação proporcional mista, onde quarenta MSs representam distritos eleitorais geográficos eleitos pelo sistema de pluralidade, e vinte MSs das cinco regiões eleitorais usando o método d'Hondt de representação proporcional. Antes de maio de 2020, o Parlamento chamava-se Assembleia Nacional do País de Gales (Cynulliad Cenedlaethol Cymru, em galês; National Assembly of Wales, em inglês).

Após um referendo, em 1997, a Assembleia foi criada pelo Ato de Governo do País de Gales de 1998. A maior parte das competências do Welsh Office e Secretaria de Estado para o País de Gales foram transferidas para a Assembleia. Quando foi criada, a Assembleia não tinha poderes para criar leis. Contudo, em virtude do Ato de Governo do País de Gales de 2006, o atual Parlamento Galês tem poderes para legislar em algumas áreas, embora ainda sujeita ao veto do Secretário de Estado ou do Parlamento.

Em 2019 nasceu a associação YesCymru, que torce pela independencia de Gales.

Grupos parlamentares[editar | editar código-fonte]

Partido Ideologia Espectro Mandatos
Partido Trabalhista Social-democracia Centro-esquerda
29 / 60
Partido Conservador Conservadorismo Centro-direita
10 / 60
Plaid Cymru Nacionalismo galês Centro-esquerda
10 / 60
Partido Brexit Populismo de direita Direita
4 / 60
UKIP Populismo de direita Direita
1 / 60
Liberal Democratas Liberalismo Centro
1 / 60
Independentes - -
5 / 60

Referências

  1. «Senedd Cymru and Welsh Parliament names become law». Senedd (em inglês). Welsh Parliament. 6 de maio de 2020. Consultado em 26 de maio de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre o Reino Unido é um esboço relacionado ao Projeto Europa. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.