Cardiff

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Cardiff (desambiguação).
Cardiff
Caerdydd
Cardiffmontage3.jpg
Bandeira oficial de Cardiff
Brasão oficial de Cardiff
Bandeira Brasão
Lema: "Y ddraig goch ddyry cychwyn (O dragão vermelho irá guiar o caminho)"
Localização de Cardiff no País de Gales.
Localização de Cardiff no País de Gales.
País  País de Gales,
 Reino Unido
Prefeito Huw Thomas
Área  
  Total 140 km²
População  
  Cidade (2011) 346 100
    Densidade   2 500/km²
  Metro 1,097,000 (Cardiff-Newport)
Website: www.cardiff.gov.uk/

Cardiff ou, nas suas formas portuguesas, Cardife[1] ou, mais raramente, Cardívio[1] (em galês Caerdydd) é a capital e uma subdivisão administrativa autônoma, Principal Area (região ditigente), do País de Gales.

Cardiff é a capital mais nova da Europa. Foi declarada a capital do País de Gales o 20 de dezembro de 1955. Há um século era o porto mais ocupado de carvão no mundo. Hoje, as antigas docas têm sido transformadas em um complexo de restaurantes e atrações aos visitantes. Os museus, teatros e lojas proeminentes significam, o ano todo, diversão e entretenimento. Além disso, seus 330 parques e jardins colocam Cardiff entre as cidades mais verdes do Reino Unido. Em 2017, sediou a final da Champions League, o maior campeonato europeu de futebol.

Clima[editar | editar código-fonte]

Como na grande maioria das localidades da Europa, o clima levemente frio também é predominante em Cardiff. É raro que os termômetros indiquem menos de -15°C e mais de 25°C.

Transportes[editar | editar código-fonte]

Vista do centro de Cardiff.

Cardiff é servida por seu próprio aeroporto internacional, com voos diretos e regulares dos destinos britânicos e europeus. O transporte público dentro da cidade conta com o nacional expresso, que opera muitos serviços luxuosos do ônibus a Cardiff das cidades de todo o Reino Unido. Existem rotas dos metro-buses (ônibus que levam às estações de trem) e contam com linhas que cobrem toda a cidade.

Os trens interCity de alta velocidade podem levá-lo a qualquer lugar de Cardiff. As estradas de ferro regionais operam os trens air-conditioned diretos de Birmigham, Manchester, Liverpool, Nottingham, Bristol, Southampton, Exeter, Torbay, Portsmouth e Bath até Cardiff.

É possível chegar a Cardiff também pelo mar. Para aqueles que viajam da Europa continental, há vastas opções de pontos de entrada ao Reino Unido, todos servidos por muitas companhias de balsa. Os 'Ferry Boats´ estão interligados por um sistema nacional de motorway, grandes rodovias, para fornecer o acesso rápido e fácil a Cardiff.

Pontos turísticos[editar | editar código-fonte]

  • Castelo de Cardiff e Castell Coch (o Castelo Vermelho): Ambos os castelos são pontos turísticos muito famosos em Cardiff. Além disso, são marcos da arquitetura gótica do século XIX.
  • Salão de St. David: Assistir aos concertos orquestrais, clássicos de rock e jazz no salão de St. David pode ser uma excelente opção de entretenimento musical.
  • Cardiff Bay: Os edifícios Vitorianos situados na baía de Cardiff foram transformados em restaurantes finos, clubes e lojas de grife localizadas ao lado de um lago tornando o lugar agradável para passar tanto o dia como a noite.

Cultura[editar | editar código-fonte]

Esportes[editar | editar código-fonte]

O Millennium Stadium é o maior estádio do País de Gales.

Os esportes mais populares de Cardiff são o rugby, o futebol e o cricket, a cidade abriga o time de rugby Cardiff Blues que disputa a Celtic League, o principal time de futebol é o Cardiff City FC.

Cidades-irmãs[editar | editar código-fonte]

As seguintes cidades e localidades são geminadas com Cardiff:

Referências

  1. a b Fernandes, Ivo Xavier (1941). Topónimos e Gentílicos. I. Porto: Editora Educação Nacional, Lda. 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Cardiff
Wikivoyage
O Wikivoyage possui o guia Cardiff